230 companhias aéreas proíbidas de voar na UE
Comissão Europeia actualizou Lista de Segurança Aérea
Publituris
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Apenas alguns dias após a adopção de uma nova estratégia de aviação para a Europa, a Comissão Europeia (CE) atualizou a lista de segurança de aviação europeia, mais conhecida como “lista negra das empresas” sujeita a uma proibição de operação ou restrições operacionais na União Europeia (UE) por não cumprir com os padrões exigidos por Bruxelas nesta área. Do documento sai a companhia aérea do Cazaquistão, Air Astana, mas entra Iraque Airways. Há 220 operadoras de 27 países podem voar apenas com certos aparelhos da sua frota. 230 é o número total de companhias aéreas proibidas no espaço aéreo da União Europeia.
A Comissão Europeia destaca que esta lista “é essencial para garantir aos cidadãos europeus o mais elevado nível de segurança da aviação, uma das principais prioridades do executivo da UE. Complementa o novo regime de autorização para os operadores de países terceiros, que estão a ser gradualmente introduzidos desde de junho de 2015 e de segurança aérea impulso adicional, reduzindo a burocracia .
O Comissário Europeu para os Transportes, Violeta Bulc, disse que “fornecer o mais alto nível de segurança aérea para os cidadãos europeus é uma prioridade da Comissão. Na segunda-feira nós atualizamos as regras de segurança da UE, como parte da estratégia para a Aviação e hoje estamos atualizando a lista de Segurança da Aviação na UE. Fomos capazes de eliminá-lo à Air Astana após seis anos de trabalho. No entanto, no interesse dos cidadãos europeus, somos obrigados a manter outras empresas do Cazaquistão na lista e adicione a Iraqi Airways “.
Bulc disse que “neste momento, nenhuma companhia aérea da Tailândia foi adicionado à lista de Segurança da Aviação neste momento. E da Comissão, Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) estão dispostos a continuar a trabalhar com as autoridades tailandesas para melhorar a segurança da aviação no país. ” No entanto, ele advertiu que ambas as agências acompanhará de perto os desenvolvimentos futuros e, “se a protecção dos passageiros aéreos enfrentam riscos de segurança assim o exija, a Comissão poderia então propor ao incluir uma ou mais companhias aéreas da Tailândia em Lista de Segurança da Aviação “.
A Comissária da UE para o Transporte, Violeta Bulc afirmou que : “Oferecendo o mais alto nível de segurança aérea aos cidadãos europeus é uma prioridade da Comissão. Na segunda-feira nós atualizamos as regras de segurança da UE, como parte da Estratégia de Aviação e hoje atualizamos a Lista de Segurança Aérea da UE . Estou convencida de que fomos capazes de limpar a Air Astana após seis anos de trabalho. No interesse dos cidadãos europeus, somos forçados a manter outras transportadoras do Cazaquistão na lista e adicionar a Iraque Airways “.
Nenhuma transportadora aérea da Tailândia foi adicionado à lista de Segurança Aérea. A Comissão e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) estão dispostos a continuar a trabalhar com as autoridades tailandesas para melhorar a segurança da aviação no país. A Comissão e a AESA vão acompanhar de perto os desenvolvimentos futuros e, se a protecção dos passageiros aéreos contra riscos de segurança assim o exigir, a Comissão poderá então, incluir uma ou mais transportadoras aéreas da Tailândia na lista de Segurança Aérea.
A Lista de Segurança Aérea da UE actualizada inclui todas as companhias aéreas, num total de 228, em 20 estados, por causa de uma falta de supervisão da segurança pelas autoridades aeronáuticas desses estados: Afeganistão, Angola (com excepção de uma companhia aérea que opera sob restrições e condições), Benim, República do Congo, República Democrática do Congo, Djibuti, Guiné Equatorial, Eritreia, Gabão (com excepção de 2 companhias aéreas que operam sob restrições e condições), Indonésia (com exceção de 4 companhias aéreas), Cazaquistão (com excepção da Air Astana), a República do Quirguizistão, Libéria, Líbia, Moçambique, Nepal, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa, Sudão e Zâmbia. Além disso, a lista também inclui duas companhias aéreas individuais, com base em preocupações de segurança com estas transportadoras aéreas: Airways iraquiano (Iraque) e Blue Wing Airlines (Suriname), elevando o total global de companhias aéreas proibidas de voar no céu da UE a 230.
A lista também inclui sete companhias aéreas que estão sujeitas a restrições operacionais. Estas companhias aéreas só podem voar para a UE com tipos específicos de aeronaves: Afrijet e SN2AG (Gabão), Air Koryo (República Popular Democrática da Coreia), a Air Service Comores (Comores), Iran Air (Irão), TAAG Linhas Aéreas de Angola (Angola) e Air Madagascar (Madagascar).