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Porto do Funchal ultrapassa os 500 mil passageiros

A infra-estrutura portuária já ultrapassou o número total de passageiros de cruzeiros de 2014.

Raquel Relvas Neto
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A infra-estrutura portuária já ultrapassou o número total de passageiros de cruzeiros de 2014.

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De Janeiro a Novembro, o porto do Funchal recebeu um total de 500 671 passageiros de cruzeiros, ultrapassando assim o número total verificado em 2014, que foi de 475 955 passageiros.

No total, este ano o porto do Funchal já recebeu um total de 262 escalas que já excede em mais 29 escalas do que o número final do ano passado.

No que refere ao mês de Novembro em concreto, o porto recebeu 52 escalas de navios de cruzeiros, com cerca de 85 902 passageiros, entre desembarcados, embarcados e em trânsito.

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Emprego e Formação

Formação Executiva em Turismo Militar inicia-se a 4 de abril

A nova ação formativa, gratuita e em formato online, inicia-se no próximo dia 4 de abril e pretende dar a conhecer os aspetos mais relevantes do Turismo Militar em Portugal, com vista à promoção e disponibilização de serviços de qualidade em todos os recursos relacionados com este segmento turístico.

A nova formação executiva em Turismo Militar, que visa dotar os formandos de conhecimentos técnicos que lhes permitam acolher, informar e guiar os visitantes e turistas que procuram conhecer e visitar os recursos nacionais relacionados com o Turismo Militar, inicia-se no próximo dia 4 de abril.

A iniciativa, desenvolvida pelo Turismo de Portugal, através da sua rede de escolas, em colaboração com Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, pretende dar a conhecer os aspetos mais relevantes do Turismo Militar em Portugal, com vista à promoção e disponibilização de serviços de qualidade em todos os recursos relacionados com o Turismo Militar, nomeadamente no que concerne às condições de visitação, acessibilidade e sustentabilidade, contribuindo para a valorização e a salvaguarda do património material e imaterial associado à história militar nacional.

O Turismo de Portugal indica que são destinatários as entidades gestoras de recursos de Turismo Militar, municípios com património relacionado com este segmento turístico, profissionais do setor do turismo incluindo empresas de animação turística, agências de viagens e turismo, alojamento turístico, restauração, bem como entidades, públicas ou privadas, ligadas ao património histórico-militar.

​A formação executiva decorre às terças e quintas, pelas 14h30, na Academia Digital do Turismo de Portugal.​

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Hotelaria

Hotéis de Macau fixam novo recorde de hóspedes pelo segundo mês consecutivo

Os estabelecimentos hoteleiros de Macau acolheram mais de 1,22 milhões de hóspedes em fevereiro, estabelecendo um novo recorde pelo segundo mês consecutivo.

De acordo com dados oficiais da Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC), o número de hóspedes nos 46 mil quartos em 141 hotéis e pensões da região chinesa subiu 39,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado e 14,2% face a 2019.

Foi também o número mais elevado de sempre em fevereiro. O anterior recorde, 1,08 milhões de hóspedes, tinha sido fixado no início de 2019, antes da pandemia de covid-19, numa altura em que Macau tinha apenas 39 mil quartos em 117 estabelecimentos hoteleiros.

Os estabelecimentos hoteleiros do território já tinham fixado um novo recorde ao receberem mais de 1,32 milhões de hóspedes em janeiro, o número mais elevado de sempre para o primeiro mês do ano.

Apesar do aumento do número de quartos e de hotéis e pensões, a ocupação média atingiu 85,6%, mais 9,5 pontos percentuais do que em fevereiro de 2023, mas ainda longe da taxa de 91,9% registada em 2019.

O preço médio dos quartos de hotel em Macau também aumentou em fevereiro, mais 28,4% em comparação com o mesmo mês de 2023, de acordo com dados da Associação de Hotéis de Macau, que reúne 43 hotéis locais.

