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São Paulo lidera ranking de competitividade no turismo do Brasil
São Paulo é o destino mais competitivo do Brasil e o primeiro município brasileiro a alcançar o nível mais alto do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014.
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São Paulo é o destino mais competitivo do Brasil e o primeiro município brasileiro a alcançar o nível mais alto do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014, série de indicadores que medem o estágio de desenvolvimento dos municípios turísticos do País.
A capital paulista foi premiada, em Brasília (DF), pelo Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional.
O estudo de competitividade gera indicadores com o objetivo de monitorizar a evolução dos destinos turísticos. São avaliadas 13 dimensões, que incluem infraestruturas, atrações, serviços e equipamentos, aspectos naturais, culturais e sociais, e atribuídas notas médias para o Brasil, para as capitais e as não capitais.
“A criação do índice de competitividade, em 2007, foi uma decisão estratégica que hoje coloca à disposição de gestores públicos ferramentas capazes de auxiliar no planeamento de ações e orientar os investimentos nos destinos turísticos”, afirma o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Segundo Lages, o resultado alcançado pela cidade de São Paulo demonstra o nível de compromisso das autoridades e demais sectores locais com a actividade turística.
As políticas públicas e os investimentos realizados para melhorar as condições de acolhimento aos turistas levaram São Paulo a liderar o índice geral. A cidade obteve a nota mais alta deste ano, 82,5 pontos, entre os 65 destinos pesquisados. Numa escala de desenvolvimento, a pontuação pertence ao nível 5, a melhor posição que um destino pode alcançar em relação à avaliação da sua competitividade.
Os demais destinos brasileiros estão posicionados nos níveis 2,3 e 4 dessa lista. São Paulo obteve também a maior nota, nesta 6ª edição do Índice de Competitividade, em 5 das 13 dimensões avaliadas pelo estudo: acesso, monitorização, economia local, políticas públicas e serviços e equipamentos turísticos.
Os números mostram a dimensão da importância do turismo para a cidade mais populosa do Brasil e da América do Sul. Em 2013, as atividades relacionadas com o sector do turismo geraram uma movimentação económica local de R$ 10,9 mil milhões (€3,35 mil milhões), segundo a São Paulo Turismo (SPTuris).
O município realiza um evento a cada seis minutos e recebe mais de 13 milhões de turistas por ano. O Observatório de Turismo e Eventos da cidade estima a chegada de oito milhões de turistas de negócios e três milhões de turistas de eventos, na capital, em 2014.
Outro reforço veio da parceria de São Paulo com o MTur, o que propiciou contratos para a reforma de dois grandes equipamentos: o complexo de eventos do Anhembi e o Autódromo de Interlagos, com subsídio de R$ 260,8 (€80,13) milhões do PAC do Turismo. Foram entregues também, no ano passado, oito centrais de informação turística móveis e duas fixas (Tietê e Congonhas), além de mais de 400 placas de sinalização turística para peões e outras de sinalização rodoviária.
Entre as ações de marketing destacam-se campanhas como a “Viva Tudo Isso” e a “Descubra SP”. Encontra-se em fase de elaboração um plano de desenvolvimento do ecoturismo paulistano e novos guias para turistas.