Edição digital
Assine já
PUB
Figuras do Turismo

Sintra condecora André Jordan

O empresário foi agraciado com a medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

Tiago da Cunha Esteves
Figuras do Turismo

Sintra condecora André Jordan

O empresário foi agraciado com a medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

Sobre o autor
Tiago da Cunha Esteves
Artigos relacionados
Açores aprovam revisão do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo para o período 2023-2030
Destinos
Turkish Airlines anuncia reforço de operação para Sharm-el-Sheikh no inverno IATA
Sem categoria
Lisboa e Buenos Aires mantêm-se como destinos internacionais preferidos dos brasileiros
Destinos
Ryanair apela aos clientes para reservar diretamente
Transportes
Norwegian Viva já está na frota da NCL e vai passar por Lisboa
Transportes
Acrópole de Atenas vai limitar entrada diária de visitantes a partir de 4 de setembro
Destinos
TAP anuncia no Brasil que vai ter ligações diárias para Natal
Transportes
Douro & Porto Wine Festival fecha várias parcerias para trazer mais público nacional e internacional
Destinos
InterContinental Porto – Palácio das Cardosas contrata Jean Hélière como Cluster General Manager
Alojamento
Nova edição: Turismo de Luxo, “Viaje com o Paladar” da Icárion, APAL e viagem a Samaná
Destinos

O empresário André Jordan foi condecorado pela Câmara de Sintra com o medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, atribuída pelo edil, Fernando Seara, no Belas Clube de Campo.

“Uma forma simbólica de realçar o empenho do empresário na dinamização do concelho, actuando em áreas tão relevantes como o turismo, o imobiliário, o desporto, a cultura, promovendo concomitantemente activas políticas de responsabilidade social e ambiental”, afirmou o autarca.

André Jordan comprou, em 1991, um terreno com 465 hectares na zona de Sintra, onde desenvolveu um complexo residencial de lazer: o Belas Clube de Campo. Nos últimos anos, a prioridade do Grupo tem sido atrair novos parceiros e investimentos, como é o caso de projectos como o Centro Hipíco da Trotelhorse e o Colégio João de Deus.

Sobre o autorTiago da Cunha Esteves

Tiago da Cunha Esteves

Mais artigos
Artigos relacionados
Açores aprovam revisão do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo para o período 2023-2030
Destinos
Turkish Airlines anuncia reforço de operação para Sharm-el-Sheikh no inverno IATA
Sem categoria
Lisboa e Buenos Aires mantêm-se como destinos internacionais preferidos dos brasileiros
Destinos
Ryanair apela aos clientes para reservar diretamente
Transportes
Norwegian Viva já está na frota da NCL e vai passar por Lisboa
Transportes
Acrópole de Atenas vai limitar entrada diária de visitantes a partir de 4 de setembro
Destinos
TAP anuncia no Brasil que vai ter ligações diárias para Natal
Transportes
Douro & Porto Wine Festival fecha várias parcerias para trazer mais público nacional e internacional
Destinos
InterContinental Porto – Palácio das Cardosas contrata Jean Hélière como Cluster General Manager
Alojamento
Nova edição: Turismo de Luxo, “Viaje com o Paladar” da Icárion, APAL e viagem a Samaná
Destinos
PUB
Destinos

Açores aprovam revisão do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo para o período 2023-2030

Governo dos Açores aprovou, esta sexta-feira, a revisão do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo (PEMTA) para 2023-2030, que reflete a estratégia da Região para o turismo como “setor basilar da economia regional, fundamentando-se no princípio de criação de valor para os residentes e para o território e alicerçando-se no fomento da atividade turística ao longo de todo o ano em todas as ilhas”.

Publituris

O comunicado do Conselho do Governo recorda que, em 2015, ano de liberalização parcial do espaço aéreo regional, foi elaborado o primeiro Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, perspetivando um horizonte temporal até 2020 e definindo o posicionamento dos Açores como sendo, prioritariamente, um destino de natureza.

