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Grupo Airmet e MAPFRE firmam protocolo

Agências associadas com soluções de seguros exclusivas.

Patricia Afonso
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Estes seguros dixem respeito quer à gestão de uma agência de viagens, como seguro de acidenets de trabalho, de responsabilidade civil ou multirriscos comércio; assim como produtos específicos para viagens de neve, estudantes ou de lazer e negócios.

“O portefólio de produtos foi concebido especificamente para os associados da AIRMET, tendo em conta as necessidades dos seus clientes e do próprio mercado”, é referido em comunicado.

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Vinho e turismo vinícola do Pico promovem-se na China

O vinho do Pico e o turismo vinícola da “ilha-montanha” estiveram em destaque numa sessão de promoção do Turismo de Portugal no leste da China.

O vinho do Pico e o turismo vinícola da “ilha-montanha” estiveram em destaque numa sessão de promoção do Turismo de Portugal no leste da China, que foi transmitida ao vivo na televisão e Internet.

O evento deu a provar oito vinhos de diferentes regiões de Portugal, incluindo o vinho do Porto, o vinho verde e o vinho branco, revelou, num comunicado divulgado na segunda-feira, 10 de janeiro, a agência chinesa de viagens Tuniu.

O delegado do Turismo de Portugal na China, Tiago Brito, apresentou a Paisagem Vinha da Ilha do Pico, que foi em 2004 listada como Património Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A sessão, que decorreu na cidade de Nanjing, capital da província de Jiangsu, no leste da China, foi organizada pelo Turismo de Portugal, a Tuniu e a NJBG, a radiotelevisão pública de Nanjing, tendo sido transmitido ao vivo na plataforma da NJBG, na aplicação chinesa de transmissões ao vivo Niuka, e na plataforma da Tuniu.

O mercado chinês do vinho é já o quinto maior do mundo, embora apenas cerca de 3% dos 1,4 mil milhões de habitantes beba regularmente vinho.

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ASGAVT reivindica novos e melhores apoios às agências de viagens

A ASGAVT, em comunicado, reivindica novos e melhores apoios para as agências de viagens, uma vez que estas, muitas delas, pequenas empresas, estão encerradas e sem qualquer perspetiva de futuro.

A ASGAVT, em comunicado, reivindica novos apoios para as agências de viagens, uma vez que “encerrados e sem qualquer perspetiva de futuro batemo-nos por apoios que seriam a nossa única esperança de manter vivos os nossos pequenos negócios”.

Refere o comunicado que “embora insuficientes, o programa Adaptar, o microcrédito do Turismo de Portugal, os financiamentos da banca com as linhas covid e o lay-off, vieram a revelar-se absolutamente essenciais para que uma grande parte de nós chegasse até este momento sem entrar em insolvência e sem incumprir com os nossos clientes que ainda têm os vouchers para serem reembolsados e que só agora começam a ser liquidados”.

Lembra a Associação de Sócios-Gerentes das Agências de Viagens e Turismo que “saídos de um ano absolutamente terrível e iniciado o ano de 2021 igualmente sem perspetivas, surge como uma lufada de ar fresco o Apoiar, sendo o único verdadeiramente pensado para nos ajudar tendo em conta que foi a fundo perdido e usado para ‘equilibrar’ as contas já seriamente debilitadas das nossas empresas.

No entanto, volvidos tanto tempo, e porque as dificuldades se mantêm e “com o términus em agosto último do apoio aos sócios-gerentes”, a Associação considera que “não podemos aceitar simplesmente os 20% a fundo perdido do microcrédito do TP, nenhum de nós está em condições de começar a pagar todos os compromissos/créditos a que fomos forçados a aderir, tratam-se de dividas que não temos condições de pagar”.

Realça ainda, no seu comunicado que “e absolutamente fundamental que se renove o apoiar rendas, uma nova tranche do Apoiar para as empresas mais debilitadas, e a continuidade do apoio aos sócios-gerentes”, sublinhando que “queremos honrar os nossos compromissos, não estamos em condições de nos comprometermos com a banca de novo, já que somos um setor de alto risco e desacreditado junto destes”.

A Associação indica ainda que “e de todo impossível transmitir  tranquilidade e segurança aos clientes quando para regressarem ao seu próprio pais têm de efetuar testes e assumir um custo que muitas vezes se torna incomportável para uma grande parte dos agregados familiares .

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Ministério do Turismo de Israel lança novo mini site

O novo site do Ministério do Turismo de Israel inclui informações precisas para antes, durante e no momento da partida para o país, que ainda só aceita turistas vacinados ou recuperados.

O Ministério do Turismo de Israel anuncia o lançamento de um site com informações necessárias e úteis que um turista vacinado ou recuperado precisa de saber para visitar o país.

