Pires de Lima vai apresentar o documento
Pires de Lima diz que sector vai continuar a crescer em 2015
Numa altura que se conhecem os resultados do turismo em Portugal até Novembro e que apontam para um crescimento de 11% face 2013, Pires de Lima voltou a sublinhar “o excelente trabalho do sector do turismo”.
Carina Monteiro
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O ministro da Economia disse, esta quarta-feira, que Portugal tem condições para continuar a crescer acima da média do mercado em 2015. António Pires de Lima falou à margem da visita ao stand de Portugal na FITUR, que acontece até este domingo, em Madrid. “Creio que o Turismo vai continuar a crescer em torno de 3 a 4% e espero que Portugal cresça próximo dos 10% ou até mais”, disse. “Vamos continuar a trabalhar com um só objectivo: o de bater recordes de volume de turistas, valor e preço”, referiu.
Numa altura que se conhecem os resultados do turismo em Portugal até Novembro e que apontam para um crescimento de 11% face a 2013, Pires de Lima voltou a sublinhar “o excelente trabalho do sector do turismo”. “Entre 2013 e 2014, o turismo cresceu 20% e Portugal é uma das principais potências do Turismo, isso deve-se à qualidade extraordinária do trabalho do sector privado”.
Pires de Lima quis passar a mensagem de um país que sabe receber. O ministro disse que Portugal é querido como destino turístico, porque os portugueses fazem bem o seu trabalho. “Somos bons a receber, sabemos receber melhor que os outros aqui ao lado que competem connosco. Está é uma vantagem competitiva que deve ser realçada”, defendeu.
Questionado sobre a sazonalidade de alguns destinos, o ministro respondeu “que compete a cada entidade privada gerir a sua oferta”. No entanto, disse, que através da secretaria de Estado e do Turismo de Portugal “temos feito um esforço para combater a sazonalidade, não no sentido de diminuir a procura nas alturas de pico, mas procurar que o turista que tenha uma primeira experiência em Portugal em época alta, queira experimentar o país fora dessa época”.
O ministro terminou com uma referência à promoção: “Estamos pouco interessados em alimentar egos de políticos quando pensamos na promoção. Temos uma estratégia mais centrada, mais focada, através de acordos com operadores e companhias aéreas e uma forte aposta nos conteúdos digitais.”
*A jornalista encontra-se em Madrid a convite da Fitur.