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Os nomeados dos Publituris Portugal Trade Awards

Conheça cada um dos nomeados (actualizado).

Carina Monteiro
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Melhor Empresa de Cruzeiros

DouroAzul

“Em 2013, a DouroAzul celebrou 20 anos de actividade, com o seu melhor ano em termos de número de passageiros, total de dormidas e facturação. O ano de 2013 ficou ainda marcado pela inauguração de 2 novos navios-hotel, num evento de elevada projecção mundial para o Douro, e pela primeira operação internacional da empresa com a embarcação Trafaria Praia, o Pavilhão de Portugal na Bienal de Veneza. O sucesso da DouroAzul foi distinguido com a atribuição do World Travel Market Global Award 2013”.

MSC Cruzeiros

“Alcançou no final de 2013 a liderança de mercado em Portugal, apenas 4 anos após abrir os escritórios em Lisboa. Liderança justificada pela fantástica equipa portuguesa e internacional, pelo know-how e profissionalismo da tripulação nos navios, pela confiança que transmite, pelos destinos que visita, pela aposta nos portos nacionais e também pelo espírito e valores mediterrânicos que emana a todos os viajantes da MSC. Com a frota mais moderna do mundo (12 navios, resultado de um investimento de 6 bilhões de euros), a MSC Cruzeiros opera durante todo o ano no Mediterrâneo e Caraíbas e oferece itinerários no Norte da Europa, Oceano Atlântico, Antilhas Francesas, América do Sul, África do Sul, Ilhas Canárias e Emirados, sendo a Austrália uma aposta para 2015”.

Norwegian Cruise Line

“A Norwegian Cruise Line e o seu conceito “Freestyle Cruising®” tem revolucionado a indústria de cruzeiros dando cada vez mais flexibilidade e total liberdade aos seus passageiros. Em Agosto de 2013, foi pela sexta vez consecutiva nomeada “Europe’s Leading Cruise Line”, pouco depois ”Caribbean’s Leading Cruise Line” e em Novembro de 2013 “World’s leading Large Ship Cruise Line” pela segunda vez consecutiva pelos “World Travel Awards”. Em Abril de 2013 inaugurou o seu mais inovador navio, o Norwegian Breakaway, com 4.000 passageiros, pintura exterior do lendário Peter Max, restaurante Ocean Blue pela mão do famoso chef Geoffrey Zakarian.O entretenimento inclui 3 espectáculos da Broadway: Rock of Ages, Burn the floor e o Cirque Dreams® & Dinner: Jungle Fantasy“.

Royal Caribbean

“Além do prémio Publituris de Melhor Empresa de Cruzeiros a operar em Portugal, a Royal Caribbean International foi reconhecida em diversos mercados mundiais com 67 outros prémios, como os Cruise International Awards, onde foi nomeada A Melhor Companhia de Cruzeiros e Altamente Recomendada em diversas categorias. Em 2013, a companhia duplicou o número de camas no mercado asiático, para um total de 6.300 camas. O grupo Royal Caribbean, constituído por 6 marcas, transportou em 2013 cerca de 5 milhões de passageiros e com uma facturação na ordem dos 8 mil milhões dólares. Totaliza 41 navios com 98.500 camas e visitou 460 portos de escala”.

Melhor GSA Aviação

Across

“Desenvolvendo a sua actividade no mercado nacional e baseando os seus objectivos em dois factores fundamentais, a qualidade e a inovação dos seus produtos, a Across – Luxury Travel & Safaris que tem como referência o produto África é, paralelamente e desde 2003, representante e agente geral de vendas para Portugal da South African Airways. Líder no continente Africano, a South African Airways pertencente ao grupo Star Alliance e é uma companhia de referência no transporte aéreo internacional alicerçando a sua reputação na segurança, pontualidade e qualidade de serviço”.

ATR

Em 2013, consolidando o seu crescimento, a ATR passou a representar sete novas empresas: Air Caraibes, Croatia Airlines, EL Al e Sundor em companhias aéreas; a Trenitalia e Renfe, comboios; e a Flexible Autos, no aluguer de viaturas. A excelência nas relações comerciais com os clientes levam a empresa a reconhecer a sua lealdade e dedicação, sendo exemplo as famtrips ao Canadá e à Ucrânia. De notar, a participação assídua na BTL e a posição de membro-fundador dos ‘Especialistas’, já na 7.ª edição. Temos sido, igualmente, patrocinador de reuniões regionais, como da GEA, RAVT, Bestravel, Airmet, ES Viagens e Mundo Abreu; e participado em workshops e formações de operadores turísticos.

 Aviareps

“Aviareps Portugal Sucursal iniciou a sua actividade em Lisboa em 1991 e durante o ano de 2013 foi responsável pelo lançamento da nova rota Porto Amesterdão da companhia aérea transavia.com, o qual teve lugar num evento no Hotel Vila Galé Porto, onde estiveram presentes as mais diversas personalidades do turismo, imprensa e Aeroporto do Porto. O ano de 2013 foi também o ano em que Aviareps co-organizou o Roashow Vila Galé | transavia.com | Sixt | Travelport e também quando foi celebrado a renovação do contrato de representação para Portugal da companhia aérea Alitalia”.

AviaTeam

“Na sequência da abertura da AviaTeam em Angola em 2011, mantém-se a expansão da Aviateam em África. Alargado o acordo com a Hahn Air Lines para Cabo Verde e Guiné Bissau, a plataforma AviaTeam NIATA™ garante às agências locais o acesso a reservas emissões nos serviços de mais 250 companhias aéreas. Foram emitidos através desta plataforma mais de 7.000 bilhetes neste ano inaugural”.

Select Aviation

“Criada em Julho de 2004, a Select Aviation Portugal resulta da primeira internacionalização da Select Aviation S.A, dedicando-se à representação de companhias aéreas, zelando pelos seus interesses tanto em termos comerciais como operacionais, regendo a sua filosofia de trabalho em Responsabilidade, Competitividade, Disponibilidade e Aconselhamento. Em Janeiro de 2012, a Select Aviation Portugal actua como DBA (doing business as) da Discover the World e representando actualmente as companhias aéreas Sri Lankan Airlines, Air Seychelles, Scandinavian Airlines e Icelandair”.

Melhor PCO (Professional Congress Organizer)

AIM

“2013 foi um ano crucial para o escritório de Lisboa na captação de congressos internacionais tendo levado a cabo importantes projectos, tanto na área de PCO ,como de housing e land arrangements. O ano começou com a organização da INCON – uma parceria internacional de líderes nos mercados de PCO e DMC – candidatura ganha pela AIM Portugal para Lisboa. Foi também a escolha de importantes associações e PCO’s internacionais para o apoio local aos seus congressos: ESC para o Heart Failure e CPO Hanser para o European Pathology Congress. Como PCO, destacou-se também em 2013 com a organização da 16th Biennial Meeting of Endodontology que trouxe um número recorde de participantes (cerca de 1.800) para Lisboa e organizou também o IPIC 2013 – 1st International Primary Immunodeficiencies Congress, no Estoril com cerca de 400 participantes. Conta já com um contrato de core PCO a nível internacional e duas outras candidaturas em fase de adjudicação”.

CPL Meetings & Events

“Em 2013, destacou-se nas seguintes áreas: captação de eventos internacionais (ganhou 80% das candidaturas que apresentou) e criação de cursos de organização e gestão de eventos. Foi reeleita pela terceira vez consecutiva como uma das 100 melhores PCO do Mundo “Top 100 – Best PCO”. A empresa é core PCO para o International & European Associations Congress UK, e para várias associações internacionais sendo responsável pela selecção do próximo destino a receber o congresso. Ainda em 2013, a empresa foi fundadora e nomeada para gerir a Secretaria-Geral do Clube de Embaixadores de Cascais e Costa do Estoril (CECE), onde em associação com o Clube, já captaram eventos para o destino a terem lugar entre 2014 e 2016, com um impacto económico directo de cerca de 47 milhões de euros”.

Forum D’Ideias

“Desde 2000, a European School of Haematology (ESH) confiou à empresa mais de 60 congressos dos quais captaram 29 para Portugal. Ganharam o mais prestigiado congresso da ESH sobre a leucemia mieloide crónica para 2013, tendo chegado aos 545 participantes, um número nunca atingido nas últimas 15 edições. As bolsas para jovens cientistas foi aumentada em quase 50%. Uma vez mais a confiança depositada em nós originou a confirmação para 2014 de mais dois congressos para Portugal”.

Leading

“Depois de em 2012, ter atingido a sua maior quota de mercado nos grandes congressos internacionais em Lisboa, consolidou o seu posicionamento mantendo a aposta no mercado associativo internacional durante 2013. Organizou congressos internacionais em Lisboa, Estoril, Vilamoura e Porto e efectuou viagens de promoção à Republica Checa, Espanha, e França. Apresentou candidaturas com associações nacionais, cujos resultados se começam a materializar, tendo sido confirmados 2 novos congressos internacionais em 2015 e 2016. Em parceria com a AIM, candidatou Portugal à organização da Reunião Anual da mais importante associação internacional do sector de congressos confirmando a sua realização em 2015. Em 2013, internacionalizou-se, tendo sido seleccionada para organizar o maior congresso da área da saúde em Angola (cerca de 2.000 participantes). Como resultado, pretende aumentar a sua presença neste mercado”.

Mundiconvenius

“Para a Mundiconvenius, 2013 ficou marcado pela forte captação de grandes eventos internacionais, reforçando o seu contributo no posicionamento mundial de Lisboa como “cidade de congressos”. Entre eles estão o prestigiado congresso da EBC (700 participantes – Maio 2015); do ESC (2 mil participantes – Maio 2014); e do ESHRE (10 mil participantes – Junho 2015). Com quase 20 anos de experiência, conta com uma equipa altamente qualificada e parâmetros de qualidade que a colocam ao nível dos melhores PCOs internacionais”.

Skyros

“Fundada em 1987, é o PCO mais antigo do país. Começou como uma microempresa e pouco a pouco foi traçando a sua rota, tendo como pilares o seu profissionalismo e transparência que cedo lhe valeram a fidelização de clientes durante mais de duas décadas. A conquista de novas tecnologias e desenvolvimento paulatino e estruturado da orgânica da nossa empresa continua a ser apanágio da nossa actividade. Somos uma empresa com rosto, proximidade e qualidade, e estes são os pilares em que assenta a nossa prática e que temos vindo a aprimorar há mais de duas décadas. Planos para o futuro? Não perder a identidade e antecipar sempre as necessidades do mercado para podermos manter-nos na vanguarda da tecnologia, acumulando know-how que faz toda a diferença no resultado final, não só do que a empresa é, mas também no que representa. Explorar novos mercados, aceitar novos desafios, utilizar novos métodos é um caminho que continuamos a percorrer conscientes do seu valor e importância”.