Um relatório, divulgado pela Direção dos Serviços de Turismo, revelou que o preço médio se fixou em 1.545 patacas (177 euros) no mês passado, mais 2% do que em fevereiro de 2019, antes do início da pandemia.

Os números traduzem uma recuperação no setor do turismo de Macau, que começou, a partir de dezembro de 2022, a cancelar a maioria das medidas de prevenção e contenção no território, que, à semelhança da China continental, seguiu a política ‘zero covid’.

No início de janeiro de 2023, a região chinesa abriu as fronteiras a todos os estrangeiros, incluindo turistas, invertendo uma proibição que durou quase três anos.

Em 2023, os hotéis e pensões de Macau acolheram 13,6 milhões de hóspedes, mais 165,4% do no ano anterior, e com uma ocupação média de 81,5%, mais do dobro do registado em 2022, revelou a DSEC.

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Alojamento

Cidade da Praia vai ganhar primeiro 5 estrelas sob gestão do Grupo Barceló

O primeiro hotel de cinco estrelas na cidade da Praia (Cabo Verde) abre as portas no próximo mês de maio sob gestão do Grupo Barceló. A nova unidade vai criar entre 60 e 70 postos de trabalho.

A Valor Hotéis e Turismo (VHT) investe no primeiro hotel de cinco estrelas na Cidade da Praia (capital de Cabo Verde) a ser gerido pela marca Barceló.

Depois de um processo de aprimoramento, à procura de alinhamento com os melhores padrões de qualidade internacionais, a Valor Hotéis e Turismo vê concretizada a sua ambição de elevar a qualidade da oferta turística na Cidade da Praia, com a conclusão do seu tão aguardado hotel localizado na Prainha, anuncia a empresa proprietária nas redes sociais.

A Valor Hotéis e Turismo partilha ainda que o posicionamento internacional e a operacionalização de uma unidade hoteleira com essas características, o primeiro e único de cinco estrelas da capital do país, “requer expertise e experiência profissional, só encontradas em cadeias hoteleiras com reconhecida notoriedade internacional”.

É neste sentido que a VHT selecionou, para operacionalizar o seu hotel, o Grupo Barceló, considerada uma das mais prestigiadas cadeias hoteleiras internacionais, com mais de 245 hotéis, em mais de 21 países, uma rede de agências de viagens e de operadores turísticos e uma companhia de aviação, o que representa “uma mais-valia não só para o sucesso do hotel, mas também para o posicionamento da ilha de Santiago como um destino turístico de qualidade”, indica ainda.

O novo cinco estrelas irá oferecer 70 quartos, 10 suites, incluindo uma suite presidencial, dois restaurantes, uma sala de conferências e uma piscina infinita. O principal restaurante do hotel terá o nome de Jasmim.

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Hotelaria

Hotelaria de Cabo Verde bate recorde de hóspedes em 2023

Os estabelecimentos hoteleiros de Cabo Verde bateram o recorde de hóspedes em 2023, ultrapassando o um milhão, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O ano fechou com 1.010.739 hóspedes, que proporcionaram 5.150.806 dormidas, ou seja, aumentos de 20,9% e 26,0%, respetivamente, face ao ano de 2022.

Os números superam também os valores pré-pandémicos: “face ao ano de 2019, registou-se um crescimento de 23,4% no número de hóspedes” e “um acréscimo de 0,7%” no número de dormidas.

O Reino Unido manteve-se em 2023 como principal país de proveniência de turistas, “mas os Romenos destacaram-se com a maior permanência em Cabo Verde, com uma estadia média de 6,5 noites”.

A ilha do Sal continua a ser a ilha mais procurada, representando 57,1% das entradas nos estabelecimentos hoteleiros.

Os hóspedes permaneceram, em média, cinco noites nos estabelecimentos hoteleiros e a taxa de ocupação por cama, em média, foi de 52%.

