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GEA: Agências estão “optimistas”

É preciso “sair da zona de conforto” afirma Pedro Gordon.

Patricia Afonso
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É preciso “sair da zona de conforto” afirma Pedro Gordon.

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A convenção do Grupo GEA Portugal, que teve lugar no início deste mês, “correu muito bem”, afirmou ao Publituris Pedro Gordon, director-geral da rede em Portugal.

Segundo o responsável, “os participantes ficaram satisfeitos com a forma como correu a convenção; com os assuntos tratados, de elevado interesse; assim como pela parte lúdica e educacional.”

O encontro, que este ano decorreu em Salamanca, Espanha, sob o lema ‘Controlo de Custos e Dinamização de Áreas de Negócio’, contou com 158 participantes, que representaram mais de 130 agências de viagens.

Pedro Gordon indicou, ainda, que o ambiente entre as agências da rede é de “optimismo” e que é esperado “um crescimento geral das facturações” em 2013, face ao ano anterior.

*Leia este artigo na íntegra na próxima edição do Jornal Publituris, distribuída no 39.º Congresso da APAVT.

 

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Créditos: Bruno Barbosa

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Valverde Santar Hotel & Spa abre oficialmente portas a 11 de agosto

Fruto da reconversão da antiga Casa das Fidalgas, do século XVII, o Valverde Santar Hotel & Spa abre portas em Santar com uma oferta de 21 quartos e suites, além de quatro hectares de vinha e três hectares de jardim.

O boutique hotel de cinco estrelas Valverde Santar Hotel & Spa abre oficialmente portas em Santar, no concelho de Nelas, distrito de Viseu, após um período de soft opening. Este é o primeiro hotel Valverde fora de Lisboa e o segundo do grupo Valverde Living, tal como o grupo hoteleiro indica em comunicado.

A nova unidade hoteleira localiza-se na Casa das Fidalgas, uma quinta de Santar do século XVII com quatro hectares de vinha e três hectares de jardim. A casa, mandada construir por Domingos de Sampaio do Amaral, por ocasião do casamento da sua filha D. Joana de Sampaio com João de Almeida Castelo Branco, passou de geração em geração até 1975, altura em que Pedro Brum da Silveira Pinto a doou ao representante da casa real portuguesa, D. Duarte Pio, e ao seu irmão, D. Miguel de Bragança, Duque de Viseu.

Créditos: Bruno Barbosa

A Casa das Fidalgas abre agora portas como um boutique hotel de 21 quartos e suites, divididas em quatro categorias: dois quartos Clássicos, dez Deluxe, cinco Junior Suites e três Suites. O grupo hoteleiro garante que os quartos “respeitam a traça e alma originais da casa”, já que grande parte do mobiliário, peças e quadros que os decoram provêm do espólio original. Os nomes das três suites prestam homenagem aos últimos proprietários e residentes: Duque de Bragança, Dona Isabel e Duque de Viseu.

Nas restantes valências do hotel os hóspedes podem encontrar várias salas de estar e de reuniões, o restaurante Memórias, a cargo do chef Luís Almeida, e um jardim pós-renascentista com uma piscina exterior aquecida. Já a antiga adega da propriedade foi adaptada para alojar um spa com quatro salas de tratamento, piscina interior, jacuzzi, sauna, banho turco, fonte de gelo, duche sensorial e uma sala de relaxamento com luz natural e produtos Vinoble.

Créditos: Bruno Barbosa

À semelhança do Valverde Lisboa, a arquitetura e o design de interiores deste boutique hotel são da autoria de José Pedro Vieira e Diogo Rosa Lã, do atelier Bastir. Já os jardins da unidade foram alvo de uma intervenção do arquiteto paisagista madrileno Fernando Caruncho, também responsável pelos jardins de Santar, casa do projeto Vila Jardim.

