Assine já
Agenda

Publituris Hoje: “Orçamento possível”

A revisão do PENT, a criação do Plano Nacional para a Gastronomia, o alargamento para 120 prestações no pagamento das dívidas fiscais, e a reforma do IRC foram bem recebidos pelo sector. Mas a manutenção do IVA na Hotelaria foi uma batalha perdida

Publituris
Agenda

Publituris Hoje: “Orçamento possível”

A revisão do PENT, a criação do Plano Nacional para a Gastronomia, o alargamento para 120 prestações no pagamento das dívidas fiscais, e a reforma do IRC foram bem recebidos pelo sector. Mas a manutenção do IVA na Hotelaria foi uma batalha perdida

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
W2M prevê faturar entre 1,8 e 2 MM€ em 2023. Portugal contribui com 10%
Distribuição
Turismo de Cruzeiros gera 487 milhões de euros anuais para a economia portuguesa
Transportes
Agenda do Turismo para o Interior é apresentada terça-feira na Covilhã
Agenda
Apesar da melhoria, resultados líquidos da TAP continuam negativos em 57,4 M€
Transportes

Publituris faz capa com o próximo Orçamento de Estado para o Turismo. SET, ANERT, APHORT, ARESP e CTP comentam as medidas. Algumas são aplaudidas, outras nem por isso.

Em MI, o destaque é o próximo Salão de Viagens de Negócios, que decorre na próxima semana, no Sheraton Lisboa, com os novos Business Travel Awards, novos expositores e mais inscrições.

Por sua vez, a secção de TO’s traz as novidades da Soltour. Entre meados de Junho e Setembro, a Invicta vai estar mais próxima dos destinos principais da República Dominicana e México, já que este operador contratou duas ligações aéreas na White para Punta Cana e Cancun, utilizando um A310 com capacidade para 237 passageiros.

Em H&R, o tema é a entrada do Grupo Onyria na Turquia. José Carlos Pinto Coelho e João Pinto Coelho falam do investimento e do arranque da operação neste país. Aumentar o leque de operadores turísticos com que trabalham e investir no online são duas das prioridades do grupo português.

Já em Transportes leia sobre a nova estratégia de marketing da James Rawes, traçada ao Publituris por Lubélia Teixeira, a nova sales & marketing manager da operadora de cruzeiros mais antigo de Portugal.

Esta edição traz ainda um dossier especial dedicado ao “Rent a Car e Transporte Terrestre”.  Redução de frota em 25%, menos investimento e a queda do Turismo em geral são os principais factores apontados para a crise que o sector do rent a car está a atravessar.

Boas leituras e bom fim-de-semana.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Prémios

Começa a votação para os Publituris “Portugal Travel Awards 2023”

A votação para encontrar os 22 vencedores nos Publituris “Portugal Travel Awards 2023” começou esta segunda-feira, 29 de maio, e decorre até dia 26 de junho. Os vencedores serão conhecidos a 6 de julho.

174 nomeados em 22 categorias, havendo ainda lugar para a atribuição do “Prémio Belmiro Santos 2023”, este último não sujeito a votação, sendo entregue diretamente pela redação do jornal Publituris.

A votação para encontrar os 22 vencedores dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023” começou esta segunda-feira, dia 29 de maio, e decorre até dia 26 de junho de 2023, sendo os vencedores conhecidos a 6 de julho, a partir das 19h00 no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

A votação decorre no site dos prémios e só estará habilitado a votar os membros do júri escolhido para o efeito, quem é assinante do jornal em papel ou subscritor da newsletter diário em www.publituris.pt.

Os registos no site estarão suspensos até dia 26 de junho de 2023, de modo a não influenciar a votação nos nomeados.

As categorias a prémio são:

  • Companhia de Aviação
  • Companhia de Aviação Lowcost
  • Rent-a-car
  • Operador Turístico
  • Rede de Agências de Viagens
  • Companhia de Cruzeiros
  • Cadeia Hoteleira
  • Hotel de Cinco Estrelas
  • Hotel de Quatro Estrelas
  • Hotel Resort
  • Boutique Hotel
  • Hotel de Cidade
  • Hotel MICE
  • Hotel de Praia
  • Turismo Rural
  • Enoturismo
  • Campo de Golfe
  • Parque Temático e Diversões
  • Empresa de Animação Turística
  • Marina
  • Destino Internacional
  • Região de Turismo Nacional

Visite e vote no site dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”.

