Universidade de Évora
Descanso, cultura e gastronomia é o que mais cativa no Alentejo
Turismo do Alentejo divulga resultados do Estudo do Perfil do Visitante Inverno 2012.
Tiago da Cunha Esteves
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
O descanso (18,9%), as visitas culturais (18,3%) e as experiências gastronómicas (13,6%) são as actividades mais praticadas no Alentejo, de acordo com os resultados do inquérito para o Estudo do Perfil do Visitante Inverno 2012.
Nesse período do ano, a principal motivação de viagem ao destino foi o lazer/recreio e férias, com 73,7%, seguida da visita a familiares e amigos (19,2%).
No total, 97,7% dos visitantes deu conta da sua satisfação para com o destino, sendo que 53,5% referiu que ficou ‘muito ou extremamente’ satisfeito. Por outro lado, 94,4% afirmou que pretende regressar, ao passo que 84,5% vai recomendar o destino a familiares e amigos.
O mercado nacional voltou a predominar durante o Inverno 2012. Na verdade, os visitantes portugueses representaram 68,1% do total, sendo provenientes, principalmente, de Lisboa, (27,5%) e de Setúbal (12,5%).
Em termos de mercados externos, Espanha liderou no caso dos visitantes residentes no estrangeiro (13,3%), sendo a maioria proveniente das regiões fronteiriças.
Entre muitas outras conclusões, a família e os amigos foram a principal fonte de informação dos visitantes da região (43,1%), seguida das fontes de informação disponíveis na Internet.