Os números da hotelaria estão em linha com os referentes à entrada de turistas, anunciados pelo ministro do turismo em entrevista à Lusa, em fevereiro, quando Carlos Santos anunciou que Cabo Verde bateu um novo recorde de visitantes, com mais de 900 mil turistas, em 2023.

As previsões apontam para um crescimento sustentado do turismo em Cabo Verde, desde que haja investimento em alojamento e outras infraestruturas para responder à procura.

A nível internacional, o objetivo é “consolidar” os mercados europeus, responsáveis por mais de 90% dos turistas que viajam para o arquipélago, mas também captar visitantes de países africanos e americanos, tais como, Brasil e Estados Unidos.

O turismo, setor responsável por cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde, centra-se nas ilhas do Sal e da Boavista.

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Transportes

Flixbus aumenta viagens domésticas e internacionais para a Páscoa

Nesta Páscoa, a operação da Flixbus cresce “25% nas viagens domésticas, 65% nas ligações a França, e em mais de 70% nas ligações a Espanha, de forma a dar resposta ao aumento da procura”.

A Flixbus anunciou um aumento da sua operação para o período festivo da Páscoa, ao longo do qual vai contar com mais 25% de viagens domésticas em Portugal e mais 70% a nível internacional, informou o operador de transporte expresso de passageiros.

De acordo com a Flixbus, nesta Páscoa, a operação cresce “25% nas viagens domésticas, 65% nas ligações a França, e em mais de 70% nas ligações a Espanha, de forma a dar resposta ao aumento da procura”.

A empresa de transporte expresso de passageiros destaca que, a nível nacional, vai disponibilizar 124 viagens diárias entre Lisboa e Porto, até à próxima semana, enquanto o Algarve, que deverá ser “o terceiro destino mais procurado dentro da rede Flixbus nesta Páscoa”, vai contar com “um reforço da oferta de cerca de 40% só nas viagens domésticas”.

Esta semana, a Flixbus abriu também novas linhas nacionais, passando a ligar Lisboa e de Viseu a Tondela, que passa assim a ser uma das novas cidades a integrar a rede da FlixBus.

Além de Tondela, a Flixbus anunciou que também o Fundão passa a integrar a sua rede doméstica, sendo possível viajar a partir desta cidade da Beira-Baixa para a Guarda ou para Lisboa.

A nível internacional, a Flixbus vai reforçar as ligações a Espanha e a França, com a empresa a indicar que, no total, há um aumento de mais de 70% nas ligações internacionais a partir do Porto, Lisboa e de Faro para Espanha. Já nas ligações internacionais para França, a Flixbus vai realizar um aumento de cerca de 65% na oferta de linhas internacionais entre Portugal e a França.

“A proposta de valor da Flixbus é reconhecida e valorizada por um número cada vez maior de passageiros nacionais e estrangeiros. A Flixbus é líder mundial em tecnologia de viagens e uma marca de confiança reconhecida nacional e internacionalmente. Oferecemos viagens confortáveis, seguras, sustentáveis, e, claro, económicas, através de uma experiência digital simples e um processo de reserva intuitivo e descomplicado”, defende Pablo Pastega, diretor-geral da Flixbus para Portugal e Espanha.

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Hotelaria

Hotéis da Guestcentric já alcançaram 40% das receitas de 2023

No primeiro trimestre de 2024, os cerca de 400 hotéis que integram o portefólio de clientes da Guestcentric registaram receitas de estadias hoteleiras equivalentes a 40% do total de receitas registadas em 2023.

Desta forma, estes valores apontam para um aumento potencial no total de estadias e receitas entre 5% a 10% até ao final do ano, como a Guestcentric indica em comunicado.

A empresa afirma que “os visitantes dos Estados Unidos da América permanecem como o principal mercado para os hotéis portugueses”, um aumento que refere coincidir com “a chegada de mais marcas hoteleiras norte-americanas por todo o país”, numa tendência que acredita “atrair competências especializadas e elevar os níveis salariais”.

