FITUR 2014 aposta nas tecnologias como alavanca de dinamização
Cerca de 9 mil empresas turísticas vão encontrar-se de 22 a 26 de Janeiro, em Madrid, que conta com 90% da sua superfície contratada.
Publituris
Soltour volta a lançar charters para Samaná à partida de Lisboa
Iberia celebra 85 anos de voos ininterruptos entre Madrid e Lisboa
Princess Cruises altera dois cruzeiros de volta ao mundo devido a conflitos no Médio Oriente
Brilliant Lady é o 4.º navio da Virgin Voyages e chega em setembro de 2025
Bruxelas inicia ação contra 20 companhias aéreas por práticas enganosas de “greenwashing”
Dubai recebe Arabian Travel Market entre 6 e 9 de maio
Etihad Airways coloca A380 na rota de Paris a partir de novembro
Croatia Airlines passa a integrar APG-IET
Turismo de Portugal inaugura Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo a 6 de maio
Gestão de frota e manutenção de motores PW150A da TAAG será feita pela Pratt & Whitney Canada
De 22 a 26 de Janeiro, a IFEMA organiza a 34ª Feira Internacional do Turismo, FITUR, que, nesta edição, volta a incidir na inovação tecnológica como alavanca de dinamização e desenvolvimento do sector turístico.
Neste sentido, os diversos fóruns de negócio que a Feira albergará e que terão presença tanto na área expositiva como em encontros de debate, vão abordar as últimas tendências e os novos desenvolvimentos tecnológicos como factor-chave da competitividade da indústria turística.
Segundo comunicado da FITUR, “mais de 90% do espaço já está contratado com cerca de 9.000 empresas confirmadas, o que oferece umas boas expectativas de participação para esta edição, que se realiza num ambiente de crescimento do mercado turístico mundial, e onde os profissionais do turismo poderão aceder às diversas ferramentas nas quais trabalha a FITUR para oferecer soluções que visam impulsionar a inovação e a competitividade como principais desafios do sector”.
Um dos exemplos é o FITUR KNOW HOW & EXPORT, promovido pelo segundo ano pela Segitur e o Icex. Este evento destaca as soluções mais inovadoras na gestão turística e o seu potencial para o acesso a novos mercados exteriores. Trata-se de um espaço no qual as empresas espanholas relacionadas com o sector turístico podem mostrar o seu potencial e dar a conhecer os seus serviços e produtos a outros mercados internacionais. A iniciativa dá resposta aos objectivos do Ministério da Indústria, Energia e Turismo de Espanha de apoio à transferência e exportação de know-how turístico, através do fomento à internacionalização das empresas turísticas espanholas, acompanhando-as na abertura de novos mercados e identificando projetos. As empresas participantes contarão com um programa de atividades para conhecer as oportunidades de negócio nos cinco continentes, mas, para além disso, terão a possibilidade de receber aconselhamento personalizado para a internacionalização com especialistas da SEGITTUR e do ICEX em exportação, organismos multilaterais e programas de iniciação como o ICEX-Next. Pela primeira vez, a SEGITTUR ajudará as empresas participantes na procura de potenciais clientes com a finalidade de manter encontros durante os dias da feira, num espaço de networking exclusivo. A participação complementar-se-á com painéis onde os profissionais poderão conhecer as chaves para a internacionalização das empresas, a partir de casos práticos e oportunidades de negócio em todo o mundo; para além de destinos turísticos inteligentes e o papel dos empreendedores no sector do turismo.
No âmbito tecnológico, a FITUR também contará com uma novidade, promovida pela Segitur e o Icex, cujo objectivo é impulsionar o ambiente das aplicações turísticas, como ferramentas digitais de promoção e venda do sector. Para isso foi convocado um Concurso de Apps turísticas, que, a nível nacional, destacará os melhores desenvolvimentos em Turismo Activo, Sol e Praia, Turismo Cultural e Outros, e, a nível internacional, a melhor app guia de destino, e aquela que melhore a experiência do turista durante a sua viagem.
Nesta mesma linha, a FITUR abordará como chave de competitividade do sector hoteleiro, os eixos do turismo da terceira geração, dando a conhecer as suas propostas tecnológicas para o sector turístico. Nesta nova edição, os agentes do sector poderão conhecer as tendências tecnologicamente mais avançadas, como as Social Networks ou o luxo low cost, entre outros aspectos para os quais se dirige o futuro do negócio hoteleiro. Uns conteúdos que centrarão a oferta expositiva e teórica do FITURTECH, fórum organizado pelo Instituto Tecnológico Hoteleiro, ITH, que também desenvolve o FITURGREEN, proporcionando ao sector hoteleiro as novas soluções em matéria de poupança energética e eficiência na gestão hoteleira e turística. Entre outros projectos, apresentam as chaves do turismo sustentável 360º, através de vários workshops de tecnologias eficientes, a análise da sustentabilidade do destino turístico, e as ferramentas e iniciativas que o tornam possível.