Patricia Afonso
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O Turismo de Portugal elogiou o trabalho do Porto como destino turístico no decorrer da conferência ‘Turismo 2020: Plano de Acção para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal’, que teve lugar na Alfândega do Porto.
“O Porto conseguiu impor-se como destino turístico num país onde já existem três regiões turísticas com algum desenvolvimento [Algarve, Lisboa e Madeira], oferecendo um atractivo completamente diferente do que já existe”, afirmou João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal.
Para o responsável, o número de visitantes, como os estrangeiros, aumenta a “níveis impressionantes” na Invicta e as regiões que têm ambições de se tornarem “atractivas turisticamente” e “encontrar a sua identidade” devem “inspirar-se” no Porto, avança a edição online do Jornal Público.
João Cotrim de Figueiredo adiantou, ainda, que o Porto é nos dias de hoje “um destino turístico” devido ao seu carácter autêntico e pelo facto de não pretender ser mais do que aquilo que é, o que lava a que os turistas tenham uma “sensação de genuinidade e de reencontro com o tempo de consumo menos ostentativo.”
O presidente do Turismo de Portugal referiu, ainda, que o Porto contribui para uma definição do turismo em Portugal, precisando que, nos últimos três anos, cerca de um terço dos apoios para o sector foram dirigidos à região Norte. O valor destinado à hotelaria e animação turística situou-se entre os 42 e 46%, “demonstrando que se houve discriminação foi positiva.”
Já o vice-presidente da Associação de Turismo do Porto e Norte, Nuno Botelho, recordou que o “Porto está na moda e é um destino `sexy´.”
No segundo lugar como destino com maior taxa de crescimento, a Invicta recebeu no primeiro semestre 1 183.800 dormidas de estrangeiros, mais 15,8% que em 2013. Os principais mercados emissores no Norte, segundo dados do Turismo de Portugal, são: Espanha, França, Brasil, Alemanha e Reino Unido.