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS, Nescafé, Visabeira e MiA Travel como patrocinadores, o apoio da Região do Turismo do Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8, Movielight, Multislide e Workgroup como parceiros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Penelope Cruz protagoniza nova campanha da Emirates

A nova campanha da Emirates protagonizada por Penelope Cruz vai começar a ser exibida em junho, em inglês e em espanhol.

A atriz espanhol e vencedora de um Óscar, Penelope Cruz, é a estrela da próxima campanha publicitária da Emirates, cuja exibição mundial começa no próximo mês de junho, avança a companhia aérea em comunicado.

Em junho, começam a ser exibidos os novos anúncios de televisão com Penelope Cruz, tanto em inglês como em espanhol, e que destacam o slogan “viajar não é apenas sobre o destino final; é também sobre como lá chegar”.

Os anúncios, que foram gravados a bordo de um A380, mostram Penelope Cruz a experimentar os assentos das cabines de primeira classe e business, existindo também vídeos dedicados à cabine Premium Economy, a nova classe de bordo da Emirates.

“Estou emocionada por fazer esta parceria com a Emirates, depois de anos a viajar com a companhia aérea em algumas das viagens mais especiais da minha vida”, congratula-se Penelope Cruz.

A elegância, estilo e reconhecimento global de Penelope Cruz foram, segundo Richard Billington, vice-presidente sénior de publicidade e marca da Emirates, alguns dos motivos que levaram à escolha da atriz espanhola para protagonizar a nova campanha da Emirates.

Além da exibição televisiva, a nova campanha da Emirates vai estar também em vigor nos canais digitais da companhia aérea, estando ainda previsto que a parceira com a atriz espanhola venha a dar origem a mais atividades em conjunto no futuro.

A campanha de Penelope Cruz segue-se a outras protagonizadas por reconhecidos nomes internacionais, a exemplo de Jennifer Aniston, ou que tiveram grande projeção mundial, como a campanha com o Gerry the Goose ou com a Burj Girl, no topo do Burj Khalifa, o edifício mais elevado do mundo.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

LATAM Airlines volta a ter o melhor catering e assentos da América do Sul

A LATAM Airlines voltou a ser distinguida, pelo segundo ano consecutivo, nos APEX Passenger Choice Awards 2023 como a companhia aérea com o melhor catering e os melhores assentos da América do Sul.

A LATAM Airlines voltou a ser distinguida nos APEX Passenger Choice Awards 2023 como a companhia aérea com o melhor catering e os melhores assentos da América do Sul, prémios que foram entregues à transportadora aérea pelo segundo ano consecutivo.

Estamos muito felizes em receber estes prémios, resultado do esforço e dedicação das nossas equipas, diariamente preocupadas em melhorar a experiência de viagem dos nossos clientes”, afirma Estela Espinoza, gerente sénior de Experiência em Viagem do grupo LATAM.

Os APEX Passenger Choice Awards 2023 são entregues anualmente com base na avaliação dos passageiros a cerca de um milhão de voos operados por mais de 600 companhias aéreas em todo o mundo.

Os passageiros avaliam as companhias aéreas de forma anónima numa escala até cinco estrelas e nas categorias Conforto do Assento, Serviço de Cabine, Catering, Entretenimento à Bordo e Wi-Fi.

No comunicado em que anuncia os prémios recebidos, a LATAM Airlines fala também sobre o investimento que tem vindo a fazer na melhoria da experiência do cliente, tendo investido já mais de 500 milhões de dólares na renovação das cabines, que passaram a contar com assentos novos.

“Estes foram selecionados através de um rigoroso processo para alcançar o maior conforto, com destaque para características especiais, como a reclinação e encosto de cabeça dos assentos com movimentos de seis eixos”, explica a LATAM Airlines.

Na cabine Premium Business, a LATAM Airlines passou a contar com “assentos ainda maiores e que oferecem a possibilidade de reclinar 180 graus”, conferindo ainda ao passageiro maior autonomia para ter acesso ao corredor, assim como mais espaço para guardar itens pessoais e mais privacidade, o que contribui para “uma melhor experiência durante o voo”.

A LATAM Airlines tem vindo ainda a apostar no catering e realizou uma renovação progressiva dos menus nas cabines Economy e Premium Business, passando a incorporar “ingredientes que ressaltam a versatilidade da cozinha latino-americana, com mais variedade de opções e amplo protagonismo dos produtos locais”.

“Da mesma forma, foram incorporadas algumas receitas icónicas de chefs revelação de toda a região, para apresentar seu trabalho e impacto nos seus países de origem”, acrescenta a LATAM Airlines.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Turismo em França cresce mais de 12% no 1.º trimestre de 2023

Os hotéis franceses e outras unidades de alojamento, exceto parques de campismo, registaram um aumento de 12,6% nas dormidas registadas nos primeiros três meses de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. A presença de turistas britânicos foi mais marcante nos pontos de hospedagem franceses nesse período.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INSEE), a ocupação hoteleira foi relativamente superior à de 2022, registando-se mais quase sete milhões de dormidas. Os turistas domésticos passaram cerca de 2,1 milhões de noites, representando um aumento de 7,7%, enquanto os turistas internacionais passaram cerca de 4,8 milhões de noites em alojamentos franceses – 55,8% a mais do que no primeiro trimestre de 2022.

Os hotéis de nível mais elevado beneficiaram destas taxas, uma vez que o número de dormidas aumentou 31,4%, enquanto os hotéis não classificados registaram decréscimos – a ocupação caiu 2,7%, com o aumento a ser particularmente acentuado nos turistas residentes.

A ocupação hoteleira foi 37,4% maior na Île-de-France em comparação com o primeiro trimestre de 2022, representando quatro milhões de dormidas adicionais. Nas áreas urbanas provinciais, o número de dormidas aumentou 15,1%, representando mais 1,9 milhões de dormidas.

Como as taxas de ocupação variam entre zonas, os hotéis costeiros e os hotéis de esqui de montanha registaram aumentos menores – 6,1 e 3,4%o, respetivamente. O aumento das dormidas de não residentes foi parcialmente compensado pela diminuição da ocupação de residentes.

“O turismo de negócios aumentou acentuadamente no primeiro trimestre de 2023 (+17,3%, representando 3,1 milhões de dormidas adicionais) em comparação com o mesmo período do ano anterior, que foi fortemente impactado pela pandemia e, na altura, variante Ómicron. Apesar deste aumento, o segmento de negócios continuou a diminuir lentamente, passando de 48,8% no primeiro trimestre de 2022 para 48% no primeiro trimestre de 2023”, explica o INSEE.

A mesma fonte revela que o número de dormidas de britânicos aumentou 102,5%. As dormidas aumentaram 41,7% para os turistas alemães e 9,7% para os turistas holandeses, enquanto os americanos passaram 62,3% mais noites em hotéis franceses durante os primeiros três meses do ano.

A ocupação hoteleira dos clientes não residentes aumentou 55,8%, enquanto a adesão dos turistas nacionais foi mais lenta, tendo aumentado 7,7% no mesmo período.

O número de pessoas que ficaram em férias e outros alojamentos de curta duração aumentou 1,6% na área metropolitana de França, enquanto as residências turísticas registaram uma diminuição de 0,8%.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Beja recebe encontro temático da ATLA sobre turismo

A Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva (ATLA) vai promover, a 2 de junho, o Encontro Temático no Setor do Turismo, iniciativa que decorre no âmbito da Estratégia PROVERE + Alqueva e que vai ter lugar no Hotel Vila Galé Clube de Campo, em Beja.

A Associação Transfronteiriça de Municípios Lago Alqueva (ATLA) vai promover, a 2 de junho, o Encontro Temático no Setor do Turismo, iniciativa que decorre no âmbito da Estratégia PROVERE + Alqueva e que vai ter lugar no Hotel Vila Galé Clube de Campo, em Beja.

Segundo a Rádio Campanário, este encontro vai contar com a participação de entidades de renome a nível nacional e regional no domínio do turismo, com o objetivo de debater a relação entre o Alqueva e o setor.

O encontro destina-se a profissionais, empreendedores, órgãos autárquicos, entidades empresariais e organizações dos diferentes setores, visando debater a atração de novos visitantes, os investimentos e desenvolvimento de novas atividades económicas da Região do Alqueva, assim como a inovação e sustentabilidade no turismo e  critérios de competitividade e rentabilidade.

A sessão de abertura do encontro conta com uma intervenção de Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja, bem como do presidente da ATLA, José Manuel Grilo, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Vítor Silva.

Pelas 10h00, está em debate o tema “Turismo Sustentável como motor do Desenvolvimento da Região do Alqueva”, que vai ter a participação do Dark Sky View Hotel (ainda a confirmar) e do Monte Alerta, com Vitória Duarte, bem como do Turismo de Portugal, por Susana Grácio, e ainda dos Municípios de Portel, Mourão, Alandroal e Moura.

Já o tema “Compromisso em Rede Alqueva para o Mundo: Ativos Estratégicos e Competitivos da Região” vai ter início pelas 11h30, com a participação da Ribafreixo, com Mariana Casado; do Vila Galé Clube de Campo, com Manuel Patrício; Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, com António Lacerda; da Dark Sky Alqueva, com Apolónia Rodrigues; do Observatório do Lago Alqueva, com Leonel Godinho; e ainda do IP Beja, com Ana Paula Figueira.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Algarve apresenta resultados do projeto SuSTowns

O projeto SuSTowns – Enhancing Sustainable Tourism in Small Fascinating Med Towns, visa estudar e produzir instrumentos para a implementação da sustentabilidade em destinos turísticos locais de pequena e média dimensão, e teve a cidade de Lagos como caso de estudo.

O presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), João Fernandes, e a Coordenadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs) da Universidade do Algarve, Patrícia Pinto, apresentam a 5 de junho, pelas 14h30, os resultados do projeto SuSTowns – Enhancing Sustainable Tourism in Small Fascinating Med Towns.

Este projeto que, segundo a RTA, visou “estudar e produzir instrumentos para a implementação da sustentabilidade em destinos turísticos locais de pequena e média dimensão”, teve a cidade de Lagos como caso de estudo, cujos resultados vão ser agora apresentados.

A apresentação vai ter lugar no auditório da Região de Turismo do Algarve, em Faro e vai contar com a participação dos investigadores e docentes Adão Flores e Jorge Andraz (Faculdade de Economia), Elsa Pereira (Escola Superior de Educação e Comunicação), Joaquim Pinto Contreiras e Paula Serdeira Azevedo (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo), Manuela Rosa (Instituto Superior de Engenharia) e Pooyan Sedarati.

“Entre os principais resultados a apresentar estão o plano de ação local para a sustentabilidade do destino; as propostas de novos pacotes e produtos turísticos; a estrutura de governança e de políticas locais para a sustentabilidade no turismo; e a proposta de estruturação urbana dentro do conceito “cidade dos 15 minutos””, indica a RTA.

Financiada pelo Programa Interreg MED da União Europeia, a iniciativa SuSTowns tem como objetivo incentivar um modelo de turismo sustentável e de qualidade e serviços mais inovadores e responsáveis, dirigidos a visitantes e turistas nacionais e internacionais.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

77% dos portugueses vão viajar nas férias de verão

Um estudo da Jetcost apurou que a maioria dos portugueses (77%) conta viajar nestas férias, sendo apenas 12% os que não pretendem viajar neste verão.

Este verão promete trazer a recuperação do setor das viagens e turismo, aponta um estudo da Jetcost, que apurou que a maioria dos portugueses conta viajar nestas férias, sendo apenas 12% os que não pretendem viajar neste verão.

O estudo da Jetcost, realizado com o objetivo de conhecer as perspectivas de férias dos portugueses durante o verão de 2023, indica que oito em cada 10 portugueses têm planos para viajar, o que corresponde a 77% dos cidadãos nacionais.