The House of Events

“O grande desafio da THE em 2013 foi de adaptação a um mercado mais competitivo e global, onde é evidente a concentração de negócio em grandes grupos internacionais. Sentimos a tendência para redução do número de participantes, necessidade de controlo de custos e um esforço acrescido para angariar apoios e patrocínios. Coorganizámos eventos associativos e corporativos em todo o País, incluindo a Madeira e Açores, cumprimos objectivos expectativas e promessas, contribuímos para a criação de valor junto de participantes, promotores e stakeholders. Continuámos a desenvolver e implementar boas-práticas, com uma gestão transparente e racional dos recursos, segundo princípios de ética empresarial e sustentabilidade da classe dos organizadores de congressos (PCO’s) no sector.”

Melhor Espaço de Eventos

Convento do Beato

“Edifício histórico construído em finais do séc. XVI, recuperado como espaço para eventos após classificação de “ Património de Interesse Público” em 1984 e com uma óptima localização, acesso e excelentes infraestruturas o Convento do Beato é um dos Espaços mais procurados na Península Ibérica para a realização de Congressos, Seminários, Exposições, Espectáculos, Lançamentos de Produto, Jantares de Gala, Casamentos, etc. Com efeito, o Convento do Beato é passagem de mais de 60.000 pax/ano. Desde 1999 até 2013 realizam-se em média 80 eventos/ano, com cerca de 160 dias de ocupação/ano. Sendo que todos os eventos aqui realizados são da maior importância para nós, poderemos no entanto destacar: 2012 – Lançamento em Portugal do Mundial de Futebol 2014 e empresas de vários sectores de actividade nacionais e estrangeiras 2013 – Jantar de Gala da Convenção Internacional do Rotary Club e Exposição Internacional da Cartier”.

Fundação Serralves

“Situada num lugar central da cidade do Porto, classificado como Monumento Nacional em 2012, a Fundação de Serralves tem cultura, arte, arquitectura para dinamizar o seu evento.Aqui encontra espaços com características únicas, onde a natureza e a contemporaneidade se cruzam, proporcionando ambientes exclusivos e versáteis para acolher diversos tipos de eventos. Serralves propõe ainda parceiros de excelência para os serviços técnicos e complementares à organização de cada evento. Dada a proximidade institucional com Fundadores e Mecenas, os nossos clientes apresentam-se como as grandes empresas de diversos sectores como a banca, telecomunicação, energia, farmacêuticas, entre outros relevantes”.

Meo Arena

“Espaço de referência para a realização de eventos. Nos seus quinze anos de actividade, recebeu mais de 6,8 milhões de visitantes de todo o mundo, em mais de 1800 eventos de todas as tipologias.

Em 2013, o MEO Arena recebeu cerca de 70 eventos – um evento a cada 5 dias – dos quais destacamos, o SISAB; a feira In Beauty e a Convenção Internacional do Movimento Rotário que recebeu 30 mil pessoas de 163 países e que ocupou todos os espaços do MEO Arena em simultâneo – Sala MEO Arena, Sala Tejo e Centro de Negócios.No segmento de espetáculos de público, 2013 trouxe ao MEO Arena as melhores tournées: Justin Bieber, One Direction e Bruno Mars foram alguns dos galácticos artistas que nos visitaram prometendo voltar”.

Montes Claros – The Lisbon Secret Spot

“Depois de ter sido alvo de uma requalificação, este espaço nobre e emblemático da cidade, foi devolvido a Lisboa, com a criação de um espaço único para eventos. A versatilidade do espaço, o equipamento, a centralidade e a envolvência no parque de Monsanto fazem de Montes Claros um único Lisbon Secret Spot. Recebemos cerca de 9000 pessoas no último trimestre de 2013 e realizaram, ao longo do ano, eventos com mais de 100 empresas, com uma grande implementação na área Trade. Montes Claros foi palco dos prémios Marketeer, O Excellence Economy, Boa Cama e Boa Mesa, Arraial Caras, UEFA elite Refery, entre muitos eventos”.

Palácio da Bolsa

“O Palácio da Bolsa é uma das âncoras do movimento turístico, de lazer e negócios, da Região. É um local incontornável na organização de eventos no Porto. Os seus espaços conjugam a austeridade da arquitectura neoclássica com a sedução de técnicas e suportes artísticos monumentais, o que confere a cada realização um toque único de classe e notoriedade. Ao longo da sua história, a Bolsa tem sido palco de eventos de grande relevo e projecção internacional, como recepções oficiais, festas, congressos ou exposições.”

Pátio da Galé

“O Pátio da Galé é um espaço incomparável em Portugal, localizado no Terreiro do Paço, que concilia a História e um conceito trendy com uma arquitectura única, equilibrada e grandiosa, palco de iniciativas corporativas e particulares. A versatilidade do espaço tem permitido uma ocupação dinâmica e quotidiana, com uma média de quatro eventos por mês, sendo considerado o palco de eleição para a realização das iniciativas mais marcantes da capital portuguesa, como a ModaLisboa ou o evento gastronómico de referência ‘Peixe em Lisboa’”.

Praça de Touros do Campo Pequeno

Informação ainda não disponibilizada

Melhor Espaço para Congressos

Alfândega do Porto

“Em 2013, o Centro de Congressos da Alfândega quase duplicou os eventos recebidos relativamente ao ano anterior, recebendo mais de 260.000 participantes nos vários eventos corporativos, científicos, culturais e comerciais que ocorreram nos seus espaços. O nível de satisfação dos clientes em 2013 ronda os 91%, valores provenientes de uma análise cuidada dos inquéritos preenchidos pelos clientes, no âmbito da Certificação que o CCA obtém desde 2012. Ganhou pela quarta vez o título de Melhor Espaço para Eventos e Congressos de Grande Dimensão na Gala dos Eventos, organizado pela ExpoEventos”.

Centro de Congressos de Braga

Informação ainda não disponibilizada

Centro de Congressos de Lisboa

“Centro de Congressos de Lisboa é um espaço polivalente com uma área de 29000m2, que acolhe todos os tipos de eventos até 8000 pax. É reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade das instalações e profissionalismo da sua equipa, conforme comprova o sucessivo retorno dos clientes nacionais e internacionais. Desde a sua abertura o CCL mantém um papel de liderança na promoção de Lisboa como destino de eventos internacionais, tendo sido fundador do GICOL, que deu origem à ATL. O CCL é certificado nacional e internacionalmente: ISO 9001, AIPC, PCMA e MeetingMatrix Quality Standards”

Centro de Congressos do Estoril

“Inaugurado em 2001, vencedor do “Prémio de Excelência em Inovação e de Qualidade de Arquitectura” e “Melhor Desenvolvimento de Turismo”, o Centro de Congressos do Estoril foi projectado para áreas com uma vasta flexibilidade de uso, permitindo acolher todo o tipo de eventos e várias actividades em simultâneo, como foi o caso em 2013 dos mediáticos International & European Associations Congress , Cisco Expo, Conferências do Estoril, Fisher Scientific e Greenfest. O CCE é o único espaço certificado em Portugal como Green Venue (Silver Certification da EarthCheck ) pelas suas boas práticas ambientais e compromisso de negócio sustentável , tendo lançado o inovador “Guia Prático para um Green Event”, que mereceu destaque do programa “Economia Verde” –SIC”.

Centro de Congressos do Tivoli Marina Vilamoura

“Abraçado pela emblemática marina e pela praia, o Tivoli Marina Vilamoura, é um marco do turismo de luxo do Algarve. Palco de inúmeros eventos, reuniões e lançamento de produtos, o centro de congressos oferece 17 salas e tem capacidade para 3200 pessoas em simultâneo, recebendo todos os anos alguns dos mais importantes congressos realizados em Portugal. Também as facilidades do hotel, como os vários restaurantes e bares, o Purobeach e o Angsana Spa by Banyan Tree, fazem dele um espaço de eleição para congressos nacionais e internacionais”.

Centro Cultural de Belém

“O Centro de Reuniões do CCB concretizou ao longo destes 20 anos de actividade, milhares de eventos, desde congressos, seminários, workshops, lançamento de produtos, etc. 2013, foi porém um ano em que a qualidade da equipa e dos serviços foi determinante para que encerrássem com balanço positivo, ultrapassando os objectivos quer ao nível da facturação quer do número de eventos e participantes. Em 2013, acolheu a Gala 20 Anos TVI; a Gala SPA/RTP Prémio Autores 2013; o XXXIII Congresso Nacional de Cirurgia; o Vodafone Rally Portugal 2013, a Feira: Vinhos do Alentejo em Lisboa; o Congresso Ordem dos Economistas, o Lançamento Oficial do 8º Programa Quadro Comunitário para a Investigação e Inovação Horizonte 2020 e Encontro de Quadros Grupo Jerónimo Martins”.

Myriad Cristal Center

“Novo espaço da SANA Hotels que oferece à cidade de Lisboa uma nova oportunidade de trazer eventos desde pequena dimensão até eventos de grande escala a nível nacional e internacional. Já foi palco de grandes eventos nacionais como a Gala da Superbrands, a cerimónia de entrega de prémios da revista Máxima com a entrega do prémio “Mulher de Negócios 2012” e o evento de turismo Salão de Viagens e Negócios organizado pela agência Travelstore. A sua arquitectura moderna e multifuncional permite a entrada de luz natural em todas as suas salas de reunião que estão também munidas de equipamentos audiovisuais de última geração”.

Melhor Empresa de Animação Turística

Big Time

“A Big Time, empresa de incentivos que este ano conquistou oito novos clientes, teve durante 2013, concebido e organizado eventos vocacionados para o público externo com uma participação média de 80 pessoas. Encontros de colaboradores e viagens de incentivos têm sido as grandes apostas. Esta empresa tem sido procurada essencialmente para actividades que incrementem níveis de motivação dos colaboradores e, a um outro nível, potenciem a unidade das equipas de trabalho e premeiem as equipas que se destacaram. A Big Time enfrenta o desafio de estar sempre a inovar nos programas que oferece, nunca descurando a componente ambiental. Está numa lógica de fornecedor/consultor ao lado das empresas para desenhar a oferta mais adequada a cada uma”.

