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IAPCO regista menos participantes nos seus eventos

O número de eventos corporate desceu 8,5%, ao passo que o mercado associativo subiu 3,7%, no ano passado. As reuniões governamentais cresceram 22,7%.

Tiago da Cunha Esteves
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IAPCO regista menos participantes nos seus eventos

O número de eventos corporate desceu 8,5%, ao passo que o mercado associativo subiu 3,7%, no ano passado. As reuniões governamentais cresceram 22,7%.

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O número de eventos corporate desceu 8,5%, ao passo que o mercado associativo cresceu 3,7%. Em destaque, contudo, estiveram as reuniões governamentais, que subiram 22,7%.

Em relação ao número de participantes por evento, também se registou uma descida, de 486, em 2006, para 345, no ano passado.

Em 2011, o impacto económico dos 6.621 eventos organizados pelos membros da IAPCO atingiu os 3,71 mil milhões de euros, “um valor que continua a crescer de ano para ano”.

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Destinos

Conhecimento e inovação na promoção marcam 1.º VisitAzores Tourism Forum

Iniciativa é promovida pela Associação Turismo dos Açores (ATA) e vai ter lugar na próxima semana, entre 29 e 30 de novembro, em Ponta Delgada, São Miguel.

A Associação Turismo dos Açores (ATA) vai promover, entre 29 e 30 de novembro, o primeiro VisitAzores Tourism Forum, iniciativa que terá lugar no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, São Miguel, e que vai debater o “conhecimento e a inovação na promoção do destino Açores”.

“Dirigido aos parceiros da atividade turística nos Açores, mas também aos parceiros nacionais, o Visitazores Tourism Forum constituirá um momento de partilha de conhecimento do que foi feito em 2021, a nível de promoção do arquipélago, ao mesmo tempo que apontará caminhos para o futuro, a curto e médio prazo”, revela a ATA, explicando que a iniciativa vai juntar especialistas em Marketing e Turismo, nacionais e internacionais.

Promovido com o objetivo de “estimular o desenvolvimento e inovação na promoção do território, dando a conhecer aos responsáveis do setor da região alguns casos de estudo de sucesso internacionais”, o VisitAzores Tourism Forum vai decorrer ao longo de dois dias, o primeiro dos quais dedicado a um conferência, enquanto o segundo dia fica marcado por quatro Master Classes apenas para associados da ATA e com a participação de oradores do primeiro dia e de dirigentes da ATA – Associação Turismo dos Açores.

“É com orgulho que promovemos a primeira edição do VisitAzores Tourism Forum. Com recurso a casos de estudo internacionais, serão desenvolvidos temas como o place branding, a inovação e a transição digital. Com esses exemplos, com as experiências que vão ser partilhadas, mas também com as reflexões que vão ser promovidas, estamos certos de que todas as entidades e agentes do setor do turismo vão sair do fórum com inúmeras fontes de inspiração. Esperamos mesmo que o evento marque uma nova etapa na promoção da região”, refere Luís Botelho, diretor executivo da ATA.

“O Place Branding e a sua Aplicação; Costa Rica, Um Caso Mundial”; “Marca: Notoriedade e Estímulo da Procura Turística”; “Açores, Presente e Futuro”; “A Digitalização Enquanto Fator de Sucesso”; “Data Plan, o Futuro na Comunicação dos Destinos”; “Smart Destinations – Mobilidade e Sustentabilidade” e “Visão Estratégica na Transição Digital” são os temas que vão ser debatidos no primeiro dia do evento, que será encerrado pelo presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.

O programa completo do evento pode ser consultado no site do VisitAzores Tourism Forum.

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Transportes

Equador terá nova companhia aérea: EquAir

Dá pelo nome de EquAir e é, a partir de 20 de dezembro, a nova companhia aérea do Equador. Para já, operará com duas aeronaves, mas segundo a imprensa do país, em 2022, chegarão mais duas aeronaves.