Recorde-se que no início de 2022 era apontado que o Valverde Santar Hotel & Spa tinha sido alvo de um investimento de dez milhões de euros, no entanto, ainda não se conhece o valor final deste investimento. Além deste hotel, o grupo liderado por Pedro Mendes Leal detém ainda o Valverde Hotel, em Lisboa, e o Condes de Azevedo Palace, no Porto.

Créditos: Bruno Barbosa
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THAI e Turkish Airlines avançam para uma colaboração estratégica

A Thai Airways e a Turkish Airlines assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de avançar para um acordo de operações de joint venture em Istambul. As duas operadoras de bandeira tailandesa e turca, respetivamente, esperam capitalizar o crescente e competitivo tráfego da Ásia para a Europa.

Por um lado, Istambul está situada estrategicamente para atuar como um hub entre a Ásia, Europa e África, já que a Turkish Airlines oferece conectividade incomparável para todo o mundo a partir de sua base no Aeroporto de Istambul. Por sua vez, a THAI introduzirá o serviço diário para Istambul a partir de seu hub em Bangkok em dezembro, onde fortalecerá a sua posição como porta de entrada para a Tailândia, região da Ásia-Pacífico e Austrália.

Além disso, esta parceria promoverá o turismo entre a Turquia (85 milhões de habitantes) e a Tailândia (71 milhões de habitantes).

A Turkish Airlines e a THAI trabalharão numa joint venture para maximizar as sinergias que essa parceria estratégica oferece a ambas as companhias aéreas. A colaboração fornecerá uma escolha “incomparável” de destinos na Europa e na Ásia para passageiros das duas empresas aéreas, foi referido.

O CEO da Turkish Airlines, Bilal Ekşi, declarou: “Este acordo representa um marco importante para a cooperação entre a Turkish Airlines e a THAI, pois reúne a rica herança cultural da Turquia e da Tailândia”, para destacar que essa colaboração “aumentará a conectividade entre as duas regiões, proporcionará experiências de viagem perfeitas e oferecerá aos passageiros uma gama mais ampla de destinos e serviços através das redes de ambas as companhias aéreas”.

Chai Eamsiri, CEO da THAI, realçou que “esta cooperação aumentaria a eficiência da THAI e da Turkish Airlines em termos de conectividade e rede de rotas. Os nossos clientes poderão viajar convenientemente entre a Tailândia e Turquia, bem como para a Europa e outros pontos da Ásia, fazendo pleno uso das extensas redes oferecidas pelas duas transportadoras aéreas”.

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Lusanova propõe fim de ano em Dubrovnik

Dubrovnik, na Croácia, é a mais recente proposta que a Lusanova apresenta na sua programação de fim de ano. No entanto, o operador turístico faz outras sugestões para a passagem de ano noutros destinos europeus, bem como na Madeira e nos Açores.

A oferta da Lusanova para passagem de ano em Dubrovnik tem partida de Lisboa a 29 de dezembro, num pacote turístico de quatro noites que inclui voo especial direto com a Croatia Airlines em classe económica, alojamento em hotel selecionado com pequeno-almoço, transferes de chegada e saída, taxas de aeroporto, segurança, combustível e turísticas, assim como seguro de viagem.

A par da oferta para a Croácia, a Lusanova tem outras opções para comemorar o fim de ano, tais como na Madeira com saídas de Lisboa e do Porto em voos com a TAP ou SATA. Com estadas de quatro noites, o programa inclui alojamento, transferes e outras facilidades, tendo como opcionais o suplemento de meia pensão e jantar de réveillon.

Também o arquipélago dos Açores integra a programação do operador turístico para esta época do ano, tendo como destino São Miguel. Com partida de Lisboa, a oferta compreende três noites em regime de alojamento e pequeno-almoço no novo Vila Galé Collection S. Miguel, jantar de réveillon com bebidas selecionadas e transferes.

Por outro lado, destinos como Riga (Letónia), Tallin (Estónia), Capitais Bálticas e Turquia fazem igualmente parte da programação própria de fim de ano da Lusanova.

