Arco da Rua Augusta já pode ser visitado
Monumento apresenta uma vista panorâmica sobre a Cidade de Lisboa.

Marta Barradas
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
E-bikes incentivam turismo em 7 concelhos e 4 serras das Montanhas Mágicas
O Arco da Rua Augusta foi inaugurado, esta sexta-feira, e já está aberto ao público. A obra, que passou por um processo de reabilitação nos últimos sete meses, apresenta uma vista panorâmica sobre a Cidade de Lisboa, através do acesso a um miradouro.
A cerimónia de abertura contou com a presença de António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Mário Machado, presidente adjunto da Associação Turismo de Lisboa (ATL) e José Blanco da World Monuments Fund Portugal.
Mário Machado, referindo-se à estátua equestre de D. José e o Arco da Rua Augusta, afirmou que as duas obras “valorizam o nosso património cultural e que contribuem para a melhoria da nossa oferta turística”. A ATL foi a entidade responsável por todo o projecto, inclusive na gestão turístico-cultural do monumento e do financiamento da obra. O investimento ronda os 950 mil euros, ficando dentro do valor orçamentado e do prazo previsto de conclusão (sete meses).
António Costa, Presidente da CML, defendeu a importância das obras serem feitas num contexto dificil para as finanças municipais e afirma que o projecto só foi possível “graças a termos em primeiro lugar uma ideia sobre aquilo que queremos para o centro da cidade de Lisboa, e em segundo lugar a persistência para perseguir essa ideia”.
Localizado na Rua Augusta, a visita à mais recente atracção turística da cidade está aberta diariamente das 9h00 às 19h00 e terá um custo de 2,50 euros por pessoa, sendo gratuito para crianças até aos 5 anos de idade.
O acesso à visita do Arco da Rua Augusta é realizado através de um elevador, que levará a dois lanços de escadas. No primeiro encontra-se a Sala do Relógio que apresenta uma exposição da evolução da história do Arco, e, no segundo, a visita ao topo do Arco, onde se pode usufruir de uma vista panorâmica para a Praça do Terreiro do Paço, a Baixa da cidade, o Castelo de S. Jorge e o Rio Tejo. Por questões de segurança, apenas vão poder estar no topo do arco cerca de 35 pessoas em simultâneo.
Até dia 18 de Agosto, e para celebrar a abertura do Arco da Rua Augusta ao público, vai ser realizado um espectáculo multimédia – “Arco de Luz” -, projectado no próprio arco, da autoria de Nuno Maya e Carole Purnelle, com sessões às 21h30, 22h30 e 23h30.