Festivais de Música em destaque na BTL 2016
A edição do próximo ano da Feira Internacional de Turismo vai apostar num novo segmento turístico. A BTL 2016 já conta com 7 mil metros quadrados de espaço contratado, mais 10% face a igual período de 2014.

Raquel Relvas Neto
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
A 28ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, que acontece de 2 a 6 de Março de 2016, apresenta novidades ao nível de conteúdos.
A principal trata-se do lançamento de um novo segmento dedicado aos festivais de música, que Fátima Vila Maior, directora da Área de Feiras da FIL, salientou, num encontro com a imprensa, que é uma área “que arrasta cada vez mais pessoas” e “tem uma abrangência maior”. Com o apoio da APORGEST – Associação Portuguesa de Festivais de Música, a presença deste novo segmento passa por trazer compradores internacionais e expositores portugueses dedicados a esta área e fomentarem assim os contactos. Ainda neste âmbito vai realizar-se uma conferência, no dia 3 de Março, sobre Turismo e os Festivais de Música organizada pelo TalkFest.
No que diz respeito ainda aos ‘hosted buyers’ internacionais, o objectivo passa por receber novamente 400 convidados, com a parceria habitual com a TAP, Turismo de Portuga, APAVT, entidades regionais e hotelaria de Lisboa.
Ao nível de expositores são esperados mil expositores, havendo já sete mil metros quadrados de espaço contratado nesta altura, o que representa um aumento de 10% face a igual período de 2014 referente à edição de 2015.
Vítor Neto, presidente da Comissão Organizadora BTL, considerou que a edição de 2016 pode ser “um caso de sucesso interessante”, ajudado pelo crescimento do Turismo em Portugal. O responsável indicou que, por esta altura, a feira já tem mais 10% de espaço contratado do que no ano passado.
Fátima Vila Maior, directora da Área de Feiras da FIL salientou que a aposta feita pela organização em abrir a BTL ao consumidor final em 2011 tem-se revelado um sucesso. Razão pela qual “tem-se assistido a um maior investimento” por parte das agências de viagens já habituais no certame, que aumentaram o seu espaço de exposição contratado no próximo ano, como a Abreu, Geostar, Q’Viagens/Airmet, Grupo GEA. Para 2016, o sector da distribuição vai contar também com a participação da Halcon Viagens e da TUI Viagens. A directora de feiras da FIL realça “queremos que a BTL seja um marco para o consumidor ir decidir as suas férias”, sendo que “estamos a sentir que a BTL é um bom instrumento de venda para o público final”.
Neste sentido, também a Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo vai “estar em força” na próxima BTL, com a parceria habitual com a Travelport.
Em 2016, o Algarve será o destino nacional convidado, estando assim prevista uma maior promoção no certame. Nas presenças internacionais, destaque para o regresso do Japão e do Egipto. A 28ª edição vai contar ainda com uma área dedicada à empregabilidade do sector, promovida pelo Fórum Turismo 2.1 e pela Amadeus.
Entre as actividades confirmadas para a BTL 2016 estão os Publituris Portugal Trade Awards, no dia 2, o Fórum do Instituto para a promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), no dia 3, o Talkfest 2016, a Gala dos Iberian Festival Awards, entre outras.