Agentes alemães em peso em Lisboa
O encontro anual da Associação Alemã dos Agentes de Viagens decorre até ao próximo sábado em Lisboa.
Raquel Relvas Neto
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Começou hoje, dia 19, em Lisboa, e decorre até ao próximo sábado, dia 21 de Novembro, o congresso da Deutscher ReiseVerband (DRV) – associação alemã de agentes de viagens. Esta é a primeira vez que o país recebe a indústria do turismo alemão. Norbert Fiebig, presidente da DRV, deu uma entrevista ao Publituris em Setembro deste ano, onde realçou que, “não só a cidade de Lisboa, mas a indústria do Turismo português do País inteiro, bem como o governo, representado pelo secretário de Estado do Turismo, comprometeram-se fortemente em ser palco deste evento”. Esta será uma oportunidade para o destino apresentar-se e mostrar as suas mais-valias junto dos principais players do sector turístico alemão. Para o responsável, “a convenção em Lisboa proporcionará uma excelente oportunidade para os suppliers de viagens e turismo mostrarem o seu portfolio” aos profissionais alemães. “Todos os anos, os melhores profissionais da operação turística alemã marcam presença neste encontro. Além disso, a Convenção da DRV será uma ocasião ideal para fazer contactos com os decisores também do Turismo em Portugal e, assim, ampliar, o leque de serviços disponíveis para os turistas alemães”, esclarece.
Esta convenção vai ter como mote “Sonhos precisam de asas: Mentes inteligentes e novas estratégias para a digitalização”. Este ano, o congresso vai focar-se nos seguintes temas: “O mercado de trabalho na indústria do Turismo – atractivo até à data? Como podemos encontrar pessoal competente para a indústria de Turismo e como podemos ter um compromisso de longo prazo? E, como motiva os seus funcionários?”. As novas tecnologias integram também a ordem de trabalhos da associação alemã com o tema “Turismo 4.0: A digitalização e as suas consequências. Quais são as tendências da transformação digital que estão a surgir, o que significa para a indústria de viagens e como podemos fazer esta transformação algo comum?”. A “Directiva de Viagens da União Europeia: A reacção da indústria. O que temos de fazer para preparar o nosso negócio e a nós próprios” será também um tema a discutir.
O congresso da DRV trará a Lisboa cerca de 850 agentes de viagens e operadores turísticos alemães, constituindo uma oportunidade única de promoção de Portugal junto do mais importante mercado emissor de turistas na Europa.
Receitas do sector alemão
Questionado sobre o comportamento das agências de viagens, o responsável indica que, no ano fiscal que terminou a 31 de Dezembro de 2014, as agências de viagens de rua alcançaram um volume de negócios entre 1% e 2%. O mesmo número foi alcançado pelas agências de viagens online que têm, por conseguinte, “enfraquecido”. Segundo Norbert Fiebig, no último ano, o aumento percentual do volume de negócios das agências de viagens online (ou seja, portais que têm uma oferta completa de pacotes turísticos) estava a crescer apenas a um dígito. Para o mercado de distribuição, onde se inclui lazer e negócios, isso resultou num volume de facturação de 23 mil milhões de euros. “Depois dos valores recordes do ano passado, a distribuição na Alemanha gerou um novo pico no volume de negócios pelo segundo ano consecutivo”. Quanto aos resultados deste ano, a associação deve anunciá-los na sua 65ª Convenção.