Equinócio

“A empresa reforçou parcerias com empresas de Formação e Recursos Humanos e Organização de Eventos, com quem assumimos um relacionamento comercial baseado na confiança e na estratégia win-win. Investimos na criação de programas corporativos com inovação de conceito e equipamento: Movie Making, Wacky Races e Survive the Wild. Solidificámos ofertas clássicas como a Missão Impossível e Jogos sem Fronteiras. Mantemos a postura de personalização dos programas e a capacidade de resposta a diferentes dimensões de eventos”.

Futurismo

“Em 2013, registou o seu melhor ano de sempre na exploração de actividade de animação turística, nos Açores. A empresa operou 365 dias por ano; envolvendo mais de 6 dezenas de colaboradores na época alta e 27 500 turistas em todas as actividades. A Futurismo cresceu na ordem dos 30% em relação a 2012. Este progresso resultou na aposta em inovação, como base do seu planeamento estratégico, para contornar a crise. Foram adquiridos equipamentos diferenciadores e que marcam a oferta na observação de baleias e golfinhos pela qualidade e criados novos programas. Whale Watching, natação com golfinhos, passeios pedestres, jipe safaris, van tours, excursões temáticas, programas mistos envolvendo mar e terra, observação de pássaros, geoturismo, canoagem, bicicletas, incentivos para grupos e mergulho são as principais ofertas da empresa nas ilhas de São Miguel, Pico, Faial, São Jorge e Terceira”.

Picos de Aventura

“A Picos de Aventura destaca-se no mercado pela realização de actividades de animação turística baseadas na criatividade, singularidade e enquadramento paisagístico de excelência. Como tal, o objectivo principal é satisfazer os desejos dos clientes e superar as suas expectativas, proporcionando momentos de boa disposição.

Em 2013, a equipa profissional e experiente trabalhou e excedeu os seus objectivos, cativando mais clientes nacionais, alemães, dinamarqueses e franceses. A Picos de Aventura distingue-se na organização de grupos e viagens de Incentivo, cada vez mais procuradas no Destino Açores”.

Portugal Green Walks

“Com um crescimento de 55% face a 2012, 2013 foi um ano fantástico para a Portugal Green Walks, fruto duma clara aposta de captação de clientes no mercado internacional.

Com um conhecimento profundo dos recursos turísticos da região Norte, a Portugal Green Walks têm-se vindo a afirmar como uma empresa especializada em rotas culturais, passeios pedestres e gastronomia e vendo reconhecida internacionalmente a sua mais-valia enquanto interlocutor privilegiado na concepção de programas criativos e diferenciados na região do Porto e Norte”.

 

Vertente Natural

“A Vertente Natural é uma empresa de Animação Turística que tem como principal orientação o Turismo Activo em todas as suas vertentes, quer seja direccionado ao indivíduo ou empresa. Estamos presentes no mercado desde 2004. Com provas dadas ao nível da inovação, segurança e qualidade nos serviços prestados aos nossos clientes temos vindo a crescer num mercado cada vez mais exigente onde consideramos que a diferenciação positiva se faz de diversas e dinâmicas formas. Em 2013, abrimos uma filial na ilha da Madeira, renovamos e implantamos novos produtos como o Coasteering. Captamos novos mercados, essencialmente no centro e norte da Europa. Centenas de pessoas e empresas já nos conhecem e repetem-nos. Conhecemos bem cada cliente e privilegiamos sempre o contacto personalizado com cada um, pois para nós na Vertente Natural cada cliente é único”.

Melhor Agência Corporate

Abreu

“A Abreu Corporate oferece uma consultoria assente no rigor, na transparência, na adequação dos vários serviços ao perfil do cliente, numa gestão orçamental disciplinada – tudo confluindo em políticas de viagem relevantes, porque competitivas. A selecção dos fornecedores segue os mesmos pressupostos, sendo de assinalar ainda a integração de facturação em ERP e a consistência da informação de reporte. Acresce, neste contexto, a parceria com a ATPI – referência mundial entre as consultoras Corporate – para os mercados de Portugal, Espanha e Angola”.

Alive

“A Alive Travel sendo um projecto jovem, conta com um vasto leque de profissionais com larga experiência no sector de corporate travel. A Alive hoje é uma referência no mercado ibérico e PALOP tendo à sua disposição tecnologia de vanguarda e ferramentas de gestão e consultoria de ponta no setor das viagens corporativas. A Alive representa uma das maiores TMC’s a nível mundial – FCm Travel Solutions – em Portugal, Espanha, Angola e Moçambique; locais onde está presente com escritórios próprios”.

Carlson Wagonlit Portugal

São vários os pontos que marcaram a CWT Portugal no último ano: a implementação e gestão de contas para Angola e Moçambique; o posicionamento de TMC, com foco no negócio corporate e CWT M&E, e o fecho das agências de lazer. Foi criada uma equipa dedicada à Farmacêutica (CWT Pharma); lançado o CWT To Go aplicação para Windows e Blackberry, e a eleição de ‘World’s Leading Business Travel Agency 2013’, pela a World Travel Awards. De frisar, também, a criação do Emergency Center Worldwide, que permite o tracking de todos os passageiros CWT a nível mundial; e a actuação em caso de repatriamentos, alternativas, reencaminhamentos, etc.

Cosmos

“A Cosmos – Viagens e Turismo, S.A., foi criada em 1986, integra atualmente o grupo Controlinveste, ocupando desde logo um espaço de destaque no sector de agências de viagens, especializadas em desporto, negócios, incentivos e congressos.

No universo empresarial, a Cosmos assume papel de destaque na área do Corporate and Business Travel, com um volume de negócios em 2012 de cerca de 40 milhões de euros, sendo uma das agências de viagens líder nesta área específica de negócio a nível nacional.

Neste momento a Cosmos está presente em Portugal, Espanha e Angola, com planos de expansão para mercados emergentes.

O percurso que traçamos permitiu-nos adquirir a experiência, profissionalismo, e idoneidade, essenciais para mantermos e consolidarmos a nossa posição e justificar o nosso crescimento e crescente quota de mercado nesta área específica de negócio.

Esta evolução identificou e tornou claro o nosso objectivo de associar à estrutura de negócio do nosso cliente, um modelo de gestão coerente com uma política de viagens bem definida, reduzindo os gastos em viagens e optimizando a relação qualidade – preço”.

GeoStar

“A GeoStar é um dos principais operadores de viagens em Portugal, sendo participada a 50% pelos Grupos RAR e Sonae. Com um volume de negócios de 150 milhões de euros e um total de 346 colaboradores, a GeoStar integra uma rede de 37 lojas, uma operação Internet (www.geostar.pt), dois Business Travel Centers, em Lisboa e no Porto e um escritório em Madrid. A área Corporate da GeoStar conta com uma equipa de 130 colaboradores orientados para programas de Redução de Custos, das empresas clientes, associados a elevados níveis de serviço. A contínua aposta em soluções integradas de gestão de viagens de negócios, aplicações Mobile e disponibilização de informação de forma interactiva, conduzem à fidelização e incremento da nossa carteira de clientes. Em 2013, oitenta e três novos clientes decidiram confiar-nos o seu orçamento de viagens, num volume aproximado de 9 M€ de novo negócio. Emitimos 168.451 bilhetes de avião, reservámos 183.451 noites de Hotel e 45.226 dias de aluguer de viaturas”.

TopAtlântico

Com uma imagem e credibilidade consolidadas no mercado, a TopAtlântico tem vindo a reforçar a sua presença junto do tecido Empresarial Português, sendo hoje reconhecidamente uma das marcas lideres nesse sector. Com um serviço pensado para servir empresas e instituições, das mais variadas dimensões, um forte investimento em plataformas electrónicas de reserva e gestão, como o MyBooking, criado para responder às necessidades específicas de cada Empresa , a agência assume o conhecimento acumulado, alicerçado na solidez e dinamismo do Grupo Espírito Santo Viagens tendo o passado ano sido marcado pela expansão da presença em Africa, com o reforços dos escritórios próprios de Angola e Moçambique. O objectivo é uma correcta e eficaz ‘Gestão de Viagens’, atendendo a requisitos como o serviço personalizado e de qualidade, controlo de custos simples, transparente e adaptado às necessidades.

Travelstore

“Consolidação da internacionalização da empresa com a abertura em Moçambique e o crescimento sustentado em Angola; Consolidação da filial Mobeetrip em Espanha e Portugal; Aumento dos resultados em Portugal; Confirmação do estatuto de PME Excelência; Desenvolvimento de projecto tecnológico pioneiro para o cliente EDP; Consolidação do Salão das Viagens de Negócio, promovido pela Travelstore American Express; Iniciativa “TSWeCare” para a motivação dos colaboradores; Vários recrutamentos de colaboradores realizado; e 98% de taxa de fidelização de colaboradores”.

Melhor Site Operador

lusanovatours.pt

“O ano de 2013 foi de crescimento para a Lusanova, com um aumento percentual global significativo tendo para isso contribuído todos os sectores da empresa que tiveram uma subida acima das expectativas. Para este facto muito contribuiu o mercado Brasileiro, onde a Lusanova é hoje um dos Operadores de referência com escritórios próprios em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife  e correspondentes nos restantes estados. Também houve crescimento nos  mercados de Médio Oriente  e Países Africanos de Expressão Portuguesa que durante o ano passado começaram a dar resposta  ao investimento realizado na prospecção dos mesmos. Notou-se também uma subida no Corporate com entrada de novas contas   e no Lazer com o aumento da procura nos produtos de longa distância e qualidade,  o que  ajudou  a ultrapassar os objectivos  inicialmente  previstos. Foi também o ano em que recebemos o prémio de PME  Excelência, referente ao nosso desempenho durante 2012”.

nortravel.pt

“O Site da Nortravel foi desde sempre e continua a ser ainda hoje um site direccionado para as necessidades práticas do agente de viagens, embora tenha outras aéreas interessantes como, por exemplo, a institucional. Trata-se de um site intuitivo e particularmente eficaz como ferramenta de trabalho. Prova disso é o facto de, quando ainda alguns operadores pouco mais tinham que um site bonito, já a Nortravel recebia mais de 80% das reservas pelo sistema online. A sua interactividade permite que hoje as reservas feitas no online supere largamente os 90% da totalidade das vendas da Nortravel. Provavelmente é o record em operadores tradicionais”.

solferias.pt

“Em termos de novas tecnologias, apostou na aplicação mobile do seu site e melhorou a sua exposição promocional, com a disponibilização on-line simultânea de produto de montra (com preços indicativos) e com promoções detalhadas, ambas com a possibilidade de serem personalizadas por cada Agência. Em termos de reservas on-line, exclusivas para as Agências de Viagens, melhorou os seus serviços com a introdução de confirmações com emissão automática. O somatório das suas apostas e dos seus resultados positivos, alicerçados numa forte equipa, trouxe o devido reconhecimento ao ter sido agraciado, pela segunda vez, com o prémio Publituris para Melhor Operador Turístico”.

soltropico.pt

“A Soltrópico, SA é um operador turístico com 20 anos de actividade que, desde início, se afirmou como uma alternativa inovadora e sustentada na elaboração de pacotes turísticos em Portugal. Em 2013, a Soltrópico reforçou a sua posição nos seus destinos-chave, consolidando as operações em Cabo Verde, Brasil, São Tomé, Marrocos, Açores e Madeira. O operador dinamizou a sua responsabilidade social, tendo lançado a campanha dos Mealheiros Solidários em Cabo Verde. Trabalhando a proximidade junto dos agentes de viagem, a Soltrópico realizou roadshows, acções de formação temáticas, promoveu várias fam-trips e levou duas centenas de profissionais ao Alentejo”.

viajartours.pt

“2013 foi para o Viajar Tours um ano de consolidação e crescimento no número de passageiros transportados, assim como na presença junto do Trade. Somos actualmente o Operador Turístico com maior produção nacional nos destinos de Saïdia, Creta, Antalya, Almeria (novidade 2013), e Tunísia, o que nos permite a projecção de mais destinos em 2014.Na componente online existiram avanços consideráveis. Mais de 5,7 milhões de visualizações no nosso site e a evolução no motor de reservas, permitindo que quase 98% das reservas de produtos próprios fosse realizada através deste canal.Fomos ainda nomeados nos Portugal Trade Awards, na categoria ‘Melhor Site Operador Turístico’”.

Melhor Porto Recreio/Marina

Marina de Cascais

“Localizada no que muitos consideram a Riviera Portuguesa, na Costa do Estoril e Cascais , a Marina de Cascais é , pelo projecto, o cenário ideal para eventos internacionais. Com 650 postos de amarrações, a marina possui restaurantes, serviços náuticos , entre outros. São mais de 20.000 m2 em espaços amplos e versáteis, facilmente adaptáveis às necessidades e características de cada evento, No passado , já recebeu grande competições, das quais se destacam : America’s Cup World Series Cascais 2011, o Campeonato do Mundo de Vela ISAF 2007, o Campeonato da Europa de 49ers, Regata QuebraMar, Cowes-Cascais, Volta a Portugal à Vela, Portugal Match Cup, Troféu Sua Majestade o Rei D. Juan Carlos I e Audi MedCup”.

Marina do Funchal

Informação ainda não disponibilizada

Marina da Horta

“A Marina da Horta é a mais importante dos Açores e constitui-se no quarto porto de recreio náutico mais procurado em todo o mundo por velejadores envolvidos em travessias oceânicas de mar alto. A sua localização geográfica torna-a em ponto de escala obrigatória para iates em viagem das Américas para a Europa, mas quem a frequenta enamora-se pelo cenário da enseada da Horta (incluída no restrito “Clube das Mais Belas Baías do Mundo”), pela vista para a montanha do Pico (2351 m) e pelo acolhimento e simpatia dos habitantes locais. Depois… depois há, ainda, as pinturas nas muralhas dos cais, as regatas internacionais e o mítico Peter – Café Sport, eleito em 2009 como o melhor bar do mundo para navegadores”.

Marina de Lagos

“Distinções como o Euromarina Anchor Award, a Bandeira Azul da Europa, as 5 Âncoras de Ouro do Gold Anchor Award, e com 5 estrelas Blue Star Marina, entregues pelo IMCI, tornaram-na na marina mais premiada em Portugal e certificam a sua excepcional qualidade, ao corresponder aos exigentes critérios de serviço náutico, segurança, protecção ambiental, higiene, disponibilidade de equipamentos de lazer, alimentação e serviços e apresentação, entre outros. Localizada na Baía de Lagos, está situada junto ao centro histórico da cidade berço dos Descobrimentos Portugueses, beneficiando da sua localização estratégica para paragem nas rotas internacionais ao longo do mediterrâneo, Açores, Madeira, Cabo Verde e Caraíbas”.

Marina de Portimão

“Rodeada pelas mais famosas e bonitas praias da Europa, a Marina de Portimão, assume uma posição de líder português, como destino preferencial de Mega-Iates. Com 620 postos de amarração até 50 m, dispõe de um Estaleiro com 30.000 m2, travel lift com capacidade até 300 tons e catamarans até 9 m de boca e todos os serviços de reparação. Num Condomínio de luxo com Praia Exclusiva, Hotel, Restaurantes, Lojas, Bares e magnífica Piscina Oceânica, possui vigilância e estacionamento privativo. Distinguida como PME Excelência, aguarda a sua classificação no programa de mérito “ Gold Anchor award””.

Marina de Vilamoura

“A Marina de Vilamoura faz 40 anos, marcados por constante inovação. É a maior do país, com condições de segurança únicas e estruturas modernas que não deixam adivinhar a sua idade. Com uma oferta comercial deslumbrante, é palco de grandes eventos, como o Rally de Portugal, o Classic Cars e Torneios Internacionais de Vela. Da promoção externa resulta um público cada vez mais internacional e uma satisfação de clientes de 96%. Esta excelência levou a distinções, como a Certificação Internacional ISO 14001 e 9001 (ambiente e qualidade), as 5 Âncoras Douradas da YHA, a Bandeira Azul e o Prémio Publituris de Melhor Marina”.

Tróia Marina

“Com capacidade para 184 embarcações, dispõe de restaurantes, esplanadas e diversas lojas. Só durante o Verão de 2013, recebeu mais de 500 embarcações e apresentou uma taxa de ocupação média de 75%. Integra a lista de marinas em Portugal com Bandeira Azul, o que implica o cumprimento de um conjunto de rigorosos critérios ambientais, e dispõe de um Código de Conduta criado para sensibilizar os utentes sobre o comportamento a adoptar no caso de avistarem roazes do Sado. Entre as iniciativas organizadas em 2013 pela marina, destaque para as Regatas do Sado, em que participaram 75 veleiros e 500 velejadores, e para o Tróia Portugal Match Cup, uma prova internacional que trouxe ao Rio Sado alguns dos melhores skippers do Mundo”.

Melhor Hotel Independente

Carmo’s Boutique Hotel

“Pequeno hotel de luxo em ambiente rural situado no coração do Minho, em Ponte de Lima. No ano de 2013, o Carmo’s foi considerado pela Condé Nast Traveller USA como um dos Melhores Novos Hotéis no Mundo, a Fodor’s Travel Intelligence USA destacou o Carmo’s como uma das “8 reasons to go to Portugal now” e o hotel foi também premiado com uma das “Chaves de Ouro” do Guia “Boa cama Boa Mesa” – Expresso. Foi referenciado em diversas publicações nacionais e internacionais como um hotel de “luxo emocional”, “muito romântico”, com uma “atmosfera aconchegante e chic com o conceito de ‘home away from home’ “, “glamorosamente decorado num estilo que apela autenticamente ao surrealismo”.

Palácio Estoril Hotel

“Oitenta e três anos depois da sua abertura, o Palácio Estoril Hotel é um exemplo singular de resistência aos tempos modernos, permanecendo intocável nas suas características de grande Palace situado num local privilegiado – ainda há poucos pelo mundo e menos são os que mantém, além da sua beleza, um serviço irrepreensível, uma manutenção constante, uma actualização adequada. Porque tudo isso é um facto no Hotel Palácio Estoril, este Grand Hotel permanece um dos últimos lugares de culto em Portugal e raro na Europa. Em 2013 o Palácio recebeu uma distinção da Expedia como um dos 5 melhores Hotéis de Portugal, o “Certificate of Excellence” da Tripadvisor e da Booking.com”.

Quinta da Casa Branca

“Neste ano que marcou o seu 15 º aniversário, a Quinta da Casa Branca manteve o foco na excelência do seu serviço, na manutenção dos seus exuberantes jardins e no permanente reinvestimento nas suas instalações. 2013 foi ano recorde em termos de dormidas e clientes e permitiu arrecadar o prémio de “Mediterranean’s Leading Boutique Hotel” nos World Travel Awards, seguindo-se dois prémios “Travellers’ Choice” do TripAdvisor – nas categorias “Top 25 Hotels for Romance – Portugal” e “Top 25 Luxury Hotels in Portugal” e um certificado “Quality Selection 2013” da HolidayCheck. Irá receber, ainda, em Maio próximo, um “Tui UK Gold Award” referente ao ano 2013, o qual também se baseia exclusivamente nos comentários dos clientes”.

Rio do Prado

“O Rio do Prado apostou a sério na sustentabilidade e afirmou em Portugal um conceito de turismo muito inovador. Com 15 suites todas semi-enterradas, um restaurante de tapas e slow food, um black spa que oferece terapias de relaxamento com uma float room, sauna, banho turco e sala de massagens, um auditório para grupos e uma estufa muito original feita em ferro e vidro onde é possível combinar plantas e eventos, o projecto mereceu logo ao fim de 8 meses de vida o mais ambicionado prémio da hotelaria portuguesa: a chave de Platina 2013. É membro integrante da Condé Nast Joahansen’s e ao fim de 2 meses foi nomeado um dos 3 finalistas europeus dos prémios anuais desta organização na categoria de Best Sustainable and Social Responsability. Foi escolha do editor da prestigiada Wallpaper em Julho de 2013, da Le Miami, da Condé Nast Traveller ou de jornais estrangeiros como o holandês Die Telegraf”.

The Yeatman

“Com a melhor vista sobre o Porto, o The Yeatman é um hotel vínico de luxo, que se assume como embaixador de vinho no destino Porto, tendo vindo a ser distinguido nacional e internacionalmente. O hotel conta com a maior coleção de vinhos Portugueses de 75 parceiros vínicos e com uma garrafeira premiada com mais de 26.000 garrafas, distribuídas por mais de 1.300 referências distintas. O The Yeatman oferece um Wine Bar com 82 vinhos a copo, um restaurante galardoado com uma estrela Michelin, que privilegia as harmonizações enogastronómicas e ainda um Spa Caudalie, com tratamentos de vinoterapia”.

