2015 deve terminar com “crescimento sólido” do Turismo
Turismo de Portugal e Associação de Agências de Viagens e Turismo fazem balanço positivo.

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A garantia é do próprio presidente do Turismo de Portugal, 2015 vai terminar com um “crescimento sólido” tanto em número de turistas como pelo valor das receitas. Em declarações à agência Lusa, João Cotrim Figueiredo afirmou que “vamos ter mais um ano de crescimento sólido no turismo, não só em número de turistas, que se deve aproximar muito dos 9%, como, sobretudo, nos proveitos desse turismo, que até setembro estão a crescer cerca de uma vez e meia aquilo que cresce o número de turistas.
Também Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), faz um balanço positivo da recuperação das viagens dos portugueses em 2015. “Com o ano a finalizar, é já certo que 2015 constituiu um ano de consolidação da recuperação. Voltámos a ter um ano superior a 2014, que definimos como o ano de viragem, do ponto de vista das viagens de lazer dos portugueses”, acrescentado que estima “que o crescimento se situe entre 7% e 8%”.
O responsável pelo Turismo de Portugal referiu que o destino Portugal tem “um turismo cada vez mais qualificado”, o que permite aos empresários do setor “traduzirem em preço a qualidade que o destino inegavelmente tem, cobrando mais dinheiro”.
Cotrim Figueiredo destaca ainda o facto de os dados disponíveis até setembro apontarem “as regiões do país que têm menos intensidade turística, como o Norte, o Centro, o Alentejo e os Açores” como “aquelas que estão a crescer percentualmente mais”.
Outro fator positivo apontado é o facto de nos principais mercados de origem de turistas – e “Portugal continua a receber mais de 80% dos seus turistas da Europa” – se registarem “crescimentos muito expressivos”, nomeadamente em “mercados muito importantes como o alemão e o francês”.
Adicionalmente, disse, é de registar que estes mercados “não só estão a crescer muitíssimo em termos de número de turistas, mas ainda mais nas receitas”, garantido um aumento da quota de Portugal nesses países e assegurando “um crescimento sustentado no futuro”.
Por último, João Cotrim de Figueiredo nota que Portugal está a crescer nos principais indicadores do turismo a um ritmo superior ao dos seus principais concorrentes, designadamente Espanha e Itália, pelo que tem vindo a ganhar quota e competitividade.
Relativamente às perspetivas para 2016, o presidente do Turismo de Portugal avança COM indicadores como os níveis de pré-reservas e de busca ‘online’ por destinos no país para antecipar bons resultados quer para o inverno 15/16, quer para o próximo verão.
Já nas agências de viagens o otimismo para o próximo ano também se mantém, embora moderado. “Sendo certo que não atingimos ainda os valores de antes da crise, os números são animadores” e “não existe qualquer razão para pensarmos que a recuperação não se vai manter, ao longo de 2016”, afirmou Pedro Costa Ferreira à Lusa.