O Equador terá, a partir de meados do mês de dezembro, uma nova companhia aérea – EquAir – que concorrerá com a Latam Airlines e a Avianca.

Numa primeira fase, e segundo o plano anunciado, a nova companhia irá operar no mercado doméstico e operações charter. Segundo avança a imprensa internacional, a companhia tem previsto operar na rota Quito – Guayaquil com cinco voos semanais, naquela que é a ponte aérea de maior tráfego. Além disso, está, igualmente previsto, a ligação entre estas duas cidades e os destinos turísticos mais importantes, como são os casos de Baltra e San Cristóbal (Galápagos).

Para começar, a EquAir voará com duas aeronaves Boeing 737-700, com capacidade para 142 passageiros, indicando a imprensa nacional equatoriana que a companhia deverá contar com mais dois aviões no próximo ano.

“Esta oportunidade, um momento único, permitiu a um grupo de empresários, amigos, mas, principalmente, equatorianos, ver a necessidade que existe no nosso país para fortalecer a conectividade dos nossos céus, nossas cidades”, afirmou Gabriela Sommerfeld, CEO da EquAir.

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Distribuição

Bestravel realiza XVII Convenção entre 3 e 6 de fevereiro de 2022

Convenção que vai marcar o “reencontro” da rede de agências de viagens vai decorrer em Portugal continental, apesar de ainda não ser conhecido o local exato, nem o programa do evento.

A XVII Convenção Bestravel vai decorrer entre 3 e 6 de fevereiro de 2022, marcando o “reencontro” da rede de agências de viagens, informou a Newtour, que detém a marca Bestravel.

Apesar da data já estar confirmada, o mesmo ainda não acontece com o local, com a informação avançada pela Newtour a indicar apenas que a XVII Convenção Bestravel vai decorrer em Portugal Continental.

Por enquanto, também ainda não é conhecido o programa do evento, com a Newtour a acrescentar que este será divulgado assim que o programa estiver fechado.

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Destinos

Madeira continua aberta ao turismo e garante todas as condições de segurança

Apesar do Estado de Contingência, a região mantém-se aberta ao turismo e a atividade económica mantém o seu “normal funcionamento”, segundo a Associação de Promoção da Madeira (APM).

A Associação de Promoção da Madeira (APM) veio esta quinta-feira, 25 de novembro, esclarecer que, apesar do Estado de Contingência, a região mantém-se aberta ao turismo e a atividade económica mantém o seu “normal funcionamento”, apesar de alguns procedimentos que visam assegurar a segurança do destino.

“A Madeira continua assim aberta ao turismo garantindo todas as condições de segurança”, lê-se num comunicado enviado à imprensa, no qual a associação explica que as “regras de proteção relativas à COVID-19, mantêm-se na generalidade, tendo havido um reforço à testagem da população e dos seus visitantes”.

Segundo a APM, “para eventos e atividades específicos existem algumas recomendações”, que podem ser consultadas através do site Informações COVID 19 (visitmadeira.pt), e, em algumas situações, “poderá ser necessário, além do certificado de vacinação, um teste antigénio negativo”.

A associação lembra ainda que, em toda a região, “existem vários postos de testagem gratuitos disponíveis”, que podem ser consultados através do link Lista dos 45 postos de colheita.

A APM destaca que “o Governo da Madeira tem sido exemplar no combate à pandemia COVID-19 com a implementação atempada de medidas preventivas que garantiram ao destino distinções internacionais”, a exemplo dos prémios de destino mais seguro da Europa para visitar em 2021, da ‘European Best Destinations’, mas também de “Melhor Destino Insular da Europa” na 28.ª edição dos “World Travel Awards”.

“A ilha e os seus habitantes, souberam reagir atempadamente e de forma segura, implementando medidas eficientes que permitiram controlar a pandemia e permitir um fluxo, mais ou menos contínuo, de visitantes que desfrutaram da sua estadia com confiança de estarem em segurança”, considera a associação.

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Emprego e Formação

Turismo de Portugal financia com 6 milhões de euros programa “Formação + Próxima”

O Turismo de Portugal canaliza seis milhões de euros para o programa que tem por objetivo formar cerca de 75.000 pessoas no setor.

O Turismo de Portugal vai financiar com seis milhões de euros, ao longo de seis anos, o programa “Formação + Próxima”, para formação descentralizada no setor a cerca de 75 mil pessoas.

Na sessão que marcou o lançamento deste programa, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, explicou que o instituto tem “12 escolas espalhadas por todo o território”, mas que tem “sentido ao longo destes anos que há muita necessidade de formação, não só inicial, mas também contínua, e principalmente formação para executivos em todo o território”.

“Além disso o que nos tem sido pedido é para darmos formação em turismo a outras entidades, nomeadamente municípios e CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional], ou seja, entidades que não são 100% turismo, mas que precisam de ter formação”, salientou.

Este programa, que deverá começar no início de 2022, “funcionará em parceria estreita com os municípios para que tenha uma componente digital mas também do território”, explicou Luís Araújo, indicando que passa por multiplicar as escolas do Turismo de Portugal, “não com instalações próprias”, mas aproveitando outros espaços existentes, para “dar esta formação muito mais direcionada as necessidades daquela região específica”.

“A ideia é fazer parcerias com os municípios e, numa primeira fase, estamos a falar à volta de 36 municípios”, explicou, destacando que a “formação vai ser dada até a funcionários dos municípios para captar investimento, desenvolvimento do território e produto” entre outras áreas.

Luís Araújo acredita que este programa pode ajudar na resolução do problema de mão-de-obra no setor, mas avisou que é só uma componente entre várias. “Há uma parte demográfica, não temos pessoas”, salientou, chamando ainda a atenção para a “atratividade” do turismo, que deve ser promovida com “salários, benefícios, planos de carreira”.

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Transportes

Qatar Airways recebe primeiro avião B777-9

A Qatar Airways vai ser a primeira companhia aérea a operar o novo avião B777-9, aparelho de nova geração, que proporciona maior conforto e um menor consumo de combustível.

A Qatar Airways já apresentou o seu primeiro avião B777-9, aparelho de nova geração e com maior eficiência no consumo de combustível, do que a companhia aérea do Qatar é o cliente de lançamento mundial, e que foi recebido no Aeroporto Internacional de Doha, numa cerimónia que contou com a presença de Akbar Al Baker, CEO da companhia aérea, e de vários convidados VIP.

De acordo com um comunicado da Qatar Airways, apesar de já ter sido apresentado no aeroporto da capital do Qatar, o novo avião vai ainda regressar ao Boeing Field, em Seattle, EUA, “onde continuará o seu rigoroso programa de testes”, prevendo-se que venha a integrar a frota da transportadora “num futuro próximo”.

“O avião, que se prevê vir a integrar a frota da companhia aérea premiada num futuro próximo, será o maior e mais eficiente jato bimotor do mundo, proporcionando um consumo de combustível e emissões 20% mais baixos do que o da geração anterior de aeronaves. As tecnologias chave que permitem esta eficiência são a sua nova asa composta de fibra de carbono, os novos motores e as nacelas de fluxo laminar natural”, lê-se no comunicado da Qatar Airways.

O avião, que pertence à família de aparelhos 777 e 787 da linha Dreamliner, da Boeing, oferece um maior conforto a bordo, com melhor humidade, contribuindo para proporcionar “uma viagem mais suave”, numa cabine mais larga e com janelas maiores, além de uma arquitetura mais espaçosa.

“Estamos extremamente orgulhosos por sermos um cliente de lançamento mundial deste produto líder na indústria, e por podermos demonstrar o nosso empenho em continuar a apoiar a nossa próspera rede global com uma frota que inclui os aviões bimotores mais jovens, tecnologicamente mais avançados e eficientes do mundo”, considera Akbar Al Baker, recordando que a Qatar Airways avançou para a compra destes aparelhos em 2013.