Vidago Palace

“Inserido num generoso e vasto Parque Natural, este Hotel centenário reabriu em 2010, com uma identidade reforçada e assente em elevados padrões de serviço, luxo e conforto. Sob a insígnia The Leading Hotels of The World, o edifício principal – da autoria do arquitecto Álvaro Siza Vieira -, dispõe de 70 quartos e suites, um esplendoroso SPA Termal e um magnífico campo de golfe com 18 buracos. Os ambientes interiores revelam elegância e são da responsabilidade do Arq. Diogo Rosa Lã e José Pedro Vieira. Profundamente enraizado na memória colectiva de várias gerações, tem sido distinguido nos últimos anos a nível nacional e internacional com prémios de elevado prestígio – o 2014 Condé Nast Johansens Awards – Best New or Back on The Scene ou o Seven Star Global Luxury Awards 2013 são disso exemplo”.

Vila Joya

“O destaque alcançado pelo Vila Joya é fruto de mais de 30 anos de trabalho árduo, realizado por uma empresa que nunca se permitiu desviar do caminho originalmente traçado por seus proprietários. Esse caminho é o da busca constante da excelência e da oferta de um ambiente único, acolhedor e particular, para colaboradores e clientes. Essa dedicação expressa-se em prémios e distinções e, principalmente em clientes que retornam ao hotel ano após ano e na atracão de novos clientes e mercados. Na restauração, destaca-se a manutenção, pelo 14º ano consecutivo, das duas estrelas Michelin alcançadas pelo Chef Koschina no ano de 1999 e presença como único restaurante português entre os 50 melhores restaurantes do mundo, ocupando a 37 posição da lista da Sampelegrino. Na hotelaria destaca-se a manutenção, pelo oitavo ano consecutivo do título de líder mundial no segmento dos Boutique Resort, pela World´s Travel Awards e, pela primeira vez, o prémio de melhor Boutique Hotel de Portugal, pela Publituris”

Melhor Site de Cadeia Hoteleira

Altis

“O Grupo Altis recebeu, ao longo de 2013, diversos prémios nacionais, entre os quais: Altis Belém Hotel (Chave D’Ouro do Boa Cama Boa Mesa 2013 e Choice Awards Top 25 luxury Hotels in Portugal do TripAdvisor), Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel (Garfo de Ouro do Boa Cama Boa Mesa 2013). O Tripadvisor distinguiu 5 hotéis do grupo Altis com o Certificado de Excelência 2013 Hotel Altis, Altis Suites, Altis Belém Hotel & Spa, Altis Avenida Hotel e Altis Prime. Esta classificação máxima (grau 5). O Feitoria Restaurante & Wine Bar com uma estrela Michelin 2014 ( 3º ano consecutivo). O Grupo comemorou, em 2013, o 40 º Aniversário do Hotel Altis, alterando o nome para Altis Grand Hotel. Na sequência da parceria estratégica entre os Grupos Altis Hotels e Blue&Green (Amorim Turismo) foi lançado o programa de fidelização comum designado Attitude Card. No primeiro semestre de 2013, o grupo registou um crescimento nos resultados operacionais de 33%, face a 2012, um valor acima do que eram as previsões da cadeia para este período (11%)”.

Heritage

“2013 foi um ano de consolidação da nova versão do site que está online desde Dezembro de 2012. Esta actualização mais profunda assentou no design e na alteração da plataforma do gestor de conteúdos SiteFinity, que considerou o projecto um dos melhores através dela implementados. A nível de design apostou-se numa imagem mais moderna em termos de funcionalidades da internet, como a integração das redes sociais e do Click2Call. O site mobile foi igualmente reformulado. Apostou-se aqui numa versão mais light do site, dando igualmente importância à funcionalidade das reservas online”.

Pestana

“Em 2013, o Grupo Pestana continuou a sua estratégia de expansão e internacionalização com quatro novas aberturas no estrangeiro e uma em Portugal. O Pestana Miami, Pestana Barcelona, Pestana Cayo Coco, Pestana Casablanca e Pestana Colombos marcam a entrada em novos destinos de peso no sector do Turismo. Em 2013 o site teve quatro milhões de visitas e mais de 14 milhões de pageviews, ambos os indicadores com maior expressividade no Brasil e em Portugal onde o grupo tem o seu maior footprint. O pestana.com atingiu em 2013 o importante marco de mais de 12 milhões de euros em vendas, consolidando assim a tendência da última década. Nos últimos dez anos, o principal site do Grupo Pestana aumentou as suas receitas a uma taxa superior de 40% ao ano”.

Porto Bay

“Foi um ano importante! Prezamos muito o reconhecimento dos nossos clientes e, em 2013, assinalamos alguns recordes. Recebemos 36 prémios não só dos maiores auditores de viagens do mundo (ex. TripAdvisor e HolidayCheck) como dos maiores operadores turísticos europeus (ex. Thomas Cook, Tui). Alcançámos o maior nível de sempre em fidelização. Estamos a falar de 36% de clientes repetentes nos 6 hotéis da Madeira e 27% no Algarve, sobre uma taxa de ocupação média anual que chegou aos 90% e 64%, respectivamente. Finalmente, acabámos o ano com o lançamento do nosso novo website desktop e tablet, o qual respondeu logo com uma maior conversão, e estamos a ultimar o lançamento da versão mobile”.

Sana Hotels

Informação ainda não disponibilizada

Tivoli

“Com mais de 80 anos de existência, a Tivoli Hotels & Resorts mantém uma aposta contínua na inovação. Como uma das principais ferramentas de comunicação e venda da marca, a aposta no website tem sido constante, de forma a torná-lo o mais atractivo possível para o cliente e com uma navegação intuitiva. Trata-se de um portal, em seis línguas, com conteúdos para cada hotel, restaurante ou spa. Foi também criada uma versão mobile do site, para navegação em dispositivos móveis, de forma a acompanhar o cliente ao longo da sua viagem”.

Vila Galé

“O Grupo Vila Galé, detentor de 24 hotéis, encarou o ano de 2013 com optimismo e registou um crescimento positivo com uma receita total de 127 milhões de euros em Portugal e no Brasil. A estratégia online foi forte nos mercados prioritários, trazendo maior visibilidade e número de reservas para o Grupo. Foi também com muito orgulho que abriu a sua primeira unidade de cinco estrelas em Portugal, dando início à submarca Vila Galé Collection. Foram vários os prémios arrecadados, com especial destaque para o de “Melhor Cadeia Hoteleira”.

Melhor Turismo em Espaço Rural

Casas do Côro

“Em 2013, refizeram o website, criaram um micro site para smartphones e tablets e um novo sistema de reservas online no site e página do facebook. Iniciaram em Maio a execução do projecto no valor de 1,4 milhões de euros que inclui, entre outras coisas, 7 suites novas, um eco-friendly SPA e uma nova recepção. Participaram em 11 workshops do Turismo de Portugal na Europa e numa parceria com com mais três hotéis ( Vidago Palace, Quinta Nova e Hotel Teatro) para o mercado brasileiro apresentada em São Paulo. Com base nesta iniciativa e retorno obtido estabeleceram acordos para 2014 com outros tantos hotéis para os mercados inglês, francês, alemão e escandinávia. Receberam a distinção “Olimar Golden Wave Award 2014”. Paralelamente iniciaram uma parceria com os Enólogos Rui Roboredo Madeira e Dirk Niepoort e que permitiram entrar no segmento do Enoturismo com inúmeras atividades e programas”.

Herdade da Malhadinha

“A Herdade Malhadinha Nova é um projecto familiar iniciado em 1998 com a aquisição de uma propriedade no Alentejo profundo totalmente abandonada, a plantação da vinha, a construção da adega e a abertura da Malhadinha Nova Country House & Spa oferecem a quem nos visita sensações, momentos, experiências em torno do vinho, da gastronomia, num monte rural de traça alentejana, com alguma contemporaneidade. Na Malhadinha o limite é a imaginação!!”

Imani Country House

“A Imani Country House nasce, em 2011, e tem sido reconhecida enquanto turismo rural de alta qualidade. Em 2013, foi distinguida com “Melhor Turismo Rural ” nos Prémios Turismo do Alentejo e recebeu menção honrosa nos prémios Turismo de Portugal. Tivemos o reconhecimento internacional das mais importantes publicações, como uma referência na National Geographic Traveller, fomos sugestão da VOGUE USA e eleitos “Best New Hotels Under $300 – Hot List 2012” da Condé Nast Traveller USA. A preferência dos nossos hóspedes classifica-nos na Booking.com a Excepcional pontuação de 9.6”.

Fazenda Nova Country House

“Aberto em 2012, fica localizada em Santo Estevão, perto de Tavira. Tem 10 suites, cada uma com o seu terraço ou jardim. Nos últimos 12 meses têm atraído clientes de China, Rússia, do Hemisfério Sul e todos os países da Europa. Notavelmente, o nosso segundo maior grupo de visitantes é dos EUA e do Canadá. 60% dos nossos clientes estão em Portugal pela primeira vez. No ano passado, a Fazenda Nova recebeu várias distinções. Foi premiada com um “Fodor’s 100 Hotel Award 2013” na categoria “Home Suite Home”, da Conde Nast Traveller Hotlist 2013 (USA) e também na Conde Nast Traveller China Hotlist de 2013; votado pelo The Sunday Times como um dos ” Hottest Hotels of 2013 “; e tem sido destaque em muitos títulos internacionais de prestígio em todo o mundo , incluindo o New York Times, Vogue (EUA), Vogue (USA), Travel and Leisure (USA), Visão, Vogue portuguesa, Sábado, Up, The Guardian, The Financial Times, Conde Nast Traveller (UK), Elle Décor (France) e outras”.

Naturarte

“Em 2013, Naturarte, Turismo Rural em Vila Nova de Milfontes, apostou em estratégias para combater a sazonalidade e, simultaneamente, promover o desenvolvimento e emprego local. Assim, o aumento significativo de clientes ficou a dever-se à criação de parcerias regionais que complementam a qualidade e personalização da oferta de Naturarte com produtos inovadores: arte contemporânea com circulação em museus internacionais, equitação com acolhimento de cavalos e refeições gourmet, que permitiram novas ofertas para além da praia e Rota Vicentina”.

