Cidade do Panamá sobe dez posições no ranking da ICCA
No ranking para o continente americano, o Panamá está situado na sexta posição.
Publituris
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
A Cidade do Panamá alcançou recentemente a sexta classificação da ICCA -International Congress and Convention Associaton, no continente americano, com 60 reuniões e convenções realizadas em 2013.
No ranking mundial, o Panamá subiu dez posições em relação ao ano de 2012, assumindo-se como potencia global no segmento MICE (Meetings, Conferences and Exhibitions).
Ernesto Orillac, vice-ministro da Autoridade de Turismo do Panamá, considera, em comunicado, que a estratégia MICE é uma estratégia abrangente que nasceu não só da Autoridade de Turismo, mas de todo o sector. “Pela primeira vez houve um esforço conjunto na promoção turística, por parte do setor privado e do setor público”, garantiu. Este feito permitiu que o Panamá se estabelecesse na posição que ocupa hoje, abrindo-se a novos mercados como o americano e o europeu, importantes para o seu reconhecimento. Apesar das sucessivas tentativas para a entrada do país nestes mercados, a estratégia adoptada era quase regional e não global, o que dificultou o processo, principalmente perante mercados tão competitivos como o México, o Canadá ou os EUA.
O aumento das responsabilidades e dos requisitos fez com que o Panamá procedesse a um reajustamento da sua estratégia, trabalhando em parâmetros como a certificação e o profissionalismo, o que lhe valeu o rigor e o reconhecimento global, conseguindo crescer em posição. Um exemplo claro dessa distinção prende-se com o facto de, pela primeira vez na história do país, o Panamá ter ganho a sede do Congresso de Pediatria que decorrerá em 2019 e onde concorriam mercados como Milão ou Marrocos.
Para Ernesto Orillac, “A indústria do MICE é quase uma indústria separada dentro da indústria do Turismo, sendo extremamente competitiva, já que é um setor que todos os países querem desenvolver.”
Alcançar os lugares cimeiros do ranking acarreta ainda uma maior responsabilidade, com treino constante e profissionalismo de forma a manter os níveis de qualidade alcançados e exigidos.