86% dos turistas não soube da existência do ‘Allgarve’
Por outro lado, entre os turistas que tiveram conhecimento do programa e participaram no mesmo, no ano passado, a maioria (80%) ficou satisfeita com a sua qualidade.
Tiago da Cunha Esteves
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
A larga maioria dos turistas (86%) não teve conhecimento da existência do programa ‘Allgarve’, de acordo com um estudo de avaliação levado a cabo pelo Centro de Estatística Aplicada e Previsão (CEAP), da Universidade do Algarve.
Na última edição do programa, no ano passado, 83% dos turistas disse não ter participado em qualquer evento e, entre os principais motivos para isso, o desconhecimento do programa foi um dos mais apontados.
Entre os turistas que tiveram conhecimento e participaram no ‘Allgarve’11’ , 8% esteve presente num evento e 92% em dois. A música pop/world (41,7%) e a animação de rua (16,7%) foram as áreas temáticas com maior participação por parte dos turistas. 50% dos turistas ficou ‘muito satisfeito’ com a qualidade do progama e 30% declarou-se ‘satisfeito’. Por outro lado, 52,6% dos inquiridos referiu que o programa ‘Allgarve’ contribuiu para melhorar a promoção de produtos regionais/locais.
Entre os turistas que sugeriram melhorias ao programa, 62,5% defendeu que deve existir mais divulgação, ao passo que 25% sugeriu um aumento do número de eventos e 12,5% propôs um incremento na divulgação do programa nas praias.
Os turistas que contribuíram para este estudo foram maioritariamente ingleses (54,2%) e irlandeses (17,4). São repetentes quanto ao destino de férias (89%), com um número médio de estadas anteriores aproximadamente igual a 9. As praias e a gastronomia foram os aspectos de que mais gostaram no Algarve, que foi praticamente recomendado por todos (98%) como destino de férias, e 96% disse que queria regressar.