“Os dados que observámos no primeiro trimestre de 2024 indicam não só um crescimento, mas uma mudança transformadora no setor da hotelaria. Hotéis e alojamentos por todo o País estão a evoluir para satisfazer a procura e as preferências – em mutação constante – dos viajantes internacionais. No entanto, este crescimento será acompanhado por grandes mudanças, às quais as empresas do setor devem impreterivelmente adaptar-se. A evolução para uma oferta mais sofisticada e diversificada não é apenas uma resposta à procura do mercado, mas uma oportunidade para elevar toda a experiência turística em Portugal”, refere Pedro Colaço, CEO da Guestcentric.

A Guestcentric, uma empresa de software e serviços de marketing digital na cloud, permite aos empresários hoteleiros comunicar a sua marca online e promover o seu produto e serviços, ligando-se aos clientes em todas as plataformas digitais. A plataforma “tudo-em-um” da Guestcentric fornece aos hotéis uma solução unificada, que acompanha e gere a viagem online dos seus hóspedes.

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Aviação

Pegada de carbono da aviação europeia cresceu 16% em 2023

Portugal também aparece no estudo da Mabrian, surgindo, juntamente com Itália, Países Baixos, Suíça e Grécia, como um dos países com mais emissões de CO2 logo depois dos países que recebem maior número de viajantes e lideram este ranking.

No ano passado, o setor da aviação gerou 172 milhões de toneladas de CO2 na Europa, num aumento de 16% face ao ano anterior, de acordo com um estudo da Mabrian sobre o impacto da aviação na pegada de carbono e na sustentabilidade turística dos destinos europeus em 2023.

O estudo da Mabrian, que foi divulgado durante uma sessão virtual organizada pela ONU Turismo e pela European Travel Comissão (ETC) sobre a medição da pegada de carbono do setor do turismo, apurou que a aviação representa 4% da pegada de carbono total gerada na Europa e que os 10 principais países que recebem o maior número de viajantes geram 84% das emissões totais da aviação na Europa.

“Na Europa, durante o ano de 2023, os países que contribuíram significativamente para as emissões de CO2 relacionadas com a aviação incluem, nesta ordem, o Reino Unido, Alemanha, Espanha, Rússia e França. Estes países representam uma parte significativa do total de emissões de CO2 geradas pelo turismo”, indica a Mabrian, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 27 de março.

Portugal também aparece no estudo da Mabrian, surgindo, juntamente com Itália, Países Baixos, Suíça e Grécia, como um dos países com mais emissões de CO2 logo depois dos países que recebem maior número de viajantes e lideram este ranking.

Por países, o estudo da Mabrian indica que o Reino Unido liderou o ranking de países com emissões de CO2 mais elevadas em 2023, com 31,4 milhões de toneladas de CO2 geradas, representando 18% do total de emissões.

Depois do Reino Unido, o ranking é composto pela Alemanha e pela Espanha, ambos com 20 milhões de toneladas de CO2 e representando 12% da participação nas emissões totais na Europa.

Já a Rússia e a França ocupam o quarto e quinto lugares, respetivamente, contribuindo com 18 milhões de toneladas de CO2, o que equivale a 10% das emissões europeias.

Este ranking é ainda composto por Itália, que ficou em sexto lugar com 13 milhões de toneladas de CO2 e uma percentagem de 7% das emissões europeias, seguida pelos Países Baixos, que emitiram nove milhões de toneladas de CO2, o que representa 5% do total.

Suíça e Portugal partilham as oitava e nona posições, gerando seis e cinco milhões de toneladas, respetivamente, o que equivale a 3% das emissões, enquanto a Grécia encerra a lista com quatro milhões de toneladas, contribuindo com 2% do total de emissões de CO2.