No entanto, a pandemia de Covid-19 interrompeu, em 2020, a trajetória de crescimento e desenvolvimento turístico que se registava na Região, conduzindo à necessidade da recuperação imediata do destino e demonstrando a premência da formulação de uma nova estratégia para o futuro do setor.

“Tendo em consideração a certificação da região como ‘Destino Sustentável’, obtida em 2019, de acordo com os critérios do Global Sustainable TourismCouncil, e às vantagens competitivas daí resultantes, a revisão do PEMTA, agora aprovado, assentou no reforço da sustentabilidade como pilar fundamental para o desenvolvimento do turismo nos Açores, em linha com as novas tendências e perfis de viajantes e turistas a nível internacional”, destaca o comunicado.

O novo PEMTA, que tem como horizonte temporal de vigência o ano de 2030, de modo a acompanhar a execução do período de programação comunitária, “inclui o posicionamento dos Açores enquanto destino turístico sustentável, a definição dos mercados prioritários e os princípios gerais de organização da oferta, pretendendo ser um documento orientador para todo o setor com o objetivo maior de conseguir que todas as empresas e todos os stakeholders possam alinhar o seu trabalho sob as mesmas orientações estratégicas”, sublinha o Conselho do Governo no seu comunicado.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Sem categoria

Turkish Airlines anuncia reforço de operação para Sharm-el-Sheikh no inverno IATA

A transportadora aérea turca acaba de anunciar que vai reforçar a operação para Sharm-el-Sheikh, no Mar Vermelho (Egito), a partir de 29 de outubro de 2023, que coincide com o início do inverno IATA.

Publituris

A partir do próximo dia 29 de outubro, a Turkish Airlines irá aumentar as frequências semanais entre Istambul e Sharm-el-Sheikh, no Egito, de 10 para 14 voos.

Assim, haverá um voo diário a sair de Istambul às 01h10 para chegar à estância balnear no Mar Vermelho às 02h45, com regresso às 03h35, para chegar à cidade tuca às 07h30 (horas locais).

Já às segundas-feiras, quintas e sábados haverá um segundo voo que deixará Istambul às 22h25, com regresso à 01h45 do dia seguinte (horas locais).

A companhia aérea indica ainda que haverá voos à segunda, sexta, sábado e domingo com partidas da cidade turca à 09h30, para aterrar em Sharm-el-Sheikh às 11h05. No regresso, esses voos saem do Mar Vermelho às 11h55 e aterram em Istambul às 15h50. Os horários são apresentados sempre em horas locais.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Lisboa e Buenos Aires mantêm-se como destinos internacionais preferidos dos brasileiros

Um levantamento da Decolar – agência de viagens online – aponta que Lisboa e Buenos Aires mantêm-se como destinos mais procurados pelos brasileiros para as viagens ao exterior para o segundo semestre de 2023.

Publituris

O interesse dos brasileiros por Lisboa e Buenos Aires e Lisboa mantém-se de acordo com uma análise feira pela Decolar sobre os destinos internacionais mais procurados para viagens de brasileiros para o segundo semestre deste ano.  O ranking aponta ainda Miami, Nova Iorque e Santiago do Chile entre os cinco mais procurados.

Segundo a imprensa brasileira, a Decolar registou um aumento de 11% na procura de passagens aéreas internacionais por parte de cidadãos do Brasil, em relação ao mesmo período de 2022. Quando comparado com as buscas para as férias de julho, o ranking dos 10 principais destinos internacionais procurados para embarques no 2º semestre inclui mais cidades da Europa. Além de Lisboa e Paris, que se mantiveram na lista, entraram Madrid, Londres e Porto.

Refira-se que, durante o primeiro semestre, cerca de 19,4 milhões de passageiros embarcaram no Aeroporto de Guarulhos (São PauloI). Nas viagens ao exterior, segundo o GRU Airport, foram cerca de 37,5 mil por dia, e no geral, Santiago do Chile, Buenos Aires e Miami encabeçaram o ranking dos destinos prediletos, enquanto para a Europa, Lisboa, Madrid, Paris e Frankfurt posicionaram-se na frente.

