Visit Lisboa é a região mais falada no Facebook
O mural do Porto e Norte é o mais activo e a página da Madeira é a que mais interage com os fãs, segundo a E.Life Portugal.
Raquel Relvas Neto
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
A E.Life Portugal – empresa especialista em Inteligência de Mercado e Gestão do Relacionamento nas redes sociais – comparou a performance de sete páginas de regiões de turismo de Portugal continental, avaliando a capital e regiões de Norte a Sul, e ilhas, nomeadamente: Visit Lisboa, Turismo Porto e Norte, Turismo do Centro, Turismo do Alentejo, Visit Algarve, Visit Azores e Turismo da Madeira.
O estudo, que recolhe dados entre 1 de Janeiro e 31 de Março, revela que Lisboa é a região turística portuguesa com mais fãs na rede social, com um total de quase 310 mil seguidores, tendo conquistado no período em análise cerca de 34 mil novos fãs. A este título, Lisboa junta o da região mais falada na rede, com um índice de talking about superior a 900 mil. No pódio das regiões de turismo com mais fãs no Facebook, encontram-se, ainda, o Alentejo (90 mil fãs) e a Madeira (49 mil fãs).
No primeiro trimestre do ano, a página do Turismo do Porto e Norte de Portugal – que contabiliza 29 mil fãs – foi a mais ativa com um total de 656 posts, ao contrário das dos Açores, Algarve e Lisboa que, conjuntamente, não atingem nem metade do número de publicações do mural do Norte. A Madeira é quem mais interage com os seguidores através do Facebook: durante o tempo do estudo, o mural madeirense registou quase 128 mil interações, entre 101 mil likes, mais de dois mil comments e 24 mil shares. No entanto, é a página lisboeta que arrecada mais likes (104 mil) e mais comentários (mais de 2.500).
De entre as sete páginas analisadas, a dos Açores é a que mais se destaca quando o tema é a taxa de engagement – métrica que relaciona o volume de interações com o número de posts e de fãs. É a região com menos fãs (cerca de oito mil), mas a página açoriana lidera nesta métrica com uma taxa de 1,077 por cento. O Algarve é também uma das regiões que apresenta uma elevada taxa de engagement – 0,980 por cento –, enquanto que o último lugar pertence a uma das regiões com mais fãs: o Alentejo.