Congresso ADHP: Directores hoteleiros precisam de estar atentos à mudança
Manuel Pinto, director do Hotel Mundial, alerta hoteleiros no Congresso da ADHP.
Marta Barradas
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No âmbito do congresso da ADHP, Associação dos Directores de Hotéis de Portugal, que se realizou nos dias 11 e 12 de Outubro, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Manuel Pinto, director do Hotel Mundial, apontou como principal desafio para um director hoteleiro perceber as mudanças, “sair da zona de conforto” e dar uma resposta.
O responsável, que fazia parte do primeiro painel do congresso intitulado, ‘Responsabilidade do Director de Hotel na Gestão do Futuro’, afirmou que “os novos desafios do director de hotel estão sempre dependentes da avaliação que fazemos em relação às mudanças na actividade turística a nível nacional e internacional”.
Manuel Pinto, que celebra 20 anos de funções na unidade, acrescentou ainda que, nos últimos anos, a hotelaria enfrentou muitas mudanças, referindo como exemplos “a crise, a mudança dos canais de distribuição e vendas e até mesmo as companhias low-cost”.
A par destas mudanças, o responsável afirmou ser necessário “estar atento a novos mercados emergentes (…) ser criativo e criar novos produtos para ir ao encontro dos clientes”.
O responsável reitera ainda que é importante a implementação de uma estratégia de marketing bem planeada, pois “nenhum plano de marketing é vitalício”.
Quanto à utilização das novas tecnologias, Manuel Pinto referiu que os “hábitos dos clientes” estão a mudar, nomeadamente no processo de compra, pelo que é necessário implementar “métodos de marketing em função do conceito de distribuição e vendas adequados” que respondam a essa nova forma de compra dos consumidores.
Na conclusão do seu discurso neste congresso, o responsável disse que a sua principal chave para dirigir o hotel é “auscultar e vender”. Ouvir os clientes, perceber e adequar-se às suas necessidades, para que no final possa vender mais. Isto é, “preparar o futuro e não pensar no passado”.