Solar Egas Moniz

“A missão do Solar Egas Moniz desde o primeiro dia é a de acolher o hóspede como um amigo e dar-lhe a conhecer o que de melhor a região Norte tem. E acreditamos que esse desígnio tem sido cumprido a avaliar pelos comentários dos hóspedes. A completar 1 ano de portas abertas, conta já com 50% de mercado externo. Todos os artigos são oriundos do Norte de Portugal e recheados de essência portuguesa: os lenços dos namorados, as camas de ferro antigas recuperadas, os vinhos verdes, a gastronomia local…pormenores de bom gosto um pouco por toda a casa envolvem-nos num projecto rico em corpo, mas acima de tudo, em alma”.

Melhor Autarquia

Braga

Braga foi considerada a terceira melhor cidade do país para viver, fazer negócios e atrair turistas. No ranking ‘Portugal City Brand 2014’, elaborado pela consultora internacional Bloom Consulting, só Lisboa e Porto ultrapassam a capital minhota. O município anunciou a intenção de candidatar a Semana Santa a Património Imaterial da Humanidade, daqui a três anos, o que a concretizar-se poderá o Turismo Religioso no destino

Grândola

Tem contribuído para a dinamização do território, nomeadamente do destino turístico Tróia, através de uma oferta cultural e de animação, da qual se destaca a acção “Fim de Ano Azul Numa das Mais Belas Baías do Mundo”. Foram mais de 20 mil as pessoas que passaram uma iniciativa organizada pelo troiaresort em parceria com os Municípios de Grândola e Setúbal – e assistiram ao maior fogo-de-artifício alguma vez visto no Estuário do Sado aumentou 7%, com um acréscimo das receitas de 57%, face a 2012.

Lisboa

Lisboa foi considerada o Melhor Destino para City Breaks a nível europeu pelos World Travel Awards em 2013. As características únicas da capital portuguesa têm apaixonado turistas dos mais diversos cantos do mundo, que encontram em Lisboa um destino com uma vasta oferta cultural, histórica, gastronómica e com o sol e praia ali ao pé. Lisboa foi também destacada, num universo de 565 cidades, como o melhor destino na categoria de ‘city trips’, com o prémio HolidayCheck Destination Award 2013 e é também a 40ª cidade mais reputada no top 100 mundial, elaborado pelo Reputation Institute. Segundo o City Rep Trak 2013, o índice de Lisboa situou-se nos 67,8 pontos resultado semelhante ao e Washington e Orlando, nos EUA; Milão, em Itália; Perth, na Austrália; e Berlim na Alemanha. Já em 2014 foi considerada pela CNN como a capital mais ‘cool’ da Europa.

Loulé

Concelho com forte presença da actividade turística. É aqui que se situam resorts turísticos de excelência reconhecidos pela sua qualidade em todo o mundo, assim como campos de golfe; a Marina de Vilamoura com os seus sofisticados empreendimentos turísticos; as luxuosas estâncias de férias, bem como as extensas áreas naturais de pinhal, sapal e dunas incluídas no Parque Natural da Ria Formosa.

Ourém

Município que acolhe Fátima, local que atrai 4 milhões de turistas por ano, tem dado o seu contributo para o desenvolvimento do Turismo Religioso, de que é exemplo a assinatura de um acordo de geminação com a cidade de Lourdes. A cooperação poderá beneficiar de apoios financeiros da União Europeia que permitam criar uma plataforma comum de promoção internacional em mercados estratégicos”.

Porto

A cidade está na moda pelo seu glamour e elegância, mas também pela história e cultura que oferece. As variadas experiências com que brinda quem a visita, deixam nos turistas momentos inesquecíveis e despertam a vontade de regressar. Em 2012, o Porto foi eleito “Best European Destination pela European Consumers Choice e em 2014 voltou a ser eleito entre outras 19 cidades a concurso. No ano passado foi também considerado o 28º melhor sítio para visitar num ranking de 46 destinos divulgado pelo diário The New York Times.

Vila Real de Santo António

Em 2013, criou a primeira eurocidade no sul da Península Ibérica com Aymonte que permite acesso a linhas de financiamento comunitário para ações conjuntas, seja no âmbito do turismo, da cultura ou do desporto, por exemplo. Tem um complexo desportivo que atrai hoje várias equipas europeias de alto nível para estágios. Acolheu novamente o Mundialito de Futebol que contou com a participação de 4.000 crianças de 54 nacionalidades e de 200 equipas vindas dos quatro cantos do mundo.

Sobre o autorCarina Monteiro

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Nortravel lança “Descontos de Primavera” com reduções em 58 circuitos

A campanha da Nortravel é válida para reservas realizadas até quarta-feira, 3 de abril, e destina-se a viagens que decorram entre abril e outubro de 2024, incluindo um total de 58 circuitos exclusivos do operador turístico para o verão.

A Nortravel lançou uma nova promoção para assinalar a chegada da Primavera e propõe reduções de 50 ou 100 euros por pessoa em 58 circuitos que incluem a programação do operador turístico para o próximo verão.

A campanha da Nortravel é válida para reservas realizadas até quarta-feira, 3 de abril, e destina-se a viagens que decorram entre abril e outubro de 2024, sendo os lugares limitados e não se aplicando esta promoção a viagens de grupos.

Península Ibérica, Europa 4 Dias, Madeira e Açores são os circuitos da Nortravel para o próximo verão que contam com uma redução de 50 euros por pessoa, enquanto nas opções Europa 7 e 8 Dias, Cruzeiros e Grandes Viagens contam com uma redução de 100 euros por pessoa, no âmbito desta campanha.

Mais informações sobre as propostas da Nortravel incluídas nesta campanha estão disponíveis aqui.

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Hóspedes e dormidas continuam a subir em fevereiro

O número de hóspedes e dormidas registadas no mês de fevereiro recuperaram a trajetória de subida, registando 1,8 milhões e 4,3 milhões respetivamente. O crescimento nos não residentes foi maior que nos residentes.

O setor do alojamento turístico registou 1,8 milhões de hóspedes e 4,3 milhões de dormidas em fevereiro de 2024, correspondendo a subidas de 7% e 6,4%, respetivamente (+1,9% e -0,3% em janeiro de 2024, pela mesma ordem) face ao mesmo período de 2023, revelam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

As dormidas de residentes totalizaram 1,4 milhões (+3,1%), invertendo a trajetória de decréscimo do mês anterior (-3% em janeiro). Os mercados externos registaram um crescimento de 8,1% (após +1,1% em janeiro), contrariando a trajetória de abrandamento dos últimos três meses, registando 2,9 milhões de dormidas.

Polónia, Canadá e EUA crescem a duplo dígito
Os 10 principais mercados emissores em fevereiro representaram 73,2% do total de dormidas de não residentes neste mês, entre os quais se destaca o de maior peso, o mercado britânico (17% do total das dormidas de não residentes em fevereiro), com um aumento de 9,4%.

As dormidas de hóspedes alemães (11,4% do total), o segundo principal mercado, cresceram 8,5% em fevereiro. Seguiu-se o mercado espanhol, que originou 8,7% das dormidas de não residentes, continuando a registar um decréscimo (-6,8%).

O mercado francês (quota de 7,5%) registou o maior decréscimo (-13,3%) entre os 10 principais mercados em fevereiro.

No grupo dos 10 principais mercados emissores, destacaram-se ainda os mercados polaco, canadiano e americano (quotas de 3,3%, 3,8% e 6,6%, respetivamente) pelos crescimentos mais expressivos, +25,6%, +23,2% e +19,1%, pela mesma ordem, face ao mesmo mês do ano anterior.

Regiões em alta
Em fevereiro, todas as regiões registaram crescimentos nas dormidas. Os aumentos mais expressivos verificaram-se no Oeste e Vale do Tejo (+17,2%), nos Açores (+14,0%) e na Península de Setúbal (+9,1%), tendo sido mais modestos no Alentejo (+1,5%) e no Centro (+1,7%). As regiões que concentraram maior número de dormidas foram a Grande Lisboa (29%), seguindo-se o Algarve (19,1%) e o Norte (17,6%).

As dormidas de residentes apresentaram crescimentos em todas as regiões, com exceção da Madeira (-9,8%). O Oeste e Vale do Tejo destacou-se com o maior crescimento (+11,1%), seguindo-se os Açores (+8%). As regiões da Grande Lisboa e do Centro foram as que menos cresceram (+0,1% e +0,2%, respetivamente).

Relativamente à estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,43 noites), esta diminuiu 0,6% em fevereiro (-2,1% em janeiro). Este indicador registou crescimentos nos Açores, na Madeira e no Oeste e Vale do Tejo (+5,6%, +5,3% e +1,7% respetivamente), enquanto nas restantes regiões se verificaram decréscimos, sendo o mais expressivo no Alentejo (-5,3%).

Os valores mais elevados deste indicador continuaram a observar-se na Madeira (4,72 noites) e no Algarve (3,93 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,64 noites) e no Oeste e Vale do Tejo (1,70 noites).

As dormidas de não residentes cresceram também de forma mais expressiva no Oeste e Vale do Tejo (+26,5%) e nos Açores (+25,2%), tendo o único decréscimo ocorrido no Alentejo (-8,9%).

Em fevereiro, a estada média dos residentes (1,74 noites) diminuiu 0,2% e a dos não residentes (3,0 noites) decresceu 2%. A estada média dos não residentes foi mais longa do que a dos residentes em todas as regiões, tendo a Madeira registado as estadias médias mais prolongadas, quer dos residentes (2,78 noites) quer dos não residentes (5,30 noites). Para além da Madeira, as estadas médias observadas no Algarve (2,49 noites dos residentes e 4,56 noites dos não residentes) e nos Açores (2,36 noites e 3,46 noites, pela mesma ordem) também ficaram acima das estadas médias nacionais.

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Nova Edição: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística

Recorde, nesta edição, o que foram os três dias do RoadShow das Viagens do Publituris. Também há entrevistas ao conselheiro de turismo do Ajuntamento de Málaga, à presidente da SATA, uma viagem no Sun Princess e um dossier dedicado à Animação Turística.

A próxima edição do jornal Publituris faz capa com a reportagem fotográfica da 9.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris.

Durante três dias, o evento organizado pelo jornal Publituris passou pelo Meliá Braga, Meliá Ria Aveiro, tendo terminado no Lisbon Marriott Hotel, em que os 45 expositores tiveram oportunidade de mostrar as suas novidades a mais de 420 agentes que realizaram mais de 12.000 interações.

