Experiência dos espectadores nas instalações de desporto e entretenimento: A chave para aumentar a assistência durante a época
Leia o artigo de opinião, Rui Biscaia, Escola de Turismo, Desporto & Hospitalidade, Universidade Europeia.
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Assistir a eventos desportivos ao vivo é uma actividade de lazer bastante popular nas sociedades contemporâneas, em particular quando se trata de futebol. Contudo, devido às dificuldades económicas em vários países, a crescente concorrência de outras actividades de lazer, a importância da venda de direitos de transmissão televisiva ou o desenvolvimento de novas tecnologias, os clubes enfrentam o desafio de reter e elevar essa procura. Neste sentido, os jogos devem constituir oportunidades regulares para os clubes fortalecerem a ligação com os espectadores através de experiências memoráveis que incluam mais do que a competição entre duas equipas no campo.
Obter elevados níveis de assistência numa base regular é vital para potenciar a performance das equipas, mas também pelo impacto direto na venda de bilhetes e outras receitas em dia de jogo (e.g. estacionamento, restauração, merchandising). Além disso, um estádio cheio aumenta a relevância social do evento e constitui um forte atractivo para outros potenciais espectadores, para a comunicação social e para possíveis patrocinadores. Seguindo este racional, diversas investigações têm sido conduzidas para compreender a importância das experiências no estádio na intenção dos espectadores continuarem a assistir aos jogos durante a época.
Com base nas investigações desenvolvidas e nas evidências práticas, podem salientar-se algumas estratégias que os clubes poderão implementar para aumentar os níveis de assistência, nomeadamente: (1) Certificar que os espectadores acreditam que os jogadores honram a camisola da equipa em campo; (2) Manter elevados padrões de qualidade funcional; (3) Criar uma atmosfera esteticamente agradável; (4) Desencadear emoções positivas entre os espectadores; (5) Ajudar os espectadores a criar associações favoráveis à marca desportiva; (6) Trabalhar em parceria com os patrocinadores para reter e atrair espectadores; e (7) Desenvolver programas de filiação.
Todas estas medidas estão relacionadas e devem ser consideradas numa perspetiva holística. Os clubes e outras organizações de entretenimento devem prestar um serviço de elevada qualidade e criar ambientes emocionais positivos, de forma a gerar experiências satisfatórias entre os espectadores e aumentar as suas intenções de assistir a mais eventos. É também vital criar relações dinâmicas com os patrocinadores de modo a gerar benefícios mútuos. Os clubes precisam ainda de ir além do estatuto de meras “equipas” e estabelecer-se como marcas. O conhecimento sobre as experiências dos consumidores deve servir como ponto de partida para construir uma marca confiável. Isto será importante para gerar receitas adicionais e reduzir a importância do fenómeno vitória-derrota. A criação de programas de filiação com benefícios exclusivos para os sócios pode também ser fundamental para aumentar o envolvimento dos consumidores com as organizações de desporto e entretenimento ao longo do tempo.
* Uma consulta detalhada sobre este tema pode ser feita através da leitura do seguinte artigo: Biscaia, R. (2015). Spectators’ experiences at the sport and entertainment facility: The key for increasing attendance over the season. Sport & Entertainment Review, 1(2), 57-64.
* Autor: Rui Biscaia, Escola de Turismo, Desporto & Hospitalidade, Universidade Europeia (Publituris edição 1296, 10 de Julho de 2015)