Novo terminal com três propostas
Oito empresas candidataram-se à construção do terminal de cruzeiros.
Patricia Afonso
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O Porto de Lisboa recebeu três propostas, de oito empresas, para a construção do novo Terminal de Cruzeiros, a ser construído entre Santa Apolónia e o Jardim do Tabaco.
As propostas abertas pelo júri foram apresentadas por: Creuers del Port de Barcelona, SA, Gere terminais de cruzeiro em Barcelona, Málaga (Espanha) e Singapura; Global Ports Holding (GPH), Mota-Engil, Ambiente e Serviços, SGPS, SA, GPH gere terminais de cruzeiro em Kusadasi, Bodrum e Antalya (Turquia); e SETH – Sociedade de Empreitadas e Trabalhos Hidráulicos, SA Somague Engenharia, SA Grupo Sousa, Investimentos SGPS Pioneiro do Rio, Serviços Marítimos, Ldª. RCCL, Royal Caribbean Cruises Ltd, a RCCL gere terminais de cruzeiro em Civitavecchia, Nápoles (Itália), Port Everglades, Fort Lauderdale e Cape Liberty (EUA), Costa Maya e Langosta (México), Roatan (Honduras), Belize (Belize) e Kusadasi (Turquia).
“Na sequência desta abertura irá proceder-se à verificação da elegibilidade dos candidatos face aos requisitos do concurso. Numa segunda fase, as empresas que cumpram esses requisitos serão convidadas, no início do mês de Setembro, a apresentar as suas propostas, estando prevista a adjudicação até ao final do ano”, afirma a administração do Porto de Lisboa.
Segundo o comunicado da APL: “Com este novo terminal, o Porto de Lisboa pretende crescer em passageiros e escalas de cruzeiro na capital portuguesa, estimando-se que o actual tráfego de mais de 500 mil passageiros possa duplicar nos próximos dez anos. Permitindo dotar o porto com uma capacidade de crescimento até 1,8 milhões de passageiros, a nova gare irá impulsionar o crescimento das operações de turnaround, ou seja, navios de cruzeiro que permitem o início e fim das viagens em Lisboa e não apenas a sua escala, o que se traduzirá num maior impacto no turismo da região, com mais benefícios para a economia.”
Esta construção de uma nova Gare de Passageiros, com um investimento global a rondar os 22 milhões de euros, tem início previsto para o início de 2014, estando prevista a sua conclusão em 2015. “O projecto, da autoria do arquitecto João Luís Carrilho da Graça, foi escolhido por unanimidade por um júri composto por elementos da Administração do Porto de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa, da Ordem dos Arquitetos, da Associação dos Arquitectos Paisagistas, e por um arquitecto catalão de renome internacional.”