França desenvolve estudo para explorar turismo de memória
Trata-se de um segmento que gera, todos os anos, 45 milhões de euros e que coloca no centro das atenções antigos campos de batalha e cemitérios militares.
Tiago da Cunha Esteves
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Conhecer antigos campos de batalha, cemitérios militares e locais que contribuíram, no passado, para escrever as páginas da história que compõem o presente. Esses são alguns dos objectivos do projecto de turismo de memória que vai começar a ser desenvolvido em França pela Atout France – Agência de Desenvolvimento Turístico de França.
De acordo com a Atout France, “a visita a sítios de memória em França representa uma parte não negligenciável na economia turística de um território”. Por isso, os Ministérios da Defesa e do Turismo encarregaram a agência de elaborar um estudo nacional com o objectivo de se apurarem as potencialidades turísticas e económicas do turismo de memória.
Entre outros aspectos, o estudo vai implicar uma série de entrevistas no local a visitantes de locais como Somme, Meuse e Calvados, por exemplo.
De acordo com dados da Atout France, o turismo de memória representa um volume de negócios anual de 45 milhões de euros. Por outro lado, 45% da frequentação de sítios relacionados com este segmento é gerada por turistas internacionais.