“O principal desafio da restauração é a rentabilidade”
Francisco Moser, director geral de operações do grupo Altis Hotels, foi um dos oradores convidados para a IV Convenção da Hotelshop, que decorreu esta quarta-feira, em Lisboa.
Marta Barradas
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Francisco Moser, director geral de operações do grupo Altis Hotels, foi um dos oradores convidados para a IV Convenção da Hotelshop, que decorreu esta quarta-feira, no Altis Grand Hotel, em Lisboa.
O responsável do grupo hoteleiro, que abordava o tema ‘Gestão de Alimentação para Hotéis e IPSS’, sublinhou que é a rentabilidade o principal desafio da área da restauração: “Desde sempre, de acordo com a perspectiva da obtenção de lucro, o principal desafio é a rentabilidade”.
Para obter essa rentabilidade, Francisco Moser apontou dois principais factores – a inovação e o marketing. “Grandes casos de sucesso da restauração estão relacionados com a inovação e o marketing”, indica o responsável, explicando que “desde que o IVA na restauração aumentou, muitas estruturas faliram e fecharam, mas deram lugar a novos conceitos, alguns deles com enorme rentabilidade”.
Para o director de operações do Grupo Altis, “estes novos estabelecimentos conseguiram superar este desafio”, apostando em novos conceitos, mais inovadores.
Além da rentabilidade, o responsável destacou também a importância de corresponder a um novo tipo de consumidor e um novo tipo de consumo: “Temos um novo consumidor, com um novo comportamento”, que têm o hábito de, depois do consumo, partilhar essa experiência nas redes sociais. “Esta é uma questão que está ligada à validação, porque depois do consumo, partilham activamente”, chegando a muitas mais pessoas, “e é este o novo marketing na restauração. O social media é uma ferramenta que influencia muito mais pessoas”, defende.
Como tal, considera Francisco Moser, é importante para a área da restauração estar presente nestas plataformas online, não só de partilha mas também de reservas, com uma boa selecção de imagens e vídeos direccionados para este tipo de consumidor.