“77% dos portugueses planeiam viajar durante as suas férias deste verão, além disso as pesquisas de voos também aumentaram 23%, enquanto as dos hotéis 35% face ao verão de 2022”, indica a Jetcost.

Além dos 77% que contam viajar, há ainda 11% de portugueses que estão à espera do último minuto para decidir, enquanto 12% dizem que não vão viajar para lado nenhum.

O mês de julho parece ser o que recolhe a maioria das preferências para gozar férias, com 40% dos portugueses a preferirem este mês para viajar de férias,  enquanto 36% esperam fazê-lo em agosto. Além destes meses, 12% dos inquiridos escolhem o mês de junho, a mesma percentagem dos que elegem ainda setembro.

Já a duração da viagem deverá rondar os cinco dias, segundo 31% dos inquiridos, enquanto 27% indicam que vão gozar uma semana de férias e 23% diz que vai passar entre oito e 15 dias fora. Depois, há ainda 19% dos inquiridos que vão passar férias entre 15 dias e um mês.

Os gastos com as férias de verão deverão rondar, por sua vez, os 1.059 euros por pessoa, em média.

O automóvel particular parece ser o principal meio de transporte escolhido, uma vez que entra nas escolhas de 59% dos inquiridos, seguindo-se o avião, com 28% das preferências, o autocarro, que é eleito por 8% dos portugueses, assim como o comboio e o barco, ambos com 3% das escolhas.

Quanto ao alojamento, o hotel é o tipo escolhido por 50% dos portugueses, seguindo-se o aluguer de apartamentos, que é a preferência de 27% dos inquiridos, assim como os aparthotéis (11%) e casas de campo (9%). Apenas 3% pensa fazer campismo.

49% dos entrevistados neste estudo da Jetcost dizem que vão viajar em família, enquanto em 24% dos casos a viagem será em casal, 20% com amigos e 7% dizem mesmo que vão viajar sozinhos.

Quanto a destinos, 58% dos inquiridos revelaram que preferem destinos nacionais, o que representa cerca de sete em cada 10 portugueses, enquanto 33% preferem viajar para destinos internacionais, existindo ainda 8% de inquiridos que combinam destinos nacionais e estrangeiros.

Já quanto ao tipo de férias, 58% preferem destinos de sol e praia, enquanto 26% escolhem as grandes cidades, existindo ainda 16% que optam por destinos no interior ou na serra.

No caso das viagens internacionais, a maioria das preferências é por destinos na Europa e a cidade de Málaga, em Espanha, surge como a mais procurada, seguindo-se Veneza, Budapeste, Paris e Londres. Na longa distância, os destinos mais procurados são São Paulo, Praia, Rio de Janeiro, Nova York, Marraquexe e Bali.

“Parece que muitos portugueses têm vontade de fazer uma pausa neste verão e desfrutar de alguns dias de viagem durante as suas férias. Destinos domésticos, ficar em hotéis e partilhar a viagem com membros da família parecem ser as opções preferidas. Desde a Jetcost queremos que todos passem alguns dias muito felizes e desfrutem destas merecidas férias”, considera Ignazio Ciarmoli, diretor de Marketing da Jetcost,

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

TAP já voa entre o Porto e Luanda

A TAP inaugurou este domingo, 28 de maio, uma nova rota entre o Porto e Luanda, capital de Angola, que conta com dois voos por semana, em avião A330neo, com capacidade para 298 passageiros.

A TAP abriu este domingo, 28 de maio, a nova rota que passou a ligar o Porto a Luanda, capital de Angola, numa operação com dois voos por semana, realizados às quartas-feiras e domingos.

Num comunicado enviado à imprensa, a TAP explica que “a nova ligação intercontinental da TAP à partida do Porto junta-se aos voos transatlânticos já operados pela companhia aérea nacional desde a “Invicta”, para Newark, São Paulo e Rio de Janeiro, mercados que geram fortes fluxos turísticos para o Porto”.

Os voos “entre o Porto e Luanda são operados pelo modelo de vanguarda A330neo, com capacidade para um total de 298 passageiros, sendo 264 em classe económica e 34 em executiva”, indica a companhia aérea de bandeira nacional.

