Festivais de Música em destaque na BTL 2016
A edição do próximo ano da Feira Internacional de Turismo vai apostar num novo segmento turístico. A BTL 2016 já conta com 7 mil metros quadrados de espaço contratado, mais 10% face a igual período de 2014.

Raquel Relvas Neto
Miguel Sanz eleito presidente da European Travel Commission
Turismo Centro de Portugal lamenta falecimento de António Carneiro
Governo aprova Dia Nacional da Sustentabilidade a 25 de setembro e alteração da orgânica do Turismo de Portugal
PONANT lança nova campanha “Nature is our Guide” focada no turismo responsável
RM HUB aposta em Verónica Fonseca para o cargo de gestora de formação
71 hotéis em Portugal nomeados para os World Travel Awards
Turkish Airlines introduz Flight Tracker para rastreamento de voos
Airbnb confirmou quase 300 mil características de acessibilidade nos alojamentos da plataforma
Consultia Business Travel e APAVT criam parceria para apoiar viagens de negócios
TAAG celebra Dia de África com descontos até 40% para classe executiva e primeira classe
A 28ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, que acontece de 2 a 6 de Março de 2016, apresenta novidades ao nível de conteúdos.
A principal trata-se do lançamento de um novo segmento dedicado aos festivais de música, que Fátima Vila Maior, directora da Área de Feiras da FIL, salientou, num encontro com a imprensa, que é uma área “que arrasta cada vez mais pessoas” e “tem uma abrangência maior”. Com o apoio da APORGEST – Associação Portuguesa de Festivais de Música, a presença deste novo segmento passa por trazer compradores internacionais e expositores portugueses dedicados a esta área e fomentarem assim os contactos. Ainda neste âmbito vai realizar-se uma conferência, no dia 3 de Março, sobre Turismo e os Festivais de Música organizada pelo TalkFest.
No que diz respeito ainda aos ‘hosted buyers’ internacionais, o objectivo passa por receber novamente 400 convidados, com a parceria habitual com a TAP, Turismo de Portuga, APAVT, entidades regionais e hotelaria de Lisboa.
Ao nível de expositores são esperados mil expositores, havendo já sete mil metros quadrados de espaço contratado nesta altura, o que representa um aumento de 10% face a igual período de 2014 referente à edição de 2015.
Vítor Neto, presidente da Comissão Organizadora BTL, considerou que a edição de 2016 pode ser “um caso de sucesso interessante”, ajudado pelo crescimento do Turismo em Portugal. O responsável indicou que, por esta altura, a feira já tem mais 10% de espaço contratado do que no ano passado.
Fátima Vila Maior, directora da Área de Feiras da FIL salientou que a aposta feita pela organização em abrir a BTL ao consumidor final em 2011 tem-se revelado um sucesso. Razão pela qual “tem-se assistido a um maior investimento” por parte das agências de viagens já habituais no certame, que aumentaram o seu espaço de exposição contratado no próximo ano, como a Abreu, Geostar, Q’Viagens/Airmet, Grupo GEA. Para 2016, o sector da distribuição vai contar também com a participação da Halcon Viagens e da TUI Viagens. A directora de feiras da FIL realça “queremos que a BTL seja um marco para o consumidor ir decidir as suas férias”, sendo que “estamos a sentir que a BTL é um bom instrumento de venda para o público final”.
Neste sentido, também a Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo vai “estar em força” na próxima BTL, com a parceria habitual com a Travelport.
Em 2016, o Algarve será o destino nacional convidado, estando assim prevista uma maior promoção no certame. Nas presenças internacionais, destaque para o regresso do Japão e do Egipto. A 28ª edição vai contar ainda com uma área dedicada à empregabilidade do sector, promovida pelo Fórum Turismo 2.1 e pela Amadeus.
Entre as actividades confirmadas para a BTL 2016 estão os Publituris Portugal Trade Awards, no dia 2, o Fórum do Instituto para a promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), no dia 3, o Talkfest 2016, a Gala dos Iberian Festival Awards, entre outras.