Recorde-se que a TAP anunciou recentemente que, só no primeiro trimestre transportou entre o Brasil e a Europa, mais de um milhão de passageiros, o que representa um aumento de 30% face ao mesmo período do ano passado.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Ryanair apela aos clientes para reservar diretamente

A Ryanair apela aos clientes que reservem sempre as suas viagens aéreas diretamente nas companhias aéreas, pois diz que muitos agentes de viagens online (OTA) fornecem às transportadoras detalhes imprecisos dos passageiros, o que pode impedir que controlem as suas reservas e façam as declarações de segurança necessárias para viajar.

Publituris

A Ryanair avisa que não tem qualquer relação comercial com as OTA, e as OTA não estão autorizadas pela Ryanair a vender os seus voos, até porque, conforme refere em comunicado de imprensa, as agências de viagens online fornecem às transportadoras detalhes imprecisos dos passageiros, o que pode impedir que controlem as suas reservas e façam as declarações de segurança necessárias para viajar, como além de impedi-los de receber informações importantes sobre viagens da companhia aérea, incluindo possíveis alterações no horário de partida, atrasos e atualizações de cancelamento.

A Ryanair lembra que há muito que faz campanha para proteger os clientes “das más práticas das OTA, incluindo a introdução de um processo de verificação do cliente, que permite aos passageiros que reservaram através das OTA se identificarem à Ryanair para cumprir os protocolos de segurança e proteção de voo, e também para permitir confirmar os detalhes de contato”. Assim, “a melhor forma de os clientes se protegerem das OTA é reservarem diretamente no nosso website/aplicação para obterem as tarifas mais baixas e atendimento direto”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Norwegian Viva já está na frota da NCL e vai passar por Lisboa

A companhia de cruzeiros Nowergian Cruise Line (NCL), acaba de receber, oficialmente, o seu segundo navio da linha Prima Class, o Norwegian Viva, que, a 19 de agosto vai começar uma viagem em Lisboa até Roma, e percorrer vários itinerários no Mediterrâneo e Ilhas Gregas, antes da cerimónia oficial de batismo.

A NCL acaba de inaugurar o Norwegian Viva. Este acontecimento marca a chegada do segundo cruzeiro de seis na linha Prima Class. O slogan do navio “Live it Up” inclui a experiência melhorada dos passageiros e as características a bordo desta classe pioneira, incluindo ofertas melhoradas, designs mais espaçosos, atividades emocionantes a bordo, como Viva Speedway de três andares, e novos conceitos de restauração, nomeadamente o Indulge Food Hall — um mercado de comida ao ar livre com 11 restaurantes, indica a companhia de cruzeiros em nota de imprensa.

Embora o navio tenha muitos dos destaques que são fundamentais para a linha Prima Class, a NCL refere que há um espetáculo exclusivo para ver a bordo do Norwegian Viva: a produção nomeada para Tony Award “Beetlejuice,” onde os hóspedes podem “Live it Up” com os mortos-vivos durante a adaptação do musical do filme de Tim Burton de 1988 com o mesmo nome. Além disso, a programação noturna de entretenimento inclui o “Press Your Luck Live” — uma experiência imersiva de um jogo tirado do ecrã de televisão, oferecendo ao público a oportunidade de participar no clássico jogo e ganhar prémios.

Com 294 metros de comprimento, 143,535 toneladas brutas e com uma capacidade para 3.100 passageiros, o Norwegian Viva tem também o The Concourse, um jardim de esculturas ao ar livre e o Ocean Boulevard, um passadiço que percorre o cruzeiro e aproxima os passageiros da água como nunca antes. Reimaginado para o Norwegian Viva, a área vai incluir trabalhos de seis artistas apresentados em cruzeiros anteriores da Norwegian Cruise Line Holdings Ltd: Kevin Box, Jonathan Prince, Arik Levy, Richard Hudson, Sophie Elizabeth Thompson, e Pablo Atchugarry. Além disso, uma nova obra de arte vai ser incluída no Metropolitan Bar, o bar de cocktails sustentável exclusivo do cruzeiro. “Every Wing has a Silver Lining,”, tem 16 metros de comprimento concebidos exclusivamente para o Norwegian Viva pelo artista digital britânico Dominic Harris.