No último dia, em Lisboa, o RoadShow das Viagens do Publituris recebeu ainda a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que pôde registar, em pessoa, o que os expositores deste evento do jornal Publituris trazem ao mercado nacional das viagens e turismo.

Nos “Destinos”, viajámos até Málaga para conhecer a construção de um destino inteligente que respeita os princípios de sustentabilidade, acessibilidade, tecnologia, governação e inovação. Foram estes os objetivos traçados e enumerados por Jacobo Florido Gómez, conselheiro de turismo do Ajuntamento de Málaga, na entrevista concedida ao jornal Publituris.

Na rubrica que comemora os 50 anos do 25 de abril, recordamos a capa publicada a 1 de abril de 1974 pelo jornal Publituris.

Nos “Transportes”, entrevistámos Teresa Gonçalves, presidente do Grupo SATA. Há um ano à frente dos destinos do grupo de aviação açoriano, a responsável falou com o Publituris sobre a mudança de estratégia, que já está a permitir resultados históricos, nomeadamente nos mercados da América do Norte. As novas rotas, os processos de reestruturação e a privatização também foram temas nesta conversa.

Ainda nos “Transportes”, o Publituris foi conhecer aquele que é o 16.º navio e o maior da frota da Princess Cruises. A bordo do Sun Princess, inaugurado a 28 de fevereiro deste ano, o embarque foi feito em Barcelona e levou-nos a Atenas e Civitavecchia, passando ainda por Palma de Maiorca e Sicília.

O “Dossier” desta edição é dedicado à Animação Turística. A pandemia já ficou definitivamente para trás e, neste mercado, vive-se um período de crescimento, com a introdução de novas tecnologias e a procura por experiências a trazerem novos públicos a Portugal e às empresas que se dedicam a esta atividade.

Além do “Check-in”, no qual o Conselho Editorial do Publituris dá as suas opiniões relativamente a várias questões, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Sílvia Dias (Savoy Signature), Amaro F. Correia (docente), Pedro Tiago Mendes (Expertree), e Carlos Torres (jurista).

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Empresários açorianos unem-se contra a sazonalidade e pedem “plano efetivo e adequado aos desafios”

Segundo a Comissão Especializada do Turismo da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, o encerramento da base da Ryanair contribuiu para agravar a sazonalidade e provocou “uma redução da procura pelo destino”.

A Comissão Especializada do Turismo da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Associação Empresarial das Ilhas de São Miguel e Santa Maria quer que o Governo Regional dos Açores elabore um plano de ação imediato para combater a sazonalidade no destino, que se agravou com o encerramento da base da Ryanair em Ponta Delgada.

De acordo com o jornal Açoriano Oriental, a posição da Comissão Especializada do Turismo da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada surgiu depois de uma reunião na passada terça-feira, em que foi analisada e discutida a situação atual do setor.

Numa nota divulgada após a reunião, esta associação empresarial açoriana começa por considerar que o encerramento da base da Ryanair e a consequente redução de voos que o seu encerramento provocou “é um retrocesso” no modelo de acessibilidade à Região Autónoma dos Açores.

O encerramento da base da companhia aérea low cost contribuiu para agravar a sazonalidade e provocou “uma redução da procura pelo destino”, o que foi visível pelos dados da janeiro de 2024, que confirmaram uma descida de 6,7% na taxa de ocupação dos Açores no primeiro mês do ano, que foi acompanhada também pela queda do RevPAR, que decresceu 6,3%, tendo sido a quebra mais elevada do país e contribuiu para que os Açores sejam atualmente a terceira região portuguesa com menor RevPar.

No entanto, segundo a Comissão Especializada do Turismo da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, a maior quebra nem foi sentida ao nível da hotelaria, uma vez que o alojamento local, a restauração, o rent-a-car, a animação e outras atividades turísticas houve “decréscimos” que em alguns casos “ultrapassaram os 40%”.

Estas descidas, acrescenta a associação empresarial, mostram o “retrocesso que o turismo está a ter no Inverno IATA 2023/24”, muito por culpa da redução de lugares aéreos devido ao encerramento da base da Ryanair.

“Nas ligações para o continente português houve neste inverno um decréscimo de cerca de 11% de lugares o que corresponde a cerca de 50.000 lugares que podiam potenciar 150.000 dormidas”, assinala a associação.

A Comissão Especializada do Turismo da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada diz que a “redução drástica das ligações operadas pela Ryanair no inverno IATA teve um impacto efetivo na procura pelo destino e, ao contrário do que se exigia, os voos não estão a acompanhar a disponibilidade que existe ao nível da oferta turística”.

Por isso, a associação empresarial açoriana considera que “a escassez de voos está a bloquear o setor do turismo” e lembra que, no caso dos Açores, “sem voos não há turismo”.

O problema é ainda mais agravado porque, nos Açores, “a promoção turística é débil”, sendo, por isso, necessário criar um “plano efetivo e adequado aos desafios” do setor turístico açoriano, que já gera cerca de 600 milhões de euros de PIB nos Açores mas que recebe “menos do que 1% de reinvestimento do governo em promoção”.

Apesar de tudo, a associação diz que existem boas perspetivas para o verão, esperando-se um aumento de 18% face ao período homólogo na capacidade aérea, ainda que, a nível doméstico, o crescimento previsto seja de apenas 4%, o que o que “evidencia uma perspetiva pouco animadora tendo em conta o peso e o potencial” do mercado nacional.

Recorde-se que, atualmente, o setor do turismo tem um peso determinante na economia regional dos Açores, representando cerca de 25 mil postos de trabalho diretos e indiretos, bem como cerca de 12% do PIB açoriano, além de ser um forte contributo para a fixação de população nas ilhas.

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Edição Digital

Edição Digital: RoadShow das Viagens em imagens, Málaga, entrevista SATA, Sun Princess e dossier Animação Turística

Recorde, nesta edição, o que foram os três dias do RoadShow das Viagens do Publituris. Também há entrevistas ao conselheiro de turismo do Ajuntamento de Málaga, à presidente da SATA, uma viagem no Sun Princess e um dossier dedicado à Animação Turística.

A próxima edição do jornal Publituris faz capa com a reportagem fotográfica da 9.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris.

Durante três dias, o evento organizado pelo jornal Publituris passou pelo Meliá Braga, Meliá Ria Aveiro, tendo terminado no Lisbon Marriott Hotel, em que os 45 expositores tiveram oportunidade de mostrar as suas novidades a mais de 420 agentes que realizaram mais de 12.000 interações.

No último dia, em Lisboa, o RoadShow das Viagens do Publituris recebeu ainda a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que pôde registar, em pessoa, o que os expositores deste evento do jornal Publituris trazem ao mercado nacional das viagens e turismo.

Nos “Destinos”, viajámos até Málaga para conhecer a construção de um destino inteligente que respeita os princípios de sustentabilidade, acessibilidade, tecnologia, governação e inovação. Foram estes os objetivos traçados e enumerados por Jacobo Florido Gómez, conselheiro de turismo do Ajuntamento de Málaga, na entrevista concedida ao jornal Publituris.

Na rubrica que comemora os 50 anos do 25 de abril, recordamos a capa publicada a 1 de abril de 1974 pelo jornal Publituris.

Nos “Transportes”, entrevistámos Teresa Gonçalves, presidente do Grupo SATA. Há um ano à frente dos destinos do grupo de aviação açoriano, a responsável falou com o Publituris sobre a mudança de estratégia, que já está a permitir resultados históricos, nomeadamente nos mercados da América do Norte. As novas rotas, os processos de reestruturação e a privatização também foram temas nesta conversa.

Ainda nos “Transportes”, o Publituris foi conhecer aquele que é o 16.º navio e o maior da frota da Princess Cruises. A bordo do Sun Princess, inaugurado a 28 de fevereiro deste ano, o embarque foi feito em Barcelona e levou-nos a Atenas e Civitavecchia, passando ainda por Palma de Maiorca e Sicília.

O “Dossier” desta edição é dedicado à Animação Turística. A pandemia já ficou definitivamente para trás e, neste mercado, vive-se um período de crescimento, com a introdução de novas tecnologias e a procura por experiências a trazerem novos públicos a Portugal e às empresas que se dedicam a esta atividade.

Além do “Check-in”, no qual o Conselho Editorial do Publituris dá as suas opiniões relativamente a várias questões, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Sílvia Dias (Savoy Signature), Amaro F. Correia (docente), Pedro Tiago Mendes (Expertree), e Carlos Torres (jurista).

Leia aqui a edição.

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Aviação

Ryanair compra mil toneladas de SAF à Shell

As mil toneladas de SAF compradas pela Ryanair à Shell representam 200 voos de Stansted até Madrid.

A Ryanair anunciou a compra de mil toneladas de SAF (Sustainable Aviation Fuel) ao grupo Shell para abastecimento das suas aeronaves no aeroporto de Stansted.

De resto, esta compra dará para abastecer aviões para a realização de 200 voos entre Stansted e Madrid, informa a companhia aérea em comunicado.

O Memorando de Entendimento assinado entre a Ryanair e a Shell, em 2022, faz com que a companhia aérea lowcost tenha acesso a 360.000 toneladas de SAF entre 2025 e 2030, representando uma poupança de 900.000 toneladas em emissões CO2 e mostra as ferramentas que a Ryanair está a utilizar para descarbonizar, além de demonstrar o compromisso contínuo da Ryanair em atingir o net zero até 2050.

A Ryanair já avançou com os seus compromissos de descarbonização através do seu trabalho com o Trinity College Dublin no Centro de Investigação de Aviação Sustentável da Ryanair, e investindo fortemente em aeronaves de nova tecnologia, incluindo um investimento de 22 mil milhões de dólares na sua frota “Gamechanger”, que reduz as emissões de CO2 em 16%, e um investimento adicional de 40 mil milhões de dólares em 300 aeronaves Boeing 737 MAX-10 que reduzem as emissões de CO2 em 20% e o ruído em 50%, enquanto transportam 21% mais passageiros.

Thomas Fowler, diretor de Sustentabilidade e Finanças da Ryanair, avançou, durante a apresentação deste acordo que a Ryanair “continua a liderar o caminho da aviação sustentável. Ao utilizar SAF, as mais recentes tecnologias de motores e equipamento elétrico de assistência em terra, estamos a fazer investimentos significativos para descarbonizar as nossas operações e atingir os nossos compromissos de emissões líquidas zero de carbono até 2050 e 25% menos emissões de CO2 por passageiro/km até 2031”.

