Autenticidade e gastronomia é o que mais cativa no Alentejo
Segurança, experiência com vinhos e acessibilidades são também dos aspectos mais positivos. No sentido oposto está a falta de eventos e de animação nocturna.
Tiago da Cunha Esteves
Emirates volta a recrutar em Portugal em outubro
Companhias aéreas do Grupo SATA nomeadas para a final global dos WTA
“O turismo sempre enfrentou crises e guerras e conseguiu responder da melhor maneira”, reconhece presidente e CEO do WTTC
Quase um milhão de visitantes em Macau na “semana dourada” de outubro
Bolsa de Empregabilidade faz rebranding das suas feiras de emprego
Receitas fiscais totais do turismo ultrapassam os 3 biliões de euros em 2023
Viajantes internacionais procuram Europa pela cultura e história, mas preço continua barreira importante
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional em Espanha
Vietnam Airlines abre rotas para Hanói e Ho Chi Minh desde Munique
Os 3 dias dos Portugal Meeting Forums by Publituris 2024 em vídeo
A segurança, a experiência com vinhos, a autenticidade, a experiência gastronómica, as acessibilidades, a hospitalidade e tranquilidade são os aspectos os visitantes e turistas do Alentejo mais apreciam. No sentido oposto, a falta de eventos atractivos e de animação nocturna são as questões que mais deixam a desejar. Estas conclusões foram apresentadas pela Turismo do Alentejo no relatório do Estudo do Perfil do Visitante e Turista do Alentejo, com base em dois inquéritos feitos durante o Inverno e o Verão.
Descanso (17,1%), visitas culturais (16,9%), experiências gastronómicas (13%), visitas ao património natural (9,6%), passeios pedestres (8,7%) e frequência das praias (7,3%) são as actividades mais procuradas pelos visitantes.
97% dos inquiridos ficou satisfeito com o destino, depois de visitá-lo, sendo que 55,5% disse ter ficado muito ou extremamente satisfeito. 89,1% disse que pretende voltar, enquanto 78,8% pretende recomendar o destino a familiares ou amigos.
A maioria dos visitantes do Alentejo é do sexo masculino (53,2%) e tem entre 35 e 44 anos (28,4%), uma faixa etária que predomina no Inverno, sendo que no Verão há um reforço de uma componente mais jovem. A Turismo do Alentejo registou ainda uma “elevada preponderância dos visitantes internos, com proveniências dominantes de Lisboa e Setúbal, com mais de 35% dos fluxos. Nos mercados externos, Espanha domina, com 13,8% dos inquiridos.