“Há uma variação significativa nas emissões geradas em comparação com 2022, aumentando 16% no total. Isto é especialmente notável em alguns países como o Reino Unido com um aumento de 24,20%, seguido pela Itália com um aumento de 22,69% e pela França com um aumento de 15,93%”, destaca a Mabrian, na informação divulgada.

Segundo a Mabrian, para compensar esta pegada de carbono “são necessárias cerca de sete mil milhões de árvores por ano, o que representa 11% da massa florestal total da Europa, de acordo com as estimativas da União Europeia e o relatório da consultoria Encon”.

O estudo da Mabrian teve em conta os principais indicadores da pegada de carbono gerada pelos viajantes aéreos, como a relação entre esta pegada e as receitas turísticas do destino e a dependência dos destinos dos mercados de origem e a distância a esses mercados, examinando ainda o impacto dos voos de longo curso e fornecendo dados específicos sobre a contribuição da aviação para as emissões de CO2 na indústria do turismo.

De acordo com Carlos Cendra, sócio e Diretor de Marketing e Comunicação da Mabrian, este estudo “visa sensibilizar os destinos turísticos para a necessidade de medir o impacto que os seus visitantes têm no ambiente, a fim de agir em conformidade, tomar medidas compensatórias e avançar em direção ao Net Zero ou ao objetivo de neutralidade climática definido para 2050”.

“A medição é a chave para poder agir e atingir os objetivos definidos. Por outro lado, propomos a utilização de indicadores cruzados, como a relação entre a pegada de carbono e o rendimento gerado pelos visitantes na economia local do destino, que permitem uma melhor medição do impacto de uma gestão equilibrada perspectiva”, acrescenta o responsável.

 

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Transportes

Royal Caribbean International abre novo clube de praia privado em Cozumel em 2026

O Royal Beach Club Cozumel tem abertura prevista para 2026 e vai ser o terceiro clube de praia privado da Royal Caribbean International (RCI), depois da Perfect Day at CocoCay, na Bahamas, que abriu em 2019, e da Paradise Island, em Nassau, também nas Bahamas, prevista para o próximo ano.

A companhia de cruzeiros Royal Caribbean International (RCI) vai abrir, em 2026, um novo clube de praia privado em Cozumel, no México, denominado como Royal Beach Club Cozumel, avança a publicação britânica Travel Weekly.

De acordo com a informação avançada, o novo clube privado de praia da RCI vai contar com “bares aquáticos, piscinas, cabanas privativas, mergulho com snorkel, caiaque, restaurante, bar, lounge, mercado de rua, além de experiências como degustações de tequila e aulas de culinária.

A Travel Weekly recorda que este será o terceiro clube privado de praia da RCI, depois da Perfect Day at CocoCay, na Bahamas, que abriu em 2019, e da Paradise Island, em Nassau, também nas Bahamas, que tem inauguração prevista para o próximo ano.

“Estamos muito satisfeitos por construir uma parceria de longa data com a comunidade local e o governo para continuar a trazer os nossos hóspedes ao México”, afirma Jason Liberty, presidente do Grupo Royal Caribbean.

De acordo com o responsável, a aposta da RCI nos clubes de praia privados deve-se ao aumento da procura por “melhores experiências de férias”, o que tem levado a companhia de cruzeiros a apostar em destinos que permitam aos passageiros usufruir da “beleza das culturas e populações locais”.

Já Mara Lezama, governadora do estado de Quintana Roo, no México, reafirma o seu apoio ao projeto, explicando que continua empenhada em estabelecer parcerias com o “setor privado para construir infraestruturas modernas e sustentáveis e criar empregos locais”.

“Este tipo de projetos reafirmam o nosso compromisso de continuar a ser o principal porto de escala na América Latina”, acrescentou a responsável mexicana.

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EUA e Reino Unido destacam-se nas viagens ‘outbound’ nesta Páscoa

Embora os números mostrem que estes 10 mercados ainda estão distantes de 2019, face a 2023 a recuperação é visível com um crescimento de 12%.

