Louise Lijmbach, representante da Booking em Portugal
Booking.com: Paridade e critérios em foco no almoço da AHP
Louise Lijmbach e Ricardo Afonso convidados do mês de Junho.
Patricia Afonso
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A Booking.com já chegou a acordo na Suécia, França e Itália e, a partir de 1 de Julho, entra em vigor a cláusula que substituirá a alinha referente à paridade, segundo a qual os hotéis apenas terão que garantir o mesmo preço mínimo dado à Booking.com nos seus websites. No que respeita a canais offline e outras OTAs, os valores podem variar. A intenção é introduzir esta norma em todos os países da Europa, inclusive Portugal, mas o escritório português ainda não sabe quando tal acontecerá.
Este foi um dos assuntos que mais debate suscitou no almoço de Junho da AHP, que teve como convidados Louise Lijmbach e Ricardo Afonso, representante e responsável dos escritórios de Lisboa da Booking.com, respectivamente.
Aos hoteleiros presentes, foi explicado que já existe uma nova cláusula para substituir a actual relativa à paridade e que esta apenas prevê que os hotéis não ofereçam preços inferiores aos da Booking.com nos seus websites. Nos restantes canais offline e OTAs, a negociação é livres. Este acordo surge na sequência de queixas nas autoridades da concorrência em alguns países, como a Suécia, Espanha e França, cuja nova norma entra em vigor a 1 de Julho.
No entanto, a Booking.com tem a intenção que esta seja uma norma implementada em todos os países da Europa onde actua, embora não saiba quando a mesma será introduzida noutros destinos.
Outros temas polémicos foram os critérios de selecção e garantia de qualidade dos Alojamentos Locais que integram a plataforma, com os responsáveis da Booking.com Portugal a explicar que estas unidades são referenciadas a partir do seu número de contribuinte, além de uma investigação online por fotografias e comentários e uma eventual visita por parte da equipa da OTA. Contudo, ficou no ar a necessidade de uma ferramenta mais precisa para assegurar a qualidade e segurança dos estabelecimentos.
A diferença entre o hotel Preferred e Standard também foi abordada, assim como o critério de posicionamento das cadeias hoteleiras, com Loiuse Lijmbach a explicar que, além da comissão ser maior no caso Preferred, o posicionamento das unidades nas primeiras páginas relaciona-se igualmente com a taxa de conversão, uma média de cancelamentos inferior, o nível das reservas (se já tiver todos os quartos reservados não faz sentido permanecer na primeira página) e o número de hotéis das cadeias, quando o critério se adequa.