ADENE promove incentivo para o sector hoteleiro

Por a 8 de Maio de 2015 as 11:21

JU7A0498Pedro Calau, director executivo do PNAEE – Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética, da ADENE, que falava esta quinta-feira no âmbito do seminário ‘Sustentabilidade na Hotelaria’, promovido pelo NEYA Lisboa Hotel, apresentou o Fundo de Eficiência Energética – Aviso 11, um incentivo de eficiência energética dedicado ao sector hoteleiro.

O responsável, que falava em representação do Ministério do Ambiente, indicou que o que é proposto neste incentivo é que “os agentes desta área instalem, remodelem ou mesmo que recuperem os sistemas de gestão técnica centralizada”.

Este incentivo encontra-se disponível em três tipos de classificação: Classe A, até 40% das despesas totais elegíveis e até ao limite máximo de 20 mil euros, Classe B, até 35% das despesas totais elegíveis e até ao limite máximo de 15 mil euros, e Classe C, até 30% das despesas totais elegíveis e até ao limite máximo de 10 mil euros.

Pedro Calau acrescenta ainda, enquanto responsável pelo PNAEE, que “aquilo queremos é que um sistema tenha uma classificação standard de C, segundo uma norma que existe específica para estes sistemas”. No entanto, acrescenta, “o que ainda queremos mais é pagarmos mais se a subida de escalão for maior e, consequentemente, aquilo que propomos, sem entrar em detalhes burocráticos, são 20 mil euros a quem queira instalar um sistema de gestão técnica centralizada.”
No encontro, o responsável destacou ainda a necessidade das empresas, nomeadamente as unidades hoteleiras, divulgarem as suas acções no âmbito da responsabilidade social, sustentabilidade, energia, entre outras medidas, uma vez que nem sempre essa informação chega até ao público.

O seminário ‘Sustentabilidade na Hotelaria’, organizado pelo NEYA Lisboa Hotel, contou ainda com a entrega à unidade da Certificação de Sistemas Integrados de Gestão de acordo com as Normas de Qualidade (ISO 9001), Ambiente (ISO 14001) e Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (OHSAS 18001), distinção atribuída pela SGS.

Desta forma, o Sistema de Gestão Integrado vem permitir ao hotel reforçar e dinamizar a política de sustentabilidade já implementada, pelas certificações Five-Leaf, Green Key e o GreenLeaders.

Veja aqui as imagens do evento:

JU7A0593

JU7A04981

JU7A0504

JU7A0512

JU7A0541

JU7A0562

JU7A0566

JU7A0576

" class="pin-it-button" count-layout="horizontal">Pin It
  • Deixe aqui o seu comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *