Marca Portugal sobe no ranking da Brand Finance
Turismo influenciou subida de duas posições no ranking dos países-marca mais valiosos do mundo.
Marta Barradas
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A marca Portugal subiu duas posições no ranking dos países-marca mais valiosos do mundo da Brand Finance.
O turismo foi o sector que mais influenciou esta subida, valendo este ano 67 milhões de euros, em comparação com os 58 mil milhões de euros em 2012, avança o Diário de Notícias.
Portugal, que ocupa agora o 51º lugar num cenário de 120 países analisados, “termos de visitantes e de riqueza gerada, o turismo influenciou substancialmente esta situação”, explica João Baluarte, partner da Brand Finance.
Segundo o responsável, “desde 2012 Portugal vem numa trajectória descendente, que tem que ver com a conjectura que tem vindo a viver, materializada nas quedas do PIB, capacidade de atractividade ou capacidade de exportação”.
Em 2012 a marca Portugal tinha descido da posição 37 para o número 53, no entanto “vemos que que estamos em 5º lugar em termos de subida de força de marca, embora nos outros nem aparecemos sequer”, conclui João Baluarte.