Imagem do destino Portugal imune à crise económica
Estudo divulgado pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo revela que os produtos ‘sol e mar’ e ‘cultura’ são os mais associados ao País.
Tiago da Cunha Esteves
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A crise económica não está a prejudicar a imagem turística de Portugal, de acordo com 55% dos especialistas internacionais entrevistados no barómetro internacional “The Image of Portuguese Tourism”.
Numa escala de 0 (muito pobre) a 10 (muito atractivo), 70% dos inquiridos deu nota igual ou superior a 8 ao País, enquanto destino turístico. As praias e o clima são os atractivos mais associados ao País no estrangeiro, sendo o produto ‘sol e mar’ o mais referido pelos entrevistados quando pensam em Portugal. No segundo lugar surge ‘cultura’.
Todavia, o produto ‘gastronomia e vinhos’ é aquele cuja qualidade é mais valorizada pelos especialistas estrangeiros. De 0 a 10, foi atribuída uma classificação média de 8,22 pontos.
Desenvolvido pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), com base em entrevistas a 115 membros afiliados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o estudo foi apresentado esta quinta-feira na VIII Conferência Internacional em Hotelaria e Turismo, no Hotel Solverde, em Vila Nova de Gaia.