Esta nova plataforma foi criada após a aprovação do governo israelita de reabertura dos céus do país para turistas internacionais vacinados ou recuperados.

Esta página, que será atualizada de acordo com quaisquer alterações futuras nos regulamentos, está atualmente em inglês e será traduzida para outros idiomas.

As informações estão divididas em 3 partes: Planeando da viagem (definição de um turista vacinado e recuperado, lista de vacinas aprovadas e documentação necessária para entrar em Israel); Durante a estadia (onde / como obter o teste);  e Antes de partir (requisitos para testes e documentação).

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Alojamento

Vila Nova de Gaia vai ganhar novo 4 estrelas em 2023

Com um investimento de 11,5 milhões de euros, o grupo Fortera prevê abrir, em 2023, uma nova unidade de 4 estrelas em Vila Nova de Gaia, cujas obras de construção arrancam no próximo mês de fevereiro.

O Azul Boutique Hotel, investimento de 11,5 milhões de euros do grupo Fortera, tem abertura prevista para 2023. As obras de construção deste 4 estrelas, em Vila Nova de Gaia, arrancam em fevereiro.

Localizado a 50 metros da Ponte D. Luis I, na Rua General Torres, a nova unidade hoteleira será constituída por 64 quartos com vista sobre o rio Douro, contando ainda com restaurante, esplanada e solário com piscina no piso 4, perfazendo uma área total de 4200m2.

“Tomamos partido desta localização para trazer a paisagem para quase a totalidade dos quartos. Também a zona de restauração e o solário aproveitam essa paisagem com vistas completamente desimpedidas”, explica Hélder Agostinho, arquiteto e gestor imobiliário do projeto.

Por sua vez, o CEO do grupo Fortera, Elad Dror, prevê esta inauguração para um momento de franca recuperação do setor, com o Porto e Gaia a voltaram a apresentar-se como importantes polos de procura turística em Portugal”.

Refira-se que a Fortera Properties, empresa de direito português, que iniciou a atividade no norte do país, designadamente, no Porto e em Espinho, atua no ramo imobiliário de luxo, sendo que as suas grandes áreas de atuação se centram na aquisição de imóveis para construção de raiz ou reabilitação de espaços para fins hoteleiros, ou residencial.

 

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Alemanha passa a ter “coordenadoras” para as pastas do Turismo e Aeroespacial

O novo Governo alemão, liderado por Olaf Scholz, já nomeou as “coordenadoras” das pastas do turismo e setor aeroespacial.

Victor Jorge

O novo ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, nomeou Claudia Müller, dos Verdes, para “coordenadora” da Economia Marítima e Turismo, enquanto Anna Christmann (também dos Verdes) assume a coordenação Aerospacial.

O novo Governo alemão, liderado por Olaf Scholz, saído das eleições de 26 de setembro do ano passado e que ditou o fim de 16 anos de liderança de Angela Merkel, deixa de ter, assim, um delegado responsável pela pasta do turismo, o equivalente a secretário de Estado, cargo exercido até agora por Thomas Bareiß, e que estava sob a alçada do Ministério da Economia e Energia.

Claudia Müller estudou administração de empresas e, segundo o seu currículo, trabalhou como freelancer no setor do turismo até 2011. Como coordenadora do Turismo do Governo Federal, Müller vai trabalhar, segundo nota do Ministério da Economia, “para um desenvolvimento positivo e sustentável do turismo na Alemanha e do turismo estrangeiro”.

Müller será “o ponto de contacto dos interesses da indústria do turismo e atuará como uma ligação entre negócios, política e sociedade”, diz mensagem do Ministério Federal da Economia.

Já Anna Christmann assume a o cargo de coordenadora do Governo Federal para a indústria aeroespacial alemã e irá acompanhar “ativamente a futura transformação da aviação rumo à neutralidade climática a nível nacional, europeu e internacional”, não tendo tido contacto, até agora com o setor da aviação.

Sobre o autorVictor Jorge

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Transportes

UE anuncia que já podem voltar os voos para a África Austral

As ligações entre a União Europeia e os sete países da África Austral, suspensas desde novembro devido ao aparecimento da variante Ómicron da África do Sul, já podem ser retomadas.

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Os Estados-membros da União Europeia (UE) decidiram, esta segunda-feira, levantar a suspensão dos voos para a África Austral de forma a permitir a retoma das ligações aéreas, que tinham sido interrompidas devido à variante Ómicron.

“Os viajantes desta área continuarão, contudo, sujeitos às medidas sanitárias aplicáveis aos viajantes de países terceiros”, adianta a presidência francesa do Conselho Europeu.

