A operação do Pestana Cayo Coco, em Cuba, está a “correr lindamente” e tem a ocupação nos níveis mais elevados
Pestana adia hotel e abre restaurante no Uruguai
Operações do grupo na América do Sul decorrem “muito bem” e cumprem budget.
Patricia Afonso
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O Grupo Pestana vai abrir um restaurante no Uruguai antes de se concentrar no projecto do hotel anunciado para Montevidéu, revelou ao Publituris, Luís Araújo, administrador da empresa.
Segundo o responsável, que falou com o Publituris à margem da apresentação da Cidadela Art District, esta terça-feira, 28 de Janeiro, na Pousada de Cascais, a unidade hoteleira prevista para a capital uruguaia sofreu alguns atrasos “do ponto de vista da aprovação de projecto, orçamentos e custos, que aumentaram tremendamente no Uruguai nos últimos cinco anos”, tendo o grupo optado por uma mudança de estratégia.
Nesse sentido, os Pestana vão avançar com o negócio da restauração no mesmo local e “dar a conhecer o próprio espaço, que é lindo.” Este restaurante deverá abrir já no mês de Abril ou Maio, avançou Luís Araújo, explicando que é “um produto diferente, muito original, com cozinha própria – com um chefe argentino ou uruguaio, ainda estamos a decidir -, bar, uma componente de animação muito forte, assim como a artística.” “Aliás, seguindo o que se vê aqui [Cidadela de Cascais], estamos a fazer parcerias com colecções privadas no Uruguai e a ideia é que seja, além do restaurante, um espaço de lazer muito trendy”, disse o administrador, avançando que o restaurante “vai trazer mais-valias para o hotel”, projecto no qual o grupo se vai focar após a abertura deste espaço.
AMÉRICA DO SUL COM BALANÇO POSITIVO
Questionado sobre os diversos hotéis Pestana situados na América do Sul – Venezuela, Argentina, Colômbia e Cuba –, Luís Araújo indicou que “as operações estão a decorrer muito bem, obviamente que dependem de país para país, mas o resultado, no ano passado, correu dentro das expectativas e cumprimos o budget em todos os hotéis.”
“Temos tido um acréscimo de ocupação em alguns países”, contou o administrador, exemplificando com a Colômbia, que “está a crescer muito, principalmente com portugueses, que são cerca de 35% dos nossos neste destino.” “Com a entrada do novo voo da TAP, entre Lisboa e Bogotá, a 1 de Julho, acreditamos que ainda vai incrementar e aí vamos aumentar as oportunidades.”
Luís Araújo indicou também que a unidade mais recente, o Pestana Cayo Coco, situado em Cuba e aberto há cerca de três meses, “está a correr lindamente, é um produto all inclusive, com 508 quartos, e posso dizer que hoje tem com 100% de ocupação, o que é fantástico.” Neste hotel, o principal mercado, aliás como no destino, até Março/Abril, é o canadiano.
Sobre a expansão na América do Sul, o administrador dos Pestana reforçou qu o Chile continua a ser uma hipótese e adiantou que “há muitos países que chamam a nossa atenção.”
“O mercado regional sul-americano é muito importante, um dos principais mercados da Colômbia é a Venezuela, onde temos hotel; e um dos principais mercados de Cayo Coco [Cuba] é a Argentina, onde também temos hotel. As sinergias comerciais entre as várias unidades são fundamentais e, por isso, precisamos de ter hotéis noutros destinos: no Peru, Chile, Equador, Uruguai. São todos países fantásticos, com crescimentos económicos fantásticos, com características diferentes, uns mais orientados para um produto do que outros, mas isso só vendo. Não excluímos a porta a nenhuma oportunidade e estamos, cada vez mais, a ser procurados para contratos de gestão, modelo tradicional de investimento está a dar lugar a estas oportunidades”, finalizou Luís Araújo.