AHRESP e IAPMEI preparam medidas para apoiar empresas do sector
As duas entidades vão assinar em Setembro um protocolo que visa a criação de novos mecanismos de reestruturação, recuperação e dinamização das empresas turísticas.

Tiago da Cunha Esteves
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
Museu do FC Porto torna-se membro da ETOA
A AHRESP e o IAPMEI vão assinar na segunda quinzena de Setembro um protocolo que visa a criação de novos mecanismos de reestruturação, recuperação e dinamização das empresas do sector.
Entre outros aspectos, o protocolo prevê a implementação de sistemas de análise, diagnóstico e de apoio aos financiamentos. Por outro lado, será disponibilizada toda a rede de balcões do IAPMEI e da AHRESP, no sentido de prestar um melhor acompanhamento às empresas.
“Paralelamente, a AHRESP vai criar uma Linha de Emergência, dentro do Gabinete de Crise, disponível, para dar assistência aos seus associados e prestar informações sobre as diversas soluções que estarão ao dispor, para evitar os despedimentos e as falências das empresas”, informa a associação, numa nota divulgada.
AHRESP apela à redução do IVA
No mesmo dia em que avança esta novidade, a AHRESP volta a chamar a atenção do Governo para os problemas que estão a ser causados pelo aumento do IVA e pede que o mesmo “seja reduzido o mais rápido possível”.
Na mesma nota, a associação defende que “o aumento do IVA para 23% está a ter consequências devastadoras no sector, que é um dos líderes das exportações”.