Após a primeira viagem a 10 de agosto, o Norwegian Viva vai começar um cruzeiro em Lisboa até Roma a 19 de agosto, e percorrer vários itinerários no Mediterrâneo e Ilhas Gregas, antes da cerimónia oficial de batismo, que acontecerá a 28 de novembro em Miami.

O novo navio vai depois atracar em San Juan, Porto Rico para uma temporada nas Caraíbas de dezembro de 2023 até março de 2024, parando em locais como Tortola, nas Ilhas Virgens Britânicas, St. John ‘s, Antigua, Bridgetown, Barbados, Castries, St. Lucia, Philipsburg, St Maarten e St. Thomas, Ilhas Virgens Americanas.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Destinos

Acrópole de Atenas vai limitar entrada diária de visitantes a partir de 4 de setembro

A Acrópole, o ex-libris da capital grega, vai passar a receber, a partir do dia 4 de setembro, no máximo 20 mil visitantes diários. Trata-se de um programa piloto que, a partir de 1 de abril de 2024, será alargado a todos os sítios arqueológicos na Grécia que disponham de bilhete eletrónico para entrada.

Publituris

A Acrópole de Atenas vai estabelecer um limite máximo diário de 20 mil visitantes, a partir de 4 de setembro, para garantir a experiência e proteger o sítio arqueológico mais conceituado da Grécia. Trata-se de um programa piloto que, a partir de 1 de abril de 2024, será alargado a todos os sítios arqueológicos que disponham de bilhete eletrónico para entrada de visitantes.

Lina Medoni, ministra da Cultura da Grécia, anunciou em entrevista à Real FM, e citada pelo jornal espanhol Hosteltur, que após um estudo realizado pela Organização para a Gestão e Desenvolvimento de Recursos Culturais (ODAP) foi decidido reduzir o limite máximo de entrada na Acrópole para 20 mil visitantes diários.

A entrada na Acrópole de Atenas, Património Mundial da Humanidade desde 1987, será dividida em três horários com início às 8 da manhã e até às 20 horas, e será aplicável tanto a grupos como a visitantes individuais.

O que se pretende com esta medida é evitar a superlotação, já que o complexo arqueológico chegou a receber até 23 mil pessoas num só dia.

“Obviamente, o turismo é bom para o país, para todos nós, mas temos de encontrar uma forma para que o turismo excessivo não cause danos ao monumento”, disse Medoni, segundo o mesmo jornal, referindo que este programa piloto vai contribuir para a segurança da Acrópole e dos trabalhadores, bem como para a melhoria da experiência vivida pelos visitantes.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

TAP anuncia no Brasil que vai ter ligações diárias para Natal

Os responsáveis da TAP Air Portugal no Brasil confirmaram que a transportadora aérea vai aumentar dos atuais cinco para sete voos por semana entre Lisboa e Natal (Rio Grande do Norte), a partir de 29 de outubro.

Publituris

Em reunião com a governadora do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, segundo a imprensa do país, o diretor para as Américas da TAP, Carlos Antunes, afirmou que Natal voltará a ficar ligada todos os dias da semana a Portugal e à Europa com voos da companhia.

Ainda segundo os órgãos de comunicação locais o entendimento entre a TAP e o governo do Rio Grande do Norte, é resultado das conversações realizadas no mês de março, quando a governadora Fátima Bezerra chefiou uma delegação do Estado na Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL 2023).

“Recebemos a confirmação de uma operação importante para o nosso Estado e que terá impacto de estímulo e rentabilidade à economia”, disse a governadora, para acrescentar que “hoje o nosso país e o nosso Estado vivem um cenário motivador e atrativo, inclusive com a retoma do protagonismo brasileiro no plano internacional”.