 

 

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Lisboa, Comporta-Melides e Algarve são os destinos turísticos portugueses mais cobiçados pelos investidores

Analisando os destinos turísticos mais procurados em Portugal pelos investidores nacionais e estrangeiros, a Engel & Völkers divulga os resultados do seu Market Report Portugal, um conjunto de relatórios de research, realizados em parceria com a ImoEconometrics, que destaca as regiões de Lisboa, Comporta-Melides e Algarve.

A Engel & Völkers divulga os resultados do seu Market Report Portugal, um conjunto de relatórios de research, realizados em parceria com a ImoEconometrics, que analisam as transações imobiliárias intermediadas pela multinacional alemã no período 2022-2023, nos mercados imobiliários de diversas regiões e cidades portuguesas de norte a sul.

Analisando os destinos turísticos mais procurados em Portugal pelos investidores nacionais e estrangeiros, destacam-se as regiões de Lisboa, Comporta-Melides e Algarve.

“A cidade de Lisboa é hoje um destino turístico consolidado. Além das suas atrações e estilo de vida, beneficia de uma infraestrutura de serviços e equipamentos competitiva internacionalmente. A procura deverá manter-se estável e elevada no ano de 2023, com o impulso da dinâmica turística e dos compradores internacionais”, diz Vanessa Moreira, diretora da E&V Lisboa.

Já a região de Comporta-Melides tem vindo a ganhar notoriedade por ter começado a atrair celebridades, políticos e até realeza para as suas praias. Nos últimos anos, surgiram novos resorts e projetos residenciais com boas infraestruturas e equipamentos de suporte, além de campos de golfe, marinas, trilhos para caminhadas e ciclovias, campos de futebol e ténis, que tornam a região muito atrativa para investimento.

Por fim, o Algarve é uma região turística em que tradicionalmente sempre existiu investimento imobiliário. No Market Report da Engel & Völkers, o destaque vai para a Quinta do Lago, na freguesia de Almancil. Situada no chamado “triângulo dourado”, juntamente com Vale do Lobo, Vale Garrão e Almancil, a Quinta do Lago beneficia da localização única no Parque Natural da Ria Formosa, com as suas paisagens naturais e praias. Além disso, tem excelentes infraestruturas de apoio ao turismo de qualidade, incluindo campos de golfe, hotéis e restaurantes de luxo, assim como courts de ténis, centro hípico e zonas comerciais.

 

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Alojamento e restauração registam crescimento de 13% na criação de novas empresas

O Barómetro da Informa D&B registou a constituição de 31.556 novas empresas nos primeiros sete meses de 2023, ou seja, mais 2.051 novas empresas que no mesmo período de 2022. No caso dos setores do alojamento e restauração foram criadas mais 364 empresas em relação aos primeiros sete meses de 2022.

Desde o início do ano, e até 31 de julho, os setores do alojamento e restauração assistiram à constituição de mais 364 empresas em relação ao mesmo período de 2022, o que representa um aumento de 13%.

Os dados adiantados pelo Barómetro da Informa D&B dão conta de que nos primeiros sete meses de 2023 foram constituídas em Portugal 31.556 novas empresas, um aumento de 7% quando comparado com o mesmo período de 2022, com o surgimento de mais 2.051 novas empresas.

A Informa D&B afirma que “o crescimento na criação de novas empresas é transversal a quase todos os setores”. Os serviços empresariais e serviços gerais mantêm, em termos absolutos, a liderança na criação de empresas, representando 16% (5.102 constituições) e 14% (4.432 constituições) respetivamente.

No entanto, o maior crescimento percentual ocorre nos “transportes”, que aumenta 72% face ao período homólogo, com mais 1.631 constituições – algo que a Informa D&B atribui a “uma tendência que se verifica nos últimos anos e que decorre das novas empresas da atividade de transporte de passageiros em veículo ligeiro”.