“O A330neo oferece aos passageiros uma viagem de elevado conforto, menor ruído e a tecnologia mais avançada, incluindo um sistema de entretenimento e conectividade a bordo de última geração”, acrescenta a informação divulgada pela TAP.

O voos para Luanda partem do Porto às quartas-feiras e domingos, pelas 13h30, e chegam à capital angolana pelas 21h35. Em sentido inverso, a partida está marcada para as 23h20, chegando ao Porto às 07h45 do dia seguinte.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

eDreams ODIGEO regista 16,2 milhões de reservas e aumenta rentabilidade no último ano fiscal

A eDreams ODIGEO atingiu vários recordes no último ano fiscal, incluindo os níveis mais elevados de sempre de reservas, incluindo no canal mobile, receitas e subscritores. O crescimento das vendas, aliado à melhoria das margens, resultou numa “aceleração da rentabilidade”.

Publituris

A eDreams ODIGEO registou, no ano fiscal que terminou a 31 de março de 2023, um total de 16,2 milhões de reservas, valor que ficou 29% acima do anterior recorde, que tinha sido alcançado em 2022, e que foi ainda 42% mais alto que no período pré-pandemia.

“A empresa atingiu vários recordes no período indicado, incluindo os níveis mais elevados de sempre de reservas, reservas pelo canal mobile, receitas e subscritores. O crescimento contínuo e rápido das vendas, associado a uma melhoria acentuada das margens, resultou numa aceleração da rentabilidade”, resume a eDreams ODIGEO.

A agência de viagens online congratula-se com os resultados alcançados, uma vez que os mercados de viagens na Europa e no mundo ainda continuam abaixo dos níveis anteriores à pandemia, enquanto a eDreams ODIGEO está a superar os níveis pré-pandemia há sete meses consecutivos.

Na atividade comercial, a eDreams ODIGEO também alcançou resultados positivos, com “um crescimento rápido e contínuo da margem de receitas e uma melhoria acentuada das margens, resultando numa rentabilidade em alta”, tendo alcançado receitas de 569,6 milhões de euros,  num aumento de 49%, suportado no crescimento das reservas. Já a margem de receita somou 621 milhões de euros, registando um acréscimo de 47% num só ano.

“A empresa registou um forte crescimento da rentabilidade”, indica a eDreams ODIGEO, revelando que as “margens melhoraram acentuadamente” e aumentaram oito pontos percentuais desde o início do ano, enquanto o lucro marginal e o lucro marginal cash se situaram nos 113.2 milhões de euros e 164.7 milhões de euros, respetivamente, num aumento correspondente de 71% e 53% em relação ao valor do exercício de 2022.

Para os resultados agora apresentados, destaca a empresa, muito contribuiu o Prime, o primeiro e maior programa de subscrições de viagens do mundo, que apresentou um desempenho notável com a adição de 1.7 milhões de novos subscritores, ultrapassando os 4.3 milhões no final do quarto trimestre, o que representa mais 64% do que há apenas um ano.

Os resultados positivo permitiram ainda reduzir os prejuízos registados, que somaram 34,7 milhões de euros, numa descida de 33,6% face a período homólogo, valor que compara com os 52,3 milhões de euros de prejuízo que a empresa tinha apresentado no último ano fiscal.

Os bons resultados levam também a eDreams ODIGEO a reafirmar os seus objetivos para 2025, ano em que a empresa espera ter já mais de 7.25 milhões de membros Prime, cerca de 80 euros de Receita Média Por Utilizador (ARPU, na sua sigla em inglês) e um EBITDA Cash superior a 180 milhões de euros.

“Estamos muito satisfeitos por podermos reportar resultados extraordinários em mais um ano de sucesso na nossa execução estratégica. Mesmo com os desafios colocados pelas condições do mercado, continuámos a registar um desempenho superior ao do setor das viagens e melhorámos significativamente a rentabilidade do nosso negócio, que foi principalmente impulsionada pela nossa plataforma de subscrições exclusiva”, congratula-se Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Header Stock photos by Vecteezy
Destinos

Orçamento dos portugueses para férias de verão cresce 5% em 2023

Segundo o 22.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance, realizado em parceria com a IPSOS, os portugueses contam com com um orçamento de 1624 euros para as férias de verão, o maior valor dos últimos cinco anos, mas que continua abaixo da média europeia.