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Turismo

Francisco Calheiros mantém-se à frente da CTP por mais três anos

Francisco Calheiros foi reeleito presidente da Confederação do Turismo de Portugal para o período 2024-2027, em representação da AHRESP.

A lista encabeçada por Francisco Calheiros para liderar a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), em representação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), foi eleita para o próximo mandato de 2024 a 2027.

A eleição decorreu no dia 27 de março de 2024, em Assembleia Geral Eleitoral, tendo a lista única que se apresentou ao ato eleitoral recebido 94,9% do número total de votos expressos.

O presidente da CTP reeleito, Francisco Calheiros, “regista com satisfação a votação expressiva neste ato eleitoral, o que significa um voto de confiança dos associados da CTP nesta lista constituída pelos representantes do turismo nacional”.

Neste novo mandato, o presidente da CTP reeleito salienta pretender dar “continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver em prol do setor do turismo e em defesa dos interesses dos nossos associados”.

“Neste próximo triénio temos muitos desafios pela frente e são várias as prioridades estratégicas que definimos, sabendo bem as dificuldades que enfrentamos, numa conjuntura nacional e internacional de grande incerteza. Mas sou um otimista e sei bem que saberemos ultrapassar todos os obstáculos e continuar a fazer do turismo o motor da economia portuguesa”, frisa Francisco Calheiros.

Os novos órgãos sociais para o próximo mandato têm como presidente da Mesa da Assembleia Geral, a Sociedade Grupo Pestana, SGPS, S. A., representada por José Theotónio e como presidente do Conselho Fiscal a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S. A., representada por Jorge Rebelo de Almeida.

Para o triénio 2024-2027, a direção da Confederação do Turismo destaca como principais eixos estratégicos do novo mandato, num âmbito geral, a reforma do Estado; a execução do PRR; o PT2030; a fiscalidade e os custos de contexto e as questões da demografia.

Especificamente para o turismo, os temas prioritários da direção da CTP até 2027 são os apoios à consolidação e internacionalização das empresas; a transformação digital, a privatização da TAP e obviamente a decisão sobre o novo aeroporto.

Os órgãos sociais da CTP para o triénio 2024-2027 são:

Conselho Diretivo
Presidente: Francisco Calheiros (AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal)
Vice-presidente: Bernardo Trindade (AHP – Associação da Hotelaria de Portugal)
Vice-presidente: Carlos Moura (AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal)
Vice-presidente: Pedro Costa Ferreira (APAVT – Associação Portuguesa das Agência de Viagens e Turismo)
Vice-presidente: Jorge Armindo Teixeira (APC – Associação Portuguesa de Casinos)
Vice-presidente: Rodrigo Pinto de Barros (APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo)
Vice-presidente: Vítor Costa (ATL – Associação Turismo de Lisboa – Convention and Visitors Bureau)
Vogal: Hélder Martins (AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve)
Vogal: Joaquim Robalo de Almeia (ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos)
Vogal: Luís Eduardo Miranda (ALEP – Associação de Alojamento Local em Portugal)
Vogal: José Luís Arnaut (ANA – Aeroportos de Portugal, S.A.)
Vogal: Manuel Proença (Hoti Hotéis, SGPS, S. A.)
Vogal: Luís Rodrigues (TAP, Transportes Aéreos Portugueses, S. A)

Mesa da Assembleia Geral
Presidente: José Theotónio (Grupo Pestana, SGPS, S. A)
Vice-presidente: António Moura Portugal (RENA – Associação das Companhias Aéreas em Portugal)
Secretária: Rosa Maria Costa (Associação Visit Azores)

Conselho Fiscal
Presidente: Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S. A.)
Vice-presidente: António Jardim Fernandes (ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira)
Vogal: Frederico Sanches (CNIG – Conselho Nacional da Indústria do Golfe)

A tomada de posse dos novos órgãos sociais realizar-se-á no dia 11 de abril, às 15h00, no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa

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Destinos

MotoGP aumenta compras no Algarve com destaque para o consumo estrangeiro

De acordo com o relatório REDUNIQ Insights, a faturação dos negócios no Algarve cresceu 13% durante o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, tendo esta subida sido mais expressiva na faturação estrangeira (+ 16%), do que na faturação nacional (+ 11%).

O Grande Prémio de Portugal de MotoGP, que decorreu no Autódromo Nacional do Algarve no último fim de semana, provocou um aumento de 13% das compras na região, numa subida que foi mais expressiva entre os estrangeiros, segundo o relatório REDUNIQ Insights.

O relatório, acrescenta a REDUNIQ, a maior rede nacional de aceitação de cartões nacionais e estrangeiros e marca da UNICRE, concluiu que “entre 22 e 24 de março de 2024, e face ao período do evento do ano passado (de 24 a 26 de março de 2023), a faturação dos negócios no Algarve cresceu, tendo esta subida sido mais expressiva na faturação estrangeira (+ 16%), do que na faturação nacional (+ 11%)”.

No domingo, dia 24 de março, data em que decorreu a corrida principal do Grande Prémio, registou-se um aumento da faturação e do número de transações de 22% e 21%, respetivamente, face ao dia 26 de março de 2023, quando decorreu a corrida principal da prova do ano passado.

“Esta performance positiva vem corroborar as estimativas de impacto económico de cerca de 80 milhões de euros e perto de 200 mil pessoas na assistência partilhadas pelo Turismo do Algarve e pelo Autódromo Internacional do Algarve (AIA) aquando da realização desta que é a segunda etapa do Campeonato do Mundo de Moto GP”, afirma Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights.

No que diz respeito à faturação estrangeira, indica o relatório, o maior contributo veio do Reino Unido, que representou 11% do total de faturação em Faro no fim de semana da competição, seguindo-se a Irlanda e a Alemanha com 8% e 5%, respetivamente, e que “revalidam o top de nacionalidades registado também no evento do ano passado”.

Já no que diz respeito ao valor da compra média, o destaque foi para a Irlanda, que registou um valor de aproximadamente 102 euros por compra durante o fim de semana do Grande Prémio de Portugal de MotoGP.

“A realização deste género de eventos, e particularmente uma semana antes da Páscoa, acaba por atrair muitos consumidores estrangeiros para a região do Algarve, mas também uma elevada afluência, tanto nacional, como internacional, de interessados por esta competição, que é tão reconhecida a nível mundial”, acrescenta Tiago Oom.

A restauração (+17%), o retalho alimentar tradicional (+17%) e a hotelaria e atividades turísticas (+12) foram os setores de atividade que maior aumento de faturação registaram durante a realização da prova, com o relatório a especificar que a faturação estrangeira a aumentou 19%, 18% e 14% nestas categorias, respetivamente.

 

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Four Seasons lança linha de iates de luxo em 2026

O primeiro dos iates de luxo da Four Seasons, que vai contar com 95 suítes, vai começar a navegar nas Caraíbas, em janeiro de 2026, sendo posteriormente posicionado no Mediterrâneo.

A Four Seasons vai entrar no negócio do turismo marítimo e prepara-se para lançar, em 2026, uma linha de iates de luxo, cujo primeiro navio já está a ser construído nos estaleiros italianos de Fincantieri, e que entra em operação em janeiro de 2026.

De acordo com a publicação britânica Travel Weekly, o primeiro dos iates de luxo da Four Seasons, que vai contar com 95 suítes, vai começar a navegar nas Caraíbas, sendo posteriormente posicionado no Mediterrâneo.

Ao longo do primeiro ano de operação, o primeiro iate de luxo da Four Seasons vai visitar mais de 130 destinos em 30 países, itinerários que podem ser combinados e que permitem até incluir pré e pós-tours nos portos de embarque, com alojamento em hotéis da Four Seasons.

Nas Caraíbas, os primeiros itinerários desta embarcação têm a duração de sete noites e vão visitar St Barths, Nevis, Granadinas, Santa Lúcia, Barbados, Martinica, Guadalupe, Curaçao e Aruba.

A partir de março, o iate de luxo da Four Seasons muda-se para o Mediterrâneo, onde o navio começa a realizar itinerários a partir de dia 26, neste caso, com escalas na Croácia, Gibraltar, ilhas gregas, Montenegro, Itália, Espanha e Turquia.

Além de 95 suítes para alojamento dos passageiros, o primeiro iate de luxo da Four Seasons vai contar também com 11 opções gastronómicas, oferta de spa e bem-estar, e piscina exterior de generosas dimensões, uma vez que conta com quase 19 metros de comprimento e cinco metros de largura, sendo considerada a maior existente num navio.

“Estamos entusiasmados por mostrar destinos de tirar o fôlego e o design de classe mundial que aguardam os hóspedes a bordo do Four Seasons Yachts à medida que nos aproximamos da nossa temporada inaugural em 2026”, afirma Alejandro Reynal, presidente e CEO da Four Seasons.

 

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Delta considerada companhia aérea mais valiosa do mundo

A Delta foi considerada, pela análise da Brand Finance, como a companhia aérea mais valiosa do mundo. De resto, os três primeiros lugares são liderados por companhias aéreas dos EUA.

Segundo a análise anual da Brande Finance, a Delta é a companhia aéreas mais valiosas do mundo, com um valor de 10,8 mil milhões de dólares (cerca de 9,96 mil milhões de euros), correspondendo a uma subida de 21% face ao ranking anterior.

O ranking coloca, de resto, três companhias aéreas norte-americanas nos três primeiros lugares, sendo o segundo lugar ocupado pela American Airlines, com um valor de 10,2 mil milhões de dólares (cerca de 9,4 mil milhões de euros) e uma subida de 21% face a 2023, e a terceira posição pela United Airlines, atribuindo-lhe um valor de 8,7 mil milhões de dólares (cerca de 8 mil milhões de euros), uma evolução de 11% relativamente ao ranking do ano passado.

As restantes sete posições do ranking das companhias aéreas da Brand Finance pertencem a: 4.ª Emirates (6,6 mil milhões de dólares); 5.ª Southwest (5,4 mil milhões de dólares; 6.ª British Airways (3,2 mil milhões de dólares); 7.ª Qatar Airways (3,1 mil milhões de dólares); 8.ª Air Canada (2,8 mil milhões de dólares); 9.ª China Southern Airlines (2,8 mil milhões de dólares); e 10.ª Ryanair (2,5 mil milhões de dólares).

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