“É legítimo que sector peça mais verbas para a promoção”
O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, disse esta segunda-feira, que o valor para a promoção em 2015 será de pouco mais de sete milhões de euros, ou seja mais dois milhões de euros que em 2014.

Carina Monteiro
“O que o turismo precisa e quer hoje é celeridade na avaliação, rapidez na execução, cumprimento de metas e objetivos”, diz SET
Turismo da Alemanha está satisfeito com “muito boa recuperação” do mercado português
Promoção e apoio à qualificação da oferta são destaques no relatório de atividades de 2024 da RTA
Rui Ventura toma posse como presidente da Turismo do Centro de Portugal assumindo “compromissos” e “ambição”
Mais de 11 mil visitantes na XIV Grande Mostra de Vinhos de Portugal em Albufeira
Loft Marvila: Lisboa ganha novo espaço de eventos
In Sure Broker integra o “Top 10 Melhores PME” do setor da mediação de seguros
HBX Group lança nova solução de pagamento B2B para o setor das viagens
Já é oficial: São 6 os candidatos à liderança da ONU Turismo
Turismo de Portugal lança campanha internacional para promover país junto dos amantes de música
O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, disse esta segunda-feira, que o valor para a promoção em 2015 será de pouco mais de sete milhões de euros, ou seja, mais dois milhões de euros que em 2014.
Em declarações ao Publituris, à margem do congresso da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), o responsável afirmou: “Vamos aumentar a verba da promoção, o que não significa que vamos aumentar o orçamento do Turismo de Portugal, o que vamos fazer é uma reafectação das verbas. Temos em 2014 cinco milhões de euros para a comunicação. Em 2015, vamos ter um valor um pouco superior a sete milhões de euros.”
Adolfo Mesquita Nunes comentou ainda a posição da Confederação do Turismo Português (CTP), sobre a necessidade de aumentar a verba para a promoção nos próximos Orçamentos de Estado. “É legítimo que o sector peça mais verbas para a promoção. O que eu digo sempre é que houve orçamentos superiores para a promoção no passado e na minha opinião foram mal gastos. Penso que a forma como estamos a investir o nosso orçamento em promoção é eficaz e tem dado resultados.”
Já sobre o corte de 3 milhões na verba transferida para as Entidades Regionais de Turismo em 2015, Adolfo Mesquita Nunes esclarece que, de 2011 até aqui, o orçamento do TdP foi cortado em 30%, temos hoje 236 milhões de euros, quando em 2011 tínhamos 336 milhões. Quanto às ERT’s, elas não tinham sofrido nenhum corte desde 2011. Se compararmos o montante transferido em 2011 para as entidades (16, 6 milhões de euros face aos 22 milhões orçamentados), com o montante que será transferido em 2015, este será superior (17,3 milhões).”
O 26. Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo decorre até esta sexta-feira no Meliá Braga Hotel & Spa.