Mercado nacional poderá vir a ter “borlas” para os Açores
A Associação de Turismo dos Açores (ATA) esclareceu esta terça-feira, que ainda não passa de um plano a possibilidade de os turistas portugueses viajarem a partir de Outubro para os Açores e não pagarem as passagens aéreas, se permanecerem no arquipélago por um período mínimo de cinco noites. A ideia é que as viagens sejam pagas pelos hoteleiros.
Tiago da Cunha Esteves
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A Associação de Turismo dos Açores (ATA) esclareceu esta terça-feira, que ainda não passa de um plano a possibilidade de os turistas portugueses viajarem a partir de Outubro para os Açores e não pagarem as passagens aéreas, se permanecerem no arquipélago por um período mínimo de cinco noites. A ideia é que as viagens sejam pagas pelos hoteleiros.
Esta foi, pelo menos, a proposta apresentada na passada sexta-feira pela Câmara do Comércio e Indústria dos Açores (CCIA) ao secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro.
Vários meios de comunicação social noticiaram Outubro como a data oficial para o arranque da campanha, originando confusão e levando a ATA a esclarecer que “esta é uma proposta que está a ser estudada neste momento, tendo sido reservados para o final dos trabalhos mais pormenores sobre a sua operacionalização”.
Ao Publituris, o presidente da CCIA, Sandro Paím, esclareceu o equívoco. “Estamos a falar de uma proposta de um grupo de hoteleiros que foi encaminhada pela CCIA e apresentada ao secretário regional de Economia. Foi solicitado um apoio na campanha de promoção a nível nacional, isto é, na publicidade. Depois disso, o que aconteceu foi o seguinte: o senhor secretário demonstrou interesse na campanha e disse que iria apoiá-la no mercado nacional”, adiantou. Sandro Paím acrescentou que a CCIA irá desenvolver um trabalho de negociação com a SATA e a TAP, as companhias aéreas que deverão participar na iniciativa, e está a elaborar um regulamento de campanha. “Pretendemos que o processo esteja finalizado até ao fim do mês de Agosto, para que em Setembro toda a parte de marketing e campanha promocional seja elaborada e que na última semana do mesmo mês a campanha seja lançada a nível nacional”, afirmou.
O presidente falou ainda dos desafios desta campanha. “Acredito que os dois principais objectivos serão atingidos. O primeiro tem a ver com a notoriedade dos Açores no mercado nacional e o segundo tem a ver com a desmistificação da questão do custo dos Açores em termos de acessibilidades. O terceiro objectivo é aumentar o fluxo de turistas para a região, com o apoio de dois canais fundamentais: a Internet e, por outro lado, as agências de viagens”, concluiu.