Entre os setores com uma queda percentual na criação de empresas, destacam-se as atividades imobiliárias com a maior descida, com menos 285 constituições e uma descida de 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado, bem como as tecnologias da informação e comunicação (TIC), com menos 142 constituições e uma descida de 7,1%. A descida no setor das atividades imobiliárias verifica-se em mais de metade dos distritos de Portugal. Já a quebra registada no setor das TIC concentrou-se mais em Lisboa.

Até 31 de julho registaram-se 6.777 encerramentos de empresas em Portugal. No acumulado dos últimos 12 meses, este indicador atingiu os 14.259 encerramentos, um valor muito próximo dos 12 meses anteriores. Metade dos setores de atividade registam mais encerramentos que há 12 meses, destacando-se as tecnologias da informação e comunicação com mais 86 encerramentos, numa subida de 13%, e as atividades imobiliárias com mais 66 encerramentos, numa subida de 6%.
No mesmo período iniciaram-se 1.116 processos de insolvência, o que corresponde a um aumento de 16%, com mais 154 processos de insolvência face ao mesmo período de 2022. Esta subida é transversal a mais de metade dos setores de atividade.

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Azores Airlines vai reforçar aposta no Porto no verão 2024

A partir do verão IATA 2024 (de março a outubro 2024) a companhia aérea Azores Airlines vai reforçar a aposta no aeroporto Francisco Sá Carneiro, com uma oferta 36% superior face ao verão de 2023.

A Azores Airlines, que acaba de anunciar o reforço de oferta no aeroporto Francisco Sá Carneiro, tanto ao nível da operação doméstica como internacional, a partir do próximo inverno IATA, indica que vai ainda reforçar o seu posicionamento naquela cidade do Norte do país, no inverno IATA de 2024, com a operação a chegar aos 42 voos semanais entre o Porto e os Açores (Terceira e São Miguel), bem como mais seis ligações internacionais diretas semanais entre a Invicta e a América do Norte (Nova Iorque (JFK), Boston e Toronto).

A partir do próximo inverno IATA (que se inicia em outubro e decorre até março), a transportadora aérea estreia seis voos internacionais multi-leg (via Açores) entre a cidade do Porto e as cidades norte americanas de Boston, Nova Iorque (JFK) e Toronto (Canadá) e reforça a operação aérea direta para os Açores (Ilhas Terceira e São Miguel) com a oferta de 30 voos semanais, o que representará um acréscimo de 24%, quando comparado com período homólogo de 2022.

Com esta aposta a companhia aérea quer continuar a consolidar a operação aérea direta entre a cidade do Porto e o Arquipélago dos Açores, ao mesmo que tempo que pretende potenciar a oferta no Porto e no destino América do Norte, um mercado para o qual voa há mais de duas décadas e que agora afirma como uma alternativa cómoda para quem procura viajar entre os continentes norte americano e europeu.

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Tapada de Coelheiros com programa de vindimas

A Tapada de Coelheiros, situada no coração da região do Alentejo, convida os visitantes a viverem uma experiência que permite mergulhar na magia da época da colheita das uvas e a descobrir a arte por trás da produção de vinhos.

De 17 de agosto a 18 de setembro será possível acompanhar e experimentar todas as fases da vindima na Tapada de Coelheiros. A visita inicia-se no campo e os destaques do Programa de Vindimas de 2023 incluem, entre outros, observar e compreender os diferentes estados de maturação da uva e quais a propriedades e níveis ideais para dar início à recolha das uvas, bem como aprender com a experiente equipa da propriedade as sutilezas que influenciam as características do vinho.

Há ainda um passeio de jipe, num tour pela propriedade, onde se poderá observar parte da fauna e flora da Tapada de Coelheiros, assim como alguns dos métodos que promovem a agricultura biológica e sustentável, pela qual a produtora é reconhecida.

Não podia faltar uma visita à adega para observar e conhecer a “tela em branco” do enólogo Luís Patrão, assim como os segredos que estão na base da vinificação dos vinhos. A experiência termina com uma prova de cinco vinhos harmonizada com uma tábua de petiscos e produtos típicos da região.