Com a Páscoa a chegar, os viajantes internacionais estão ansiosos por desfrutar de um fim de semana prolongado ou de umas férias, revela uma análise da ForwardKeys, salientando que as tendências das viagens de Páscoa para 2024 aproximam-se dos níveis de 2019, impulsionadas pela procura dos principais mercados e dos grupos de dimensão familiar.

Embora, face a 2019, os números indicam ainda uma distância de 16% nestes 10 mercados emissores, já relativamente a 2023, a ForwardKeys mostra um crescimento de 12%.

Os EUA e o Reino Unido estão no topo da classificação dos mercados emissores com melhor desempenho, prevendo-se um aumento de 17% em relação a 2019, encontrando-se destinos como a Costa Rica e o Japão no topo da lista dos viajantes americanos.

As famílias estão a alimentar a procura de viagens, em especial nos EUA, onde os grupos de 3 a 5 pessoas registam um aumento de 57%, com vista a destinos exóticos como a Índia e as praias do México.

Os grupos maiores não ficam muito atrás, registando um aumento de 23%, enquanto os casais estão a manter um ritmo modesto de 7%, mas o desejo de viajar a solo continua, ainda 11% abaixo de 2019.

Contudo, face a 2023, os mercados com melhores performances estão a Oriente, com destaque para o Japão (+169%), Coreia do Sul (+48%) e Taiwan (+40%).

Do Reino Unido, a Suíça é um destino de Páscoa popular, bem como a Índia e o Japão. Os grupos de dimensão familiar são também a dimensão de grupo com melhor desempenho, registando um aumento de 60% nas reservas.

Já o mercado emissor que não descola de números negativos é a Suíça que face a 2019 apresenta um decréscimo de 35%, enquanto relativamente a 2023 a quebra é de 8%.

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Destinos

ERT do Alentejo e Ribatejo aprova contas de 2023

Findo o exercício de 2023, a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo aprovou o relatório de atividades do ano por unanimidade.

Os associados públicos e privados da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo apreciaram, recentemente, a conta de gerência e o relatório de atividades respeitantes ao ano transato, tendo os documentos sido aprovados por unanimidade.

Como grande marca da gestão de 2023, os responsáveis da ERT apontam a abertura de um novo ciclo de planeamento, do qual se salienta a estratégia PROVERE para a valorização, promoção e internacionalização do Enoturismo e a preparação de uma grande campanha de promoção no mercado transfronteiriço com Espanha.

No plano das atividades, foram evidenciadas as campanhas promocionais realizadas no mercado interno, a dinamização de diversas ações especiais, como o apoio à Capital do Vinho no Ribatejo e a outros eventos de referência nos dois destinos.

Já no que toca à qualificação dos recursos, continuou o trabalho de consolidação dos Caminhos de Santiago, com a estruturação do Caminho da Raia e a abertura da Via Atlântico. Foi igualmente prosseguida a linha de ação respeitante à valorização do Cycling, com o desenvolvimento de um novo portal temático e a realização de diversas ações de ativação. Igualmente no turismo de caminhadas e industrial se registou grande dinâmica, com várias atividades realizadas.

“Também no plano da gestão criámos valor para a organização”, afirmou José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, ao referir-se ao resultado líquido do exercício, positivo em mais de quinhentos mil euros, e ainda à diminuição do passivo da instituição.

O responsável da região de turismo enfatizou ainda a taxa de execução da gerência, a qual foi de 81%, tendo disparado nos últimos cinco meses do ano.

“Não obstante as dificuldades que nos têm sido colocadas, como as cativações decretadas este ano às verbas de investimento do nosso orçamento, situação que não posso aceitar, continuamos firmes e empenhados no cumprimento da nossa missão e programa de ação”, finalizou o José Santos.

Recorde-se que o Alentejo foi a região do país que em 2023 mais cresceu na procura interna, no caso em 7,8%, enquanto a média nacional se quedou pelos 2,1%.

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