‘Última hora’ pode poupar 30%
Rumbo realizou estudo às ofertas nesta modalidade e concluiu que as preferências dos viajantes têm especial incidência na compra de hotel.
Patricia Afonso
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A Rumbo revelou esta quinta-feira que, de acordo com um estudo realizado pela própria agência de viagens online, a poupança nas ofertas de última hora rondam os 30%.
De acordo com os dados da Rumbo, “a preferência dos viajantes pelas ofertas de última hora recai, sobretudo, para a compra de hotel.” Segundo os número de Junho da agência online, “65 % das reservas de última hora correspondem às vendas efectuadas em hotel com check in no próprio mês; e 59% correspondem à compra de férias para a Costa Peninsular e Ilhas.”
Os destinos mais procurados neta modalidade são as ilhas Baleares e Canárias; as principais cidades europeias, como sejam Roma, Londres, Paris e Lisboa; e Nova Iorque. No que tona a reservas para destinos nacionais, o destaque vai para Albufeira, Lisboa, Monte Gordo, Estoril, Vilamoura e Funchal.
Já o preço médio gasto na compra “varia consoante o tipo de produto.” Nas reservas apenas de hotel, os valores de Janeiro a Junho dão conta de uma média de gastos na ordem de 308 euros(nas costas 442 euros; e ilhas e cidade 207 euros).
“Outra das tendências verificada nos viajantes de ‘última hora’ é o facto de viajarem poucos dias e escolherem destinos próximos”, afirma a Rumbo.
Assim, as reservas são efectuadas com uma média de 18 dias de antecedência para destinos internacionais e com cerca de 35 dias de antecedência para as Costas e Ilhas. Na Península Ibérica, a antecedência da compra é menor: cerca de 11 dias.
“Saliente-se que, apesar da crise, os viajantes não abdicaram totalmente de viajar, embora tenham alterado o tipo de viagem e planeamento das suas férias. Constata-se, desta forma, que o orçamento tem um papel cada vez mais determinante na escolha do destino. Se até há uns anos atrás os locais de férias eram escolhidas de acordo com as preferências dos viajantes, a tendência inverteu-se, passando a escolha do destino a ser efectuada de acordo com os limites orçamentais, o que explica o crescimento das reservas efectuadas a partir das ‘ofertas de última hora'”, indica o estudo da agência de viagens online.
“Neste cenário, em que o preço passou a ter um peso preponderante na eleição do destino, a Rumbo estima que os viajantes comparam, em média, três a quatro destinos antes de tomarem a sua decisão, comportamento este que se tornou possível através das tecnologias oferecidas pela Internet. Aliás, a vantagem da comprar online é, em grande parte, o preço, para além da comodidade e da rapidez, uma vez que é possível comparar, simultaneamente, as ofertas de todas as companhias aéreas e de milhares de hotéis e escolher a que melhor se adequa.”
De acordo com o presidente da Rumbo, Fabio Cannavale: “Este verão as famílias terão muito mais em consideração o orçamento no momento de escolher as suas férias e isso significará um volume menor de facturação para o sector turístico em geral. Neste contexto, a Internet é um grande aliado das agências de viagem online, já que nos permite encontrar as melhores ofertas de voos e hotéis e oferecê-las aos clientes, de forma muito rápida, praticamente em questão de minutos.”