Publituris

Este verão, os portugueses contam com um maior orçamento para férias de verão, apurou o 22.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance, realizado em parceria com a IPSOS, que concluiu que a verba de que os turistas lusos dispõem este ano cresceu 5% face ao ano passado.

De acordo com este estudo, os portugueses contam, este ano, com um orçamento de 1624 euros para as férias de verão, o maior valor dos últimos cinco anos, mas que continua abaixo da média europeia, que se situa nos 1918 euros.

Este estudo, que pretende oferecer uma perspectiva global dos planos de férias em diversos países da Europa, EUA, Canadá e Austrália, revela ainda que 78% dos portugueses estão a fazer planos para as férias de verão, ainda que a elevada inflação se apresente como um desafio para a concretização desses planos.

“Portugal é o país Europeu em que o receio da inflação é maior (84%)”, revela o 22.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance, sublinhando que, apesar dos planos, apenas 35% dos respondentes portugueses já reservaram as suas férias.

“Tendo em atenção o contexto económico de inflação, quase metade dos inquiridos vai adaptar o seu plano de viagem, reduzindo o budget nas despesas de alojamento (46% opta por um alojamento mais barato)”, refere ainda o estudo.

Entre os portugueses que têm planos de férias, a maioria (54%) prefere destinos no estrangeiro, o que corresponde a um aumento de dois pontos percentuais face aos resultados do ano passado, com a Espanha (23%), França (11%) e Itália (9%) a apresentarem-se como os destinos de férias preferidos para o verão.

Além dos que preferem o estrangeiro, o estudo apurou ainda que 47% dos portugueses contam fazer férias em território nacional, resultado que marca um regresso aos valores pré-pandemia.

Os portugueses continuam também a preferir o carro como principal meio de transporte nas férias (47%), ainda que Portugal tenha sido também o país europeu que registou um maior crescimento na utilização do avião, que registou um aumento de sete pontos percentuais na procura.

Novidade é também o facto de, cada vez mais, as cidades serem procuradas como destinos de férias (39%), sendo Portugal o país europeu onde esta tendência está mais acentuada, apesar da praia continuar a ser a escolha mais popular, reunindo 59% das preferências.

Quanto à duração das férias, o estudo que a duração média deverá ser de cerca de duas semanas, sendo idêntica na Europa, Austrália e Canadá, mas com o valor em Portugal a aumentar 0,3 nos últimos dois anos, sendo, atualmente, um dos “países europeus em que esta tendência foi mais acentuada, registando este ano um valor de 1,9 semanas”.

O 22.º Barómetro Anual de Férias de Verão da Europ Assistance procurou também saber como está a preocupação dos turistas lusos em relação à sustentabilidade das suas viagens e apurou que, em 2023, os portugueses são “dos mais empenhados, a nível europeu, em continuar a contribuir para a diminuição dos impactos ambientais, económicos e sociais das suas viagens, a par com Espanha e Itália”.

“94% dos portugueses quer adotar comportamentos que promovam a utilização dos recursos locais, enquanto 93% dos inquiridos quer tentar reduzir a quantidade de resíduos no país de destino e apoiar a economia local”, indica o estudo.

E porque a Europ Assistance se dedica aos seguros, o estudo perguntou ainda aos inquiridos quais as coberturas equacionadas na hora de contratar um seguro de viagem, apurando que a maioria dá primazia às despesas médicas (83%), a bagagem e objetos pessoais (80%).

“Entre os benefícios que gostariam de considerar numa apólice, os portugueses destacam alertas de segurança em tempo real (70%), aplicação móvel que disponibilize informação sobre serviços relacionados com viagem e apólice (69%), portal web com informações sobre serviços relacionados com viagem e apólice (67%), acesso ao lounge do aeroporto em caso de atraso do voo (65%) e serviços de telemedicina (58%)”, refere ainda o estudo.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.