Brasil: Quando os morros são atracções turísticas
Estudo encomendado pelo Ministério do Turismo revela que existe um interesse crescente, por parte dos turistas estrangeiros, nos morros.
Tiago da Cunha Esteves
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Os morros brasileiros são atracções turísticas em expansão, cada vez mais, de acordo com o Ministério do Turismo. É o caso do morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, que supera as expectativas de 78,9% dos turistas estrangeiros que visitam o local, segundo uma pesquisa encomendada pelo Ministério à Fundação Getúlio Vargas sobre turismo em comunidades desfavorecidas.
O estudo permitiu concluir ainda que 57,2% dos turistas recomendaria o programa a amigos e familiares, enquanto a arquitectura (56%) é o elemento que mais impressiona.
Já no Morro do Alemão, também no Rio de Janeiro, onde o ministro do Turismo esteve recentemente a visitar o teleférico da comunidade, a situação é idêntica. Entre as 14 mil pessoas que, todos os dias, transitam no teleférico, 35,7% são turistas.
“ A pesquisa que encomendámos à Fundação Getúlio Vargas revela que o turista, principalmente o estrangeiro, ainda gasta pouco no morro. Se oferecermos qualificação, podemos gerar emprego e receitas para os moradores”, disse Gastão Vieira.