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Transportes

Iberia conecta inventário à API Kyte

Iberia e Kyte estabeleceram uma parceria que coloca toda a oferta da companhia aérea espanhola na API da tecnológica.

A Iberia acaba de assinar uma parceria com a Kyte, empresa tecnológica que oferece uma API para as companhias aéreas como um SaaS, permitindo, desta forma que os distribuidores se conectem diretamente de forma ágil, fácil e eficiente a toda a oferta disponibilizada pela companhia aérea espanhola.

Este acordo faz parte da missão da Kyte de oferecer tecnologia de vendas avançada no canal de retalho para as companhias aéreas e, ao mesmo tempo, ajudá-los a transformar a forma como que fixam preços e distribuem os seus produtos, tanto por meio de atendimento direto como canais indiretos.

Alice Ferrari, CEO da Kyte, refere, em comunicado, que o objetivo passa por “ajudar as companhias aéreas a concretizar a sua visão de modernizar toda a experiência relacionada com as reservas experiência”. A responsável destaca ainda que a empresa oferece às companhias aéreas “ferramentas novas e fáceis de usar, projetadas para atender às expectativas atuais para as vendas online”, concluindo que a intenção é “desenvolver uma relação forte e de longo prazo com a Iberia e ver como esta aproveita as grandes oportunidades que a NDC oferece”.

Do lado da Iberia, Miguel Henales, diretor de Negócios Digitais da Península Ibérica, assinala que “as restrições à pandemia aumentaram as expectativas do consumidor e aceleraram as tendências digitais. Graças à tecnologia da NDC podemos satisfazer melhor as necessidades dos clientes e oferecer-lhes um ótimo serviço no momento de reserva e, em seguida, gerir a sua viagem”.

O executivo da companhia aérea espanhola assinala que o objetivo da Iberia é “atrair mais parceiros para o nosso canal NDC, oferecendo uma moderna conexão como a API Kyte que permite uma melhor distribuição do nosso produto”.

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Alojamento

Hyatt Regency Lisboa recruta 150 colaboradores

Processo de recrutamento divide-se em duas fases, a primeira das quais arranca já em dezembro e vai contratar 18 colaboradores, enquanto a segunda tem lugar em janeiro e fevereiro de 2022.

O Hyatt Regency, nova unidade hoteleira na capital, cuja abertura está prevista para abril de 2022, anunciou o lançamento de um processo de recrutamento com 150 vagas, no qual procura “talentos para assumir diferentes funções de gestão e operacionais”.

De acordo com um comunicado da United Investments Portugal (UIP), responsável pela unidade hoteleira, o processo de recrutamento vai decorrer em duas fases, a primeira das quais tem lugar até ao final de dezembro para recrutar 18 funcionários para cargos de gestão, incluindo para os cargos de Rooms Division Manager, Reservations Manager, F&B Manager, Executive Chef, SPA Manager, entre outras.

Nesta primeira fase do processo de recrutamento, os interessados já podem enviar as suas candidaturas através do website da UIP, na secção dedicada às ofertas de emprego.

No início de 2022, concretamente entre janeiro e fevereiro, arranca a segunda fase de recrutamento, que vai ser dedicada à procura de profissionais para cargos operacionais, incluindo receção, housekeeping, restaurantes e cozinha, SPA, manutenção e administrativos.

“A chegada da marca Hyatt a Portugal através do grupo UIP é um marco para o setor hoteleiro nacional e uma grande oportunidade de aprendizagem e crescimento profissional. Ao abraçarem este desafio, os colaboradores terão oportunidade de trabalhar numa das cidades mais dinâmicas da Europa e, em simultâneo, integrar uma cadeia com grande projeção internacional, visando a sua felicidade”, considera Jaime Sarmento, Diretor de Recursos Humanos do Grupo UIP.

