Notícias sobre Portugal no estrangeiro subiram 22% no ano passado
De acordo com o Turismo de Portugal, as 8.600 referências em meios de comunicação social totalizaram um valor equivalente a publicidade de 470 milhões de euros, quatro vezes mais do que em 2011.
![Tiago da Cunha Esteves](https://backoffice.publituris.pt/app/uploads/2023/12/silhueta-120x120-1-120x120.jpg)
Tiago da Cunha Esteves
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Portugal teve 8.600 referências em meios de comunicação internacionais no ano passado, enquanto destino turístico, um aumento de 22% em relação a 2011, de acordo com o Turismo de Portugal (TP). As referências totalizaram um valor equivalente de publicidade (AVE) de 470 milhões de euros (quatro vezes superior ao de 2011).
Em termos de plataformas, foi no online que se registou uma subida maior (+40%), bem como nas grandes reportagens televisivas (+24%). No total, o País foi protagonista de mais de 60 reportagens televisivas, que destacaram os diversos atractivos turísticos em canais como TVE (Espanha), TF1 (França), dk4 (Dinamarca), NBC (EUA), Travel Channel (Reino Unido) e RAI1 (Itália).
“Do total de 8.600 referências alcançadas na comunicação social internacional, 4.786 tiveram lugar em meios online, mais de 3.700 ocorreram na imprensa escrita, 73 em televisão (incluindo as 61 reportagens) e 43 em rádio, difundidas em 14 mercados emissores – Brasil, Espanha, Rússia, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Irlanda, Suécia, França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e Polónia”, informa o TP.
Em relação a produtos turísticos, os mais referenciados foram os city breaks, touring cultural e paisagístico, gastronomia e vinhos, incidindo nas regiões de Lisboa, Porto e Norte, Algarve, Madeira e Alentejo.