“Espanha pode duplicar a nossa procura interna”
O presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, defendeu que, avaliando o ano de 2010, “pode-se dizer que o mercado espanhol se transformou para nós num mercado absolutamente estratégico”.
Tiago da Cunha Esteves
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O presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, defendeu que, avaliando o ano de 2010, “pode-se dizer que o mercado espanhol se transformou para nós num mercado absolutamente estratégico”.
Em entrevista ao Publituris, na FITUR 2011, em Madrid, o responsável afirmou que Portugal já conquistou os espanhóis, mas é preciso fazê-lo ainda mais. “Espanha é um grande país, com potencial enorme, que pode duplicar a nossa procura interna. No futuro, pode haver duas vezes mais espanhóis a fazer férias em Portugal do que portugueses. É um mercado de uma função estratégica central”, referiu.
Patrão salientou ainda “pela primeira vez, nos últimos anos, o mercado espanhol também teve uma expressão importantíssima ao nível da receita cobrada. Ultrapassámos os 1.000 milhões de euros e isso dá uma ideia do que é que esse mercado vale para nós”.
Apesar da crise económica que os dois países enfrentam, o presidente defende que Portugal poderá ter muito mais a ganhar. “Se é verdade que a crise é um problema, também é verdade que isso pode ser uma oportunidade. Porque aquela parte do nosso público-alvo que fazia férias no estrangeiro pode ser tentada a fazê-los mais próximo e, nesse contexto, somos nós que temos mais a ganhar. Os espanhóis quando tentam fazer isso disputam um mercado de 10 milhões de habitantes, nós disputamos 45 milhões, logo, temos um potencial de crescimento muito maior do que eles”, concluiu.