Imagem de Lisboa atrai turistas
A imagem de Lisboa e o preço são os factores mais relevantes para escolha do destino, revela o inquérito ao Grau de Satisfação dos turistas estrangeiros realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa (OTL).
Susana Leitão
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
A imagem de Lisboa e o preço são os factores mais relevantes para escolha do destino, revela o inquérito ao Grau de Satisfação dos turistas estrangeiros realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa (OTL). O estudo indica que a escolha da capital é influenciada pela imagem pré-estabelecida que os turistas tinham no momento da escolha, em 57,2% das respostas, e pelo preço, em 52,5%. Ambas as motivações ultrapassam o conselho de familiares e de amigos (37,9%). Após a visita a Lisboa, mais de 99% dos inquiridos recomenda a deslocação até à cidade e à região.
A novidade nos resultados do inquérito é que a maioria dos turistas visita Lisboa pela primeira vez (76,3% na cidade), ao contrário do que tinha vindo a acontecer fora do período do Verão, em que os turistas não são normalmente “estreantes”. A reserva de viagem e do alojamento para a capital portuguesa através de agências de viagens e operadores turísticos (46,8% na viagem e 48,3% no alojamento) têm vindo progressivamente a perder terreno para as reservas a partir da Internet (40,9% na viagem e 42,8% no alojamento).
Visitar os monumentos, atracções e museus (95,8%) são as actividades mais praticadas pelos turistas seguidas do contacto com a gastronomia e vinhos (83,3%) e das saídas para jantar (81,6%). Os monumentos mais visitados são a Torre de Belém (68,8%), o Padrão das Descobertas (64,6%), o Mosteiro dos Jerónimos (60,4%) e o Castelo de São Jorge (57%). O inquérito ao Grau de Satisfação do OTL revela que os principais locais de interesse visitados pelos turistas da cidade são a Baixa (86,6%), o Chiado (83,5%), o Bairro Alto (78%) e Belém (73,3%). Também o Parque das Nações (61,9 %) tem conquistado progressivamente muitos dos visitantes.
O inquérito foi realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa em Outubro de 2009, a um total de 760 visitantes da região de Lisboa e a 528 turistas da cidade.