Autenticidade e gastronomia é o que mais cativa no Alentejo
Segurança, experiência com vinhos e acessibilidades são também dos aspectos mais positivos. No sentido oposto está a falta de eventos e de animação nocturna.
Tiago da Cunha Esteves
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
A segurança, a experiência com vinhos, a autenticidade, a experiência gastronómica, as acessibilidades, a hospitalidade e tranquilidade são os aspectos os visitantes e turistas do Alentejo mais apreciam. No sentido oposto, a falta de eventos atractivos e de animação nocturna são as questões que mais deixam a desejar. Estas conclusões foram apresentadas pela Turismo do Alentejo no relatório do Estudo do Perfil do Visitante e Turista do Alentejo, com base em dois inquéritos feitos durante o Inverno e o Verão.
Descanso (17,1%), visitas culturais (16,9%), experiências gastronómicas (13%), visitas ao património natural (9,6%), passeios pedestres (8,7%) e frequência das praias (7,3%) são as actividades mais procuradas pelos visitantes.
97% dos inquiridos ficou satisfeito com o destino, depois de visitá-lo, sendo que 55,5% disse ter ficado muito ou extremamente satisfeito. 89,1% disse que pretende voltar, enquanto 78,8% pretende recomendar o destino a familiares ou amigos.
A maioria dos visitantes do Alentejo é do sexo masculino (53,2%) e tem entre 35 e 44 anos (28,4%), uma faixa etária que predomina no Inverno, sendo que no Verão há um reforço de uma componente mais jovem. A Turismo do Alentejo registou ainda uma “elevada preponderância dos visitantes internos, com proveniências dominantes de Lisboa e Setúbal, com mais de 35% dos fluxos. Nos mercados externos, Espanha domina, com 13,8% dos inquiridos.