Novos hotéis
Há espaço para mais oferta hoteleira em Portugal? É esta a pergunta que fazemos no dossier sobre novos projectos e remodelações na Hotelaria, publicado nesta edição? O tema não é novo, mas é recorrente.
Carina Monteiro
Soltour volta a lançar charters para Samaná à partida de Lisboa
Iberia celebra 85 anos de voos ininterruptos entre Madrid e Lisboa
Princess Cruises altera dois cruzeiros de volta ao mundo devido a conflitos no Médio Oriente
Brilliant Lady é o 4.º navio da Virgin Voyages e chega em setembro de 2025
Bruxelas inicia ação contra 20 companhias aéreas por práticas enganosas de “greenwashing”
Dubai recebe Arabian Travel Market entre 6 e 9 de maio
Etihad Airways coloca A380 na rota de Paris a partir de novembro
Croatia Airlines passa a integrar APG-IET
Turismo de Portugal inaugura Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo a 6 de maio
Gestão de frota e manutenção de motores PW150A da TAAG será feita pela Pratt & Whitney Canada
Há espaço para mais oferta hoteleira em Portugal? É esta a pergunta que fazemos no dossier sobre novos projectos e remodelações na Hotelaria, publicado nesta edição? O tema não é novo, mas é recorrente.
Muito já se disse sobre a necessidade de ajustar a oferta à procura, de ser necessário ir ao encontro do que procuram os turistas, mas isso só se alcança com um conhecimento exaustivo dos mercados, o que infelizmente não existe. A discussão à volta do tema não tem tanto a ver com a construção de novos hotéis, dado que é consensual que podem existir mais unidades hoteleiras, desde que essa oferta seja diferenciada e acompanhada de mais turistas, e não de um desenfreado aumento de unidades hoteleiras, só porque é um sector que está na moda.
O tema vai continuar a estar na linha de frente, enquanto se pensar que a rentabilidade dos hotéis está directamente ligada a esta relação do aumento da oferta. Certamente que mais oferta sem aumento de procura leva a mais pressão sobre o preço. Mas não poderá servir de única desculpa para não haver uma política de gestão do preço.