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Visita ao Queen Mary 2: Mundomar Cruzeiros quer apresentar alternativas de cruzeiros e produtos ao mercado português

O diretor comercial da Mundomar Cruzeiros para Portugal, António Pinto da Silva, levou um grupo de agentes de viagens a conhecer in loco o Queen Mary 2 que esteve atracado em Lisboa esta terça-feira, numa estratégia que visa apresentar alternativas de cruzeiros e produtos diferenciados ao mercado português.

“Quando os navios das companhias de cruzeiros que representamos passam por Lisboa é tradição da Mundomar Cruzeiros em Portugal convidar os agentes de viagens que já vendem ou irão vender no futuro, bem como alguns clientes, para poderem estar bordo e conhecer o produto”, afirmou ao Publituris o diretor comercial da empresa no nosso país, António Pinto da Silva.

O Queen Mary 2 – um dos três navios rainhas da companhia de cruzeiros Cunard, filha de outro navio com o mesmo nome que já se reformou destas lides e hoje funciona como hotel e museu – tal como a mãe, é “um produto de luxo”, segundo Pinto da Silva, “em função do tipo de serviço que temos a bordo, e do rácio entre a quantidade de passageiros (2.000) versus o número de tripulantes (1.000), mas “também é acessível a todos os bolsos, nomeadamente os transatlânticos, entre Nova Iorque (EUA) e  Southampton (Inglaterra) ou vice-versa, com preços a partir de 800 e poucos euros já com taxas e gratificações incluídas, dependendo da época do ano”.

Mas o responsável da Mundomar em Portugal realçou que “é evidente que também temos as voltas ao mundo. Esta foi a primeira companhia de cruzeiros a ter voltas ao mundo e os três navios que fazem parte da sua frota realizam estes percursos na sua totalidade ou de forma parcial”, para indicar que, neste caso “já não estamos a falar dos 800 euros, mas tivemos portugueses o ano passado que compraram a volta ao mundo em suites e que pagaram 120 mil euros por um cruzeiro de 110 dias. Portanto, é para todos os bolsos”, reforçou.

António Pinto da Silva disse ainda ao Publituris que a ideia não é só fazer este tipo de visitas com esta companhia. Recordou que “somos representantes exclusivos não só da Cunard em Portugal, mas também da Princess, e vamos ter navios desta companhia de cruzeiros a passar por Lisboa também em novembro/dezembro a caminho dos Estados Unidos e da América do Sul, quando fazem os reposicionamentos. Representamos igualmente a NCL e vamos ter duas visitas já programadas do Gem e do Viva, em setembro e outubro, e vamos dar a conhecer ao trade em geral”, garantiu.

Sobre o que procura o mercado português e o que a Mundomar Cruzeiros representa, António Pinto da Silva destacou que “o mercado português está potenciado por uma outra empresa de cruzeiros que absorve uma grande percentagem do mercado, quer em função do preço, quer por ter partidas de Lisboa, mas nós procuramos ter alternativas para que os portugueses possam fazer cruzeiros sem ser à partida de Lisboa e em determinado produto”.

O responsável deu como exemplo a Princess Cruises, companhia especialista em Alasca. Dos 15 navios que possui, no verão, no Alasca, tem sete em permanência e está nessa zona do globo há 50 anos. Esta empresa, refira-se, vai inaugurar mais um navio no próximo ano e um outro daqui a dois anos todos com movidos a LNG.

Pinto da Silva aponta que as companhias de cruzeiros que representa estão a adaptar-se às situações ecológicas e de sustentabilidade. “Toda a gente está a batalhar nesse sentido, mas é preciso também que os portos tenham a capacidade de poder conectar a parte elétrica”, realçando que “todos os itinerários que estão a ser programados começam a ter a ver com as novas tecnologias e se os portos estão preparados para receber esses navios nas condições elétricas, para que não estejam atracados a produzir CO2”, concluiu o responsável comercial da Mundomar Cruzeiros no nosso país.