O Hyatt Regency Lisboa é um empreendimento de cinco estrelas superior, que combina a componente residencial e hoteleira, e que resulta de um investimento de 70 milhões de euros.

Localizado em Belém, a unidade tem abertura prevista para abril de 2022, e vai disponibilizar quartos de hotel e apartamentos de luxo, bar no terraço com vista panorâmica para o rio, restaurante, piscina, ginásio, parque de estacionamento, salas de reunião e spa Serenity – The Art of Well Being.

 

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Airmet lança comparador de voos

A nova plataforma tecnológica da Airmet integrará não só os voos dos GDS Travelport e Amadeus, como também as companhias low cost e as ligações diretas aos NDC das companhias aéreas.

A Airmet Portugal irá lançar, no primeiro trimestre de 2022, um sistema de comparador de voos, plataforma de emissões online que integrará não só os voos dos GDS Travelport e Amadeus, como também as companhias low cost e as ligações diretas aos NDC das companhias aéreas.

Em comunicado, a empresa refere que “esta nova tecnologia vai permitir às agências de viagens reservarem e emitirem através deste sistema”, enquanto no caso das agências IATA, “existe a vantagem de poderem aceder às melhores tarifas e também emitirem com o seu próprio IATA associado”.

A ferramenta permitirá ainda “vários métodos de pagamento”, contribuindo para “facilitar a gestão do dia a dia da agência, que poderá passar a ser feita numa única plataforma, no que aos voos diz respeito”.

Luís Henriques, diretor geral da Airmet, refere que “o principal objetivo é o de agregar constante valor para as agências de viagens para que estas possam oferecer o melhor serviço ao seu cliente, numa altura em que o mercado está cada vez mais exigente e competitivo e a rentabilidade é fundamental”.

O responsável pelo grupo de gestão acredita ainda que “a inovação tecnológica é o futuro para garantir a competitividade das nossas agências”.

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Emblems Collection é nova marca de luxo da Accor

O Algarve poderá vir a ostentar um hotel Emblems Collection, nova marca de luxo que o grupo hoteleiro francês – Accor acaba de criar. 

O Algarve poderá vir a ostentar um hotel Emblems Collection, nova marca de luxo que o grupo hoteleiro francês – Accor acaba de criar. 

Com o lançamento desta nova marca, o grupo pretende, segundo a imprensa internacional, que cita fortalecer a sua oferta no segmento de luxo, com boutique hotéis e resorts super luxuosos, e ainda replicar o sucesso da MGallery Hotel Collection, que hoje conta com cerca de uma centena de hotéis boutique de alto padrão. A Accor visa, assim, seguir os passos de marcas concorrentes como a Unbound Collection by Hyatt, LXR Hotels by Hilton, Luxury Collection by Marriott ou Radisson Collection do grupo homónimo. 

O hotel a ser inaugurado em dezembro de 2022, na província chinesa de Guizhou, denominado Guiyang Art Center Hotel, será o primeiro de 60 propriedades que deverão fazer parte do novo portefólio da Accor até 2030. 

Para a Accor, a Emblems Collection seguirá três eixos de desenvolvimento com hotéis emblemáticos agrupados na categoria Heritage Emblems Collection, hotéis de design e criativos com a Signature Emblems Collection e resorts exclusivos com Emblems Retreat Collection. 

Paris é obviamente um dos destinos principais para a marca com a criação de Heritage Emblems e Signature Emblems. Estas duas coleções visam, de forma mais ampla todas as principais cidades de negócios como Amesterdão, Berlim, Londres ou Moscou na Europa, Marrakech, Cairo ou Doha em África e no Médio Oriente, Bangkok, Seul e Sydney na Ásia-Pacífico, ou Montreal, Nova Iorque ou Buenos Aires para as Américas.  

Quanto aos resorts, Algarve, Toscana, ou Mykonos na Europa, Bali e Gold Coast na Ásia-Pacífico e Riviera Maya no México estão na lista de destinos em perspetiva. 

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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