Os países que compõem esta região incluem Angola e Moçambique, bem como a África do Sul, Botswana, Lesoto, Malawi, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabwe.

Numa publicação feita na rede social Twitter, a presidência francesa do Conselho da UE dá conta de um “acordo entre os Estados-membros no grupo de resposta do Conselho à situações de crise (IPCR) para retirar o travão de emergência em vigor de forma a permitir a retoma do tráfego aéreo com os países da África Austral”.

A medida acordada surge depois de, no final de novembro passado, os Estados-membros da UE terem decidido suspender temporariamente voos de sete países da África Austral, devido à identificação de uma variante do coronavírus na África do Sul altamente mutante, a Ómicron, variante agora dominante em praticamente todos os países da UE, o que já não fazia sentido manter a decisão tomada na altura.

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Alojamento

MW Douro Wine & Spa abre portas a 15 de fevereiro

O Grupo TRIUS Hotels vai abrir a sua primeira unidade hoteleira de cinco estrelas no próximo dia 15 de fevereiro em Santa Marta de Penaguião, e vai se chamar MW Douro Wine & Spa.

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O MW Douro Wine & Spa, em Santa Marta de Penaguião, é o primeiro hotel 5 estrelas do grupo TRIUS Hotels, com data de inauguração prevista para 15 de fevereiro.

A nova unidade hoteleira, no coração do Douro, promete experiências únicas, onde o hóspede é convidado a desfrutar de atividades pensadas à medida, com ligação à terra, onde a gastronomia, a saúde e o bem-estar vão coexistir de forma harmoniosa.

O MW Douro Spa & Wine apresenta-se como uma unidade onde o conforto, a privacidade, mas também as ofertas dos serviços existentes vão andar de mãos dadas.

A unidade oferece 40 quartos, duas suites e duas suites presidenciais, restaurante com cozinha de autor de inspiração regional, Spa com piscina interior, banho turco e sauna, ginásio, piscina exterior panorâmica com bar e uma sala multiusos.

Todo o complexo inspira e expira a cultura do vinho, exemplo disso é o Spa, com programas de terapias individuais e de vinoterapia. Também as cartas do restaurante e bar têm na sua génese o melhor que a região tem para oferecer no que toca à bebida de Baco.

Para quem quiser sair e explorar a região, é possível fazer passeios de barco pelo Rio Douro, visitar as famosas quintas e experienciar provas de vinhos, participar em vindimas, calcorrear por caminhos com paisagens deslumbrantes, fazer piqueniques entre vinhas, mas também contactar de perto com as gentes locais para sentir o verdadeiro pulsar da terra.

“A nossa maior diferenciação vai passar pela atenção que vamos dar a cada hóspede. Queremos que todos sintam que são únicos e que o nosso staff está inteiramente dedicado para proporcionar uma estadia memorável”, explica o diretor geral deste novo hotel, Nuno Miranda.

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OMT pede que se repense “totalmente” o turismo

A OMT apela à necessidade de se repensar totalmente o setor do turismo porque representa uma oportunidade, tendo em conta as perdas dos últimos dois anos,. Sinaliza uma possível recuperação do turismo em 2022, mas diz a que a retoma de chegadas internacionais a níveis de 2019 deverá acontecer apenas em 2024 ou ainda mais tarde.

“Repensar totalmente o setor pode representar uma oportunidade” apela a Organização Mundial do Turismo (OMT), que destaca as dificuldades que o turismo tem vivido nos dois últimos anos.

Uma análise feita por um painel de peritos da OMT sinaliza uma possível recuperação do turismo em 2022, e que a situação seria impulsionada pela procura, principalmente durante o segundo e terceiro trimestres do ano, para estimar que, para 2023, a recuperação deverá continuar, mas uma retoma de chegadas a níveis de 2019 deverá ocorrer em 2024 ou ainda mais tarde.

O OMT estima que, nos primeiros sete meses do ano passado, o turismo internacional tenha caído 80% em relação aos níveis anteriores à pandemia, realçando que, apesar da melhora relativa no período em relação a 2020, o desempenho esteve bem abaixo de 2019.

A diretora executiva da Organização, Zoritsa Urosevic, declarou, no entanto, que a retoma da indústria turística global precisa de cooperação internacional e novas ideias, lembrando que antes da paralisação pela crise houve 1,5 mil milhões de chegadas internacionais, contribuindo o turismo com 7% ao Produto Interno Bruto (PIB) global.

A OMT sublinha ainda que as pessoas e comunidades dependentes do setor turístico devem potenciar a formação. Outra oportunidade “muito importante para o futuro e para a recuperação” é aproveitar os fluxos financeiros disponíveis ou investir cada vez mais no ecoturismo. A representante da OMT disse que a agência está recetiva a inovações e tem melhorado a conexão com parceiros.

