Romaria a Cavalo liga Moita a Viana do Alentejo

Por a 24 de Abril de 2012 as 9:41

Centenas de romeiros de vários pontos do País iniciaram esta quarta-feira a Romaria a Cavalo, que liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo. A iniciativa, que decorre até segunda-feira, atrai todos os anos milhares de visitantes.

Durante os quatro dias de percurso, até chegarem ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, os romeiros vão percorrer cerca de 150 km, por caminhos de terra batida. “Novidade este ano é a pernoita da Romaria em Alcáçovas, dia 27, onde à noite, a Junta de Freguesia local promove um espectáculo com as Sevilhanas da Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo, Classe de Dança da Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense, seguido de baile com João Realista”, informa a Turismo do Alentejo.

Para dar as boas-vindas aos visitantes que se vão deslocar a Viana do Alentejo durante o fim-de-semana, a Câmara Municipal preparou um programa cultural que começa no sábado, antes da chegada da romaria, com animação pelas ruas – Charanga do Rosário, Cotta Club Jazz Band, EcOum da Associação Andarilhos e Palhaços do Circo Royal.

A Romaria a Cavalo foi retomada em 2001, em Abril, após um interregno de mais de 70 anos, “recuperando uma tradição em que os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires para pedir protecção e boas colheitas”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *