Turismo de culinária ganha associação
A APTECE tem como objectivo assegurar que o turismo de culinária seja um “importante motivador” de atracção turística nas diferentes regiões do país.
Raquel Relvas Neto
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A APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia é a mais recente associação criada no sector.
Segundo José Borralho, presidente da associação, a APTECE nasce “com o objectivo estratégico de assegurar que o turismo de culinária, em Portugal, seja valorizado ao ponto de se tornar um importante motivador para atrair visitantes e turistas para as diversas regiões”.
A associação pretende apoiar e desenvolver experiências de produtos turísticos de culinária, para preservação e promoção das culturas e heranças culinárias e gastronómicas portuguesas. A APTECE possui como missão construir identidades regionais, promovendo assim a “qualidade e autenticidade dos nossos produtos e valorizando o nosso património gastronómico, enquanto destino turístico culinário de excelência”.
Para além de se estar a dar a conhecer às restantes entidades do sector, a APTECE está a ultimar a criação de um capítulo português da World Food Travel Association, “que nos permitirá dar maior apoio aos agentes do turismo em Portugal”, explica José Borralho.
A associação está também a candidatar-se para o Estoril receber o Congresso Mundial de Turismo de Culinária, que realiza-se de dois em dois anos e reúne mais de 500 profissionais do sector.
A nível nacional, a APTECE vai criar um projecto de desenvolvimento de micro e pequenas empresas e de cooperação intra-sectorial regional, com o objectivo de promover os produtos típicos portugueses ligados à gastronomia. “É um projecto de posicionamento deste segmento, junto de mercados com elevado poder de compra e onde estes produtos, pela sua qualidade e exclusividade têm que ter lugar”, realça o responsável. O “Portugal Exclusivo – Comida com histórias”, com financiamento previsto pelo SIAC do COMPETE, vai promover as histórias que caracterizam a gastronomia regional e nacional de forma a criar diferença nos destinos.
O projecto vai promover class cookings, visitas de jornalistas estrangeiros, com o envolvimento de operadores turísticos, presenças em feiras e um ‘road show’ junto de 20 cidades europeias para “cativar turistas para os destinos em causa e para de uma forma geral descobrirem os nossos sabores… queremos Portugal promovido pela boca”. José Borralho defende que “só assim conseguiremos convencer o mundo de que Portugal é um lugar de coisas boas, originais, saborosíssimas e ao mesmo tempo um país requintado, sofisticado e cosmopolita”.
A APTECE tem como associados profissionais individuais (chefs, investigadores, empresários) e empresas ligadas ao sector de produção de produtos típicos, sector turístico e de restauração.