Vintage House Hotel será âncora do turismo de qualidade
A The Fladgate Partnership adquiriu recentemente a unidade hoteleira no Pinhão e planeia um intenso processo de remodelação de cerca de 10 milhões de euros.
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Treze anos depois o The Vintage House Hotel, no Pinhão, regressa à alçada da The Fladgate Partnership, depois desta adquirir a totalidade do capital da unidade juntamente com o terreno adjacente ao Fundo de Recuperação Turismo da ECS Capital.
O Vintage House Hotel foi o primeiro hotel de qualidade a abrir no vale do Douro. Inaugurado em 1998, dispõe actualmente de 43 quartos e suites, todos com vista para o rio Douro. Ao Publituris, Adrian Bridge, CEO da The Fladgate Partnership, holding que é proprietária das casas de vinho do Porto Taylor’s, Fonseca, Croft e Krohn, mas também do primeiro hotel vínico em Portugal, o The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, explicou que, em 2002, venderam o The Vintage House Hotel, porque “na altura, as expectativas de crescimento do Turismo no Douro eram muito altas, mas os dividendos eram mais lentos”. Hoje, e depois de o hotel ter melhorado a sua ocupação e rentabilidade, o responsável considera que “estamos a entrar numa nova fase de crescimento”. A empresa vai completar a oferta do The Yeatman, que “é um produto sofisticado em cidade”, com uma unidade que vai oferecer “uma experiência mais rústica e ligada ao Douro”.
O The Vintage House Hotel vai encerrar entre Janeiro e Fevereiro do próximo ano para ser efectuada uma remodelação, desde uma nova pintura no interior e exterior, novas mobílias e uma nova decoração. As actuais salas de reuniões vão dar lugar a quatro novas suites que vão estar prontas até Abril de 2016, disponibilizando um total de 47 quartos. Mas os planos para o hotel de cinco estrelas não se ficam por aqui. No terreno adjacente ao hotel está prevista a construção de mais 25 quartos que terão maiores dimensões dos actuais, um spa e ginásio, uma sala de reuniões, piscina interior. “Vamos aumentar a oferta turística daquela unidade hoteleira e do Pinhão com a construção de um museu de experiências que vai promover o vinho do Porto e vinhos do Douro”, revela Adrian Bridge, complementando que também “pretendemos construir uma loja e um restaurante, jardins e um parque de estacionamento”. Este projecto tem um orçamento previsto de 8 a 10 milhões de euros, adianta o CEO da The Fladgate Partnership.
“O nosso objectivo é trabalhar com a freguesia e a câmara Municipal de Alijó para melhorar bastante aquela zona do Pinhão, porque do nosso ponto de vista, o Pinhão é importante para o futuro do crescimento do turismo de qualidade no Douro”
“O nosso objectivo é trabalhar com a freguesia e a câmara Municipal de Alijó para melhorar bastante aquela zona do Pinhão, porque do nosso ponto de vista o Pinhão é importante para o futuro do crescimento do turismo de qualidade no Douro e achamos que o The Vintage House Hotel e o terreno pode ser uma âncora deste crescimento de turismo de qualidade”, realça o empresário. Apesar de estar localizado numa região mais rural do que o The Yeatman, o The Vintage House Hotel vai ter a mesma qualidade de serviço. “A lógica é que os dois tenham uma ligação visual com a sua área”.
Dinamização local
O projecto para o terreno adjacente à unidade vai estar em concordância com o plano estratégico da Câmara Municipal de Alijó e da junta de freguesia do Pinhão, “porque precisamos de boa coordenação”. Adrian Bridge realça que se o futuro projecto depender apenas da vontade do empresário, “estará pronto em 2018”, mas “obviamente que temos sistemas burocráticos e processos que podem adiar o projecto”.
Uma das características que o responsável considera que pode ditar o sucesso do cinco estrelas é a interacção com a população local e quintas da região, além das detidas pela The Fladgate Partnership –
Quinta da Roêda e Panascal (ver caixa), de forma a desenvolverem actividades para os hóspedes. “Acho que vamos ter uma actividade muito forte para estimular o nível de actividades para o Pinhão, o que também vai criar mais postos de trabalho dos que só os da nossa unidade hoteleira”.
Diversificação
Além das parcerias locais, o The Vintage House Hotel vai seguir a mesma lógica de sucesso do The Yeatman no que aos mercados diz respeito – diversificação. O responsável evidencia que a unidade de cinco estrelas do Porto conta com 15% de negócio do mercado nacional, 15% mercado inglês, 15% do Brasil, ou seja, “a nossa expectativa é que tenham os números de consumidores bem diversificados porque assim fica um negócio mais sustentado e forte”. “Do nosso ponto de vista, este é um dos factores que durante a crise teve um grande impacto nos hotéis no Douro é que estão muito dependentes do mercado nacional e (…) é problemático. Se vamos promover turismo no Douro da mesma maneira que fazemos com o The Yeatman, que define o destino, talvez temos aqui uma oportunidade com todo o produto que temos no Pinhão para definir o destino do Douro”, refere. “O Pinhão é uma oportunidade para sublinhar-se como centro de turismo de qualidade no Douro”, conclui. ¶
Quinta da Roêda
Durante a época da vindima poderá ainda apreciar a inesquecível experiência de pisa das uvas nos lagares (é necessária reserva antecipada).
As visitas estão disponíveis em português, inglês, espanhol e francês.
Quinta do Panascal