Turismo do Centro quer contrariar descida do mercado espanhol
A descida de 9% deve-se, segundo o presidente da Turismo do Centro, ao custo das acessibilidades e à sua complexidade de pagamento.
Carina Monteiro
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A Turismo do Centro de Portugal está na FITUR até domingo. A presença na feira tem, segundo Pedro Machado, duas razões: “É o primeiro mercado emissor e queremos manter esta relação; por outro lado, é uma oportunidade para contrariar aquele que foi o único mercado que não cresceu como os outros mercados homólogos, durante 2014, naquele que é o melhor ano de sempre”, afirma o responsável.
A descida de 9% deve-se, segundo o presidente da Turismo do Centro, ao custo das acessibilidades e à sua complexidade de pagamento. “As Scut’s ainda são, hoje, muito penalizantes para a região. Sem um aeroporto, é fácil perceber que os turistas chegam por via rodoviária”. Para Pedro Machado, a par com o custo da restauração, o custo das acessibilidades é “fortemente penalizante”, algo que teve oportunidade de dizer ao ministro da Economia, na FITUR.
“Isto não diz respeito apenas ao sector do turismo, diz respeito às políticas do próprio governo que tem de tratar de forma diferente um dos maiores problemas desta década: o custo da desertificação e do empobrecimento dos territórios”. O responsável alertou para o facto de num ano que se diz excepcional para o Turismo, há unidades a fechar no Centro. “O que significa que este crescimento exponencial não é para todo o território.”
Nova brochura e reabranding da marca Centro de Portugal
Durante a FITUR, a Agência de Promoção Regional do Turismo do Centro apresentou uma nova brochura focada no turismo de experiências. Em linha com a estratégia do Turismo de Portugal, a nova brochura apresenta, além dos produtos tradicionais, sugestões de ‘street art’, “dando um sinal de diferenciação e sofisticação do destino”. Foi ainda lançado o ‘Best of’, um guia das melhores unidades de alojamento, restauração e entretenimento do Turismo do Centro de Portugal.
Para dia 25 de Fevereiro está agendada a apresentação do rebranding da marca Centro de Portugal, do qual fazem parte um novo logótipo e uma nova assinatura. O rebranding foi desenvolvido pela Ivity Brand, de Carlos Coelho. Pedro Machado diz que a nova imagem vem ao encontro de um dos “nossos grandes objectivos: por um lado refrescar a marca e dar-lhe um aumento de notoriedade; por outro, é um exercício quase impossível o de construir um logo que engloba os 100 municípios, dando um forte sinal de agregação e, simultaneamente, de coesão e união da região.”
* em Madrid a convite da FITUR