Por sua vez, a secretária de Estado do Turismo, Ana Maria da Costa, reforçou a importância da ampliação da rede aérea da TAP no Rio Grande do Norte para o fortalecimento da atividade turística, declarando que hoje, a TAP “é a nossa principal companhia aérea de conexão para turistas europeus”, para realçar que no primeiro semestre, houve um incremento de 36,4% em voos, se comparado com o mesmo período de 2022,

Com vista a incrementar este aumento de ligações, o governo do Rio Grande do Norte e a TAP, ainda segundo a imprensa local, vão realizar uma campanha conjunta de divulgação com o objetivo de promover Natal e o respetivo estado como destino de férias.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Douro & Porto Wine Festival fecha várias parcerias para trazer mais público nacional e internacional

O Douro & Porto Wine Festival acaba de anunciar um conjunto de parcerias com pacotes de experiências e opções de transporte, com vista a levar mais público nacional e internacional ao evento.

Publituris

Para que o público tenha uma experiência memorável e com todo o conforto e comodidade, a organização do evento fechou parcerias com a Gol Linhas Aéreas, e a sua agência Smiles Viagens, mas também com a OPTViagens e o Booking. Foram igualmente anunciados novos pontos de venda, em parceria com a FNAC e com a Worten.

Através da nova operadora da companhia aérea brasileira, a Smiles Viagens, é agora possível adquirir um roteiro de experiências, voo e alojamento, numa viagem em que os clientes vão poder descobrir os encantos da região e desfrutar do Douro & Porto Wine Festival. A Smiles Viagens organiza ainda, para os grupos, degustação de vinhos, passeios a museus, jantar ao som de fado, visita a um dos mais belos miradouros com vista para o Douro e também um cruzeiro panorâmico de barco pelo famoso rio.

Ao comprar o roteiro “Viagem Gastronómica pelo Porto e Douro” da Smiles Viagens e a passagem aérea pela Gol, o passageiro tem acesso a serviços exclusivos como embarque prioritário, concierge, acesso às salas VIP, milhas e bagagem prioritária. O pacote está disponível para todas as cidades que têm voos da Gol Linhas Aéreas, com o destino inicial na cidade do Porto.

Por sua vez, através da OPTViagens, agência de viagens portuguesa parceira do festival, é possível organizar o transporte até ao recinto, alugar carro ou marcar o alojamento, mas também fazer um passeio de barco privativo pelo Douro, num comboio histórico ou fazer uma prova de vinhos. Tudo isto à distância de um clique, com o preenchimento de um pequeno formulário no site do Douro & Porto Wine Festival. A OPTViagens trata assim, de forma personalizada, de todos os pormenores para quem quer viver e experienciar o festival sem qualquer tipo de preocupação.

Para o público com um perfil mais independente, o Douro & Porto Wine Festival conta também com uma parceria com o Booking. Basta aceder ao site do evento, na área de hospitalidade, e clicar no link dentro da página para escolher o alojamento preferido para os dias do festival.

O Douro & Porto Wine Festival estabeleceu ainda novas parcerias, para a venda de bilhetes, com a FNAC e com a Worten. Já é, assim, possível comprar bilhetes para o evento numa das 34 lojas físicas da FNAC e nas 180 lojas físicas da Worten, em todo o país. Refira-se que, até 17 de agosto, a FNAC oferece um desconto de 15%, na compra dos bilhetes para o Douro & Porto Wine Festival, para os clientes com cartão FNAC.

O evento, que será o ponto alto das comemorações do Douro como Cidade Europeia do Vinho, realiza-se dias 15 e 16 de setembro, no Porto Comercial de Cambres, em Lamego. Com uma localização privilegiada e capacidade para receber até 15 mil pessoas por dia, o Douro & Porto Wine Festival é pensado para todos os que desejam desfrutar de momentos emocionantes e descobrir o melhor que a região tem a oferecer. Para aqueles que desejam uma experiência ainda mais exclusiva, o recinto acolhe a Privilege Zone. Com bares exclusivos, Meet & Greet com artistas e acesso privilegiado ao palco, uma tenda Privilege com Shows Exclusivos e Suites Cabins para 30 pessoas, esta área oferece um leque de experiências premium e personalizadas.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

InterContinental Porto – Palácio das Cardosas contrata Jean Hélière como Cluster General Manager

Desde 2013 a trabalhar com o IHG – InterContinental Hotels Group, Jean Hélière passa a assumir o cargo de Cluster General Manager no InterContinental Porto – Palácio das Cardosas.

Publituris

O profissional exerceu diversas funções em vários destinos pelo mundo, mais recentemente como diretor-geral de pré-abertura do Kimpton Al Rowda em Doha, no Qatar.

No decorrer dos seus 23 anos de experiência em hotelaria, Jean Hélière passou por Itália em marcas como Hilton, Marriot e Radisson, antes de se juntar ao grupo IHG como assistente-executivo no InterContinental Tahiti Resort & Spa. Desde 2015 tem assumido cargos de direção no InterContinental Moorea Resort & Spa, na Polinésia Francesa, e no Hotel Indigo Bali Seminyak Beach.

Com experiência em Gestão Hoteleira e Food & Beverage (F&B) e um vasto número de formações profissionais, desde Segurança Hoteleira a Investimentos Imobiliários e Gestão de Ativos, Jean Hélière desenvolveu uma ampla experiência em marcas internacionais de luxo e lifestyle, juntamente com uma forte experiência operacional e conhecimentos nas áreas de vendas e marketing.

Além do Palácio das Cardosas, Jean Hélière acumula outras funções de direção no Porto.

“É um orgulho poder abraçar este projeto num dos destinos com mais potencial da Europa. O InterContinental Porto – Palácio das Cardosas reúne as condições perfeitas para uma experiência inesquecível, combinando uma localização excecional no coração da cidade do Porto, um serviço de excelência e uma equipa 100% dedicada”, afirma Jean Hélière.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Nova edição: Turismo de Luxo, “Viaje com o Paladar” da Icárion, APAL e viagem a Samaná

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Além disso, trazemos mais uma iniciativa “Viaje com o Paladar” da Icárion, uma entrevista a Desidério Silva, presidente da APAL, e a reportagem sobre a viagem a Samaná a contive do operador turístico Soltour.

Publituris

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Se logo no início do dossier pretendemos definir ou esclarece o que, de facto, é Turismo de Luxo, nas páginas seguintes ouvimos diversos agentes da hotelaria que atuam no segmento mais alto do turismo em Portugal. Além disso, também falámos com Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal a propósito do Luxo em Alto Mar, bem como com alguns académicos que ensinam e analisam o mercado do turismo.

Na “Distribuição”, a iniciativa “Viaje com o Paladar” do operador turístico Icárion, deu a conhecer a agentes de viagens os paladares do Vietname. Ao PUBLITURIS, os agentes que marcaram presença nesta iniciativa asseguraram que, a partir de agora, vão olhar o destino com outros olhos depois de o terem sentido pelo sabor da sua gastronomia.

Nos “Destinos”, entrevistámos Desidério Silva, presidente da Agência de Promoção de Albufeira (APAL), que foi eleito em janeiro e que faz um balanço positivo dos primeiros meses de mandato e revela o calendário de ações que a associação tem previsto para 2023.

Nas “Viagens”, damos conta da viagem que o PUBLITURIS realizou a Samaná, na República dominicana, a convite do operador turístico Soltour. No Caribe, podemos confirmar que se trata de um destino para, de facto, nos sentirmos “rulay”.

As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Jaume Vidal (diretor Regional da Tiqets em Portugal e Espanha).

O jornal PUBLITURIS na sua versão em papel vai agora de férias e regressa com a edição de 1 de setembro.

A todos os leitores do PUBLITURIS desejamos umas ótimas férias.

A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Publituris. Pode comprar apenas esta edição ou efetuar uma assinatura do Publituris aqui obtendo o acesso imediato.

Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

Nota: Se já é subscritor do Publituris entre no site com o seu Login de assinante, dirija-se à secção Premium – Edição Digital e escolha a edição que deseja ler, abra o epaper com os dados de acesso indicados no final do resumo de cada edição.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.