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AHETA: Ocupação hoteleira no Algarve em julho abaixo de 2019 e de 2022

Embora ainda sejam considerados dados provisórios, a AHETA revela que, em julho, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma descida de 1,1 pontos percentuais na taxa de ocupação quarto face ao mesmo mês de 2019, tendo-se situado nos 82,3%. Estes resultados ficam também abaixo dos verificados em julho de 2022.

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A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) revelou, esta terça, os dados ainda provisórios do desempenho das unidades de alojamento turístico na região referentes ao mês de julho, e destaca que a taxa de ocupação quarto foi de 82,3%, 1,1pp (pontos percentuais) abaixo da verificada em 2019 e 4,2pp abaixo dos resultados do mesmo mês de 2022.

Os mercados que mais contribuíram para a descida homóloga verificada foram o português com -7,4pp, e o alemão, com -3,3pp, enquanto os mercados com maiores subidas foram o irlandês com +5,4pp, o britânico, com +3,6pp e Estados Unidos e Canadá com mais 1,0pp.

Quando a análise é por zonas geográficas, a AHETA indica que as maiores subidas face a 2019 ocorreram nas zonas de Tavira (+10,9pp), Carvoeiro / Armação de Pêra (+3,6pp), e Vilamoura Quarteira / Quinta do Lago (+3,4pp), e as principais descidas, face a 2019, tiveram lugar em Monte Gordo / VRSA (-10,7pp) e Lagos / Sagres (-4,9pp).

O que aumentou, segundo os números da associação foi a estadia média no Algarve em julho, tendo-se situado nas 5,2 noites, um aumento de 2,4% face a 2019. As estadias médias mais prolongadas foram as do mercado irlandês com 7,2 noites seguido do mercado alemão, com 6,6 noites.

 

 

 

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NEST promove uma série de webinars para capacitar profissionais do turismo na era digital

O NEST – Centro de Inovação do Turismo lançou uma série de webinars, no âmbito do programa COSME Tourism 4.0, com o objetivo de capacitar profissionais e empreendedores da indústria do turismo com o conhecimento e as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da era digital.

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Numa série de 15 sessões de capacitação com profissionais do setor da hotelaria e alojamento, agências de viagens e operadores turísticos, o primeiro webinar liderado pela NEST foi conduzido pela Google. As sessões são gratuitas e as empresas podem inscrever-se no site oficial do programa.

Estas ações têm como objetivo capacitar os participantes com informações práticas e estratégias par navegarem no cenário digital em constante evolução, e abrangem três pilares principais: Perspectiva da indústria – Potencial e oportunidades da transformação digital em todo o setor do turismo e na cadeia de valor; Perspectiva das pequenas e médias empresas (PME) – Potencial e oportunidades das tecnologias emergentes para otimizar a produtividade, melhorar a prestação de serviços e,

em última análise, garantir a sustentabilidade e o aumento da rentabilidade; e perspectiva de entidades públicas/cidades – Desafios, oportunidades e mecanismos de políticas para o desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes, sustentáveis e inclusivos, assegurando uma recuperação de longo prazo, sustentável e inovadora do turismo na União Europeia (UE).

A série de webinars continuará nos próximos meses, com especialistas de diversas organizações líderes a partilhar as suas perspectivas e conhecimentos. As sessões fornecem aos participantes ferramentas valiosas, estratégias e use cases para os ajudar a adaptarem-se à era digital e aproveitar as oportunidades emergentes.

O webinar que abriu esta série foi liderado pela Google, onde os participantes adquiriram conhecimentos sobre como aproveitar as ferramentas e plataformas da Google para melhorar a sua presença online, alcançar um público maior e impulsionar o crescimento dos seus negócios. A sessão interativa possibilitou os participantes a interagirem diretamente com especialistas do setor e obtiver dicas e melhores práticas para aplicar nos seus negócios.

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