 

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Portugal mantém 6.ª posição como destino mais popular entre os turistas britânicos

Portugal ocupa a 6.ª posição num Top liderado pela Espanha, EUA e França.

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Portugal manteve intacta a 6.ª posição do Top 10 dos destinos mais populares entre os turistas britânicos para o ano de 2022, mostra uma recente inquirição da Associação Britânica de Agências de Viagens (ABTA).

Segundo a associação, Portugal foi indicado por 8,7% dos inquiridos, longe dos 29,3% de Espanha que lidera este ranking, destino que recebe, habitualmente, 18 milhões de turistas britânicos pro ano.

Curiosa a troca no Top 3 entre EUA e França, com terras de “Uncle Sam” a passar de 3.º para 2.º (18,1%) e França (17,8%) a fazer o caminho inverso, sendo que 1 em cada 5 britânicos a apontar Nova Iorque e a Flórida como um dos possíveis destinos para 2022.

Entre os destinos transatlânticos aparecem, também, Austrália (5,1%) e Canadá (4,5%), embora em posições mais “modestas”, 8.º e 9.º lugares, respetivamente.

Entre os clássicos destinos europeus, além de Espanha, França e, claro, Portugal, aparece Itália, na 4.ª posição, com a indicação de 16,4% dos britânicos, bem como Grécia, na 5.ª posição, com 10,1% de “rating”.

Atrás de Portugal, além de Austrália e Canadá, aparecem Alemanha (8,2%) e Turquia (4%), sendo que Canadá e Turquia subiram, respetivamente duas posições o que lhes possibilitou entrarem neste Top 10.

De acordo com a ABTA, “o relaxamento dos requisitos de teste do Reino Unido tornará a viagem mais acessível”, uma vez que os viajantes totalmente vacinados não precisarão de realizar teste antes da partida ao regressar ao Reino Unido, com o teste do segundo dia a mudar de PCR para antigénio, a partir de 9 de janeiro.

Com dados a mostrarem que existe mais 30% de probabilidade de as pessoas utilizarem um profissional de viagens face à realidade pré-pandémica, principalmente para orientação sobre os requisitos de viagem referente ao Coronavirus (47%), segurança relativamente ao pacote de férias (46%), a ABTA espera ver mais clientes a recorrer a profissionais de viagens para reservar as tão esperadas viagens para este ano.

Graeme Buck, diretor de Comunicação da ABTA, refere, em comunicado que “janeiro é, tipicamente, quando as pessoas começam a planear as suas férias para o ano que se inicia”, destacando que “encoraja qualquer um que esteja pensando em reservar as férias para falar com um membro da ABTA”.

Principais destinos para os turistas britânicos em 2022:

  • Espanha (29.3%) =
  • Estados Unidos da América (18.1%) +1
  • França (17.8%) -1
  • Itália (16.4%) =
  • Grécia (10.1%) =
  • Portugal (8.7%) =
  • Alemanha (8.2%) =
  • Austrália (5.1%) +2
  • Canadá (4.5%) +2
  • Turquia (4.0%) +2
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    RM HUB com novos quadros

    A consultora hoteleira RM HUB acaba de contratar dois novos quadros para apoiar o setor. São eles, Pedro Silva e Ana Fonseca, que vão ocupar os cargos de Cluster RM e Revenue Manager Analyst, respetivamente.

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    Pedro Silva e Ana Fonseca são os dois profissionais que acabam de iniciar funções na consultora hoteleira RM HUB.

    A empresa surgiu no mercado em 2018 com o objetivo de garantir aos seus clientes uma recuperação rápida e eficaz, minimizando o prejuízo que a pandemia trouxe ao setor hoteleiro.

    A nova insígnia junta três marcas: a RM Academy, academia de formação em Revenue Management em Portugal, onde são disponibilizadas ferramentas de gestão que os hotéis podem utilizar para otimizar e maximizar os lucros gerados; a RM All-In-One que presta serviços de consultoria; e a RM Accelerate, departamento comercial que os hotéis podem contratar em outsourcing.

    Pedro Silva é o novo Cluster RM e conta com nove anos de experiência em Revenue Management no Intercontinental Palácio das Cardosas.

     

    Já Ana Fonseca, a segunda entrada para a empresa, conta com oito anos de experiência na Accor, IHG e, mais recentemente, no grupo Maison Albar, na área de Revenue Management e Reservas, e veio ocupar a posição de Revenue Manager Analyst.

    Neste momento a empresa conta com mais de 50 clientes em países como Portugal, Espanha, Grécia, Áustria, Reino Unidos e Brasil.

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