BoBI segura participantes
Com um novo nome e numa nova casa, a Best of Britain and Ireland Travel Trade Forum (BoBI), realizou-se nos passados dias 26 e 27 de Março, no centro de exibições e conferências londrino ExCel. Promovida pelo VisitBritain, em conjunto com a Best of Britain Events (BOB Events), a edição de 2009 da feira… Continue reading BoBI segura participantes
admin
Turismo de Portugal inaugura Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo a 6 de maio
Gestão de frota e manutenção de motores PW150A da TAAG será feita pela Pratt & Whitney Canada
Banco Mundial dá mais 28M€ para turismo e economia azul em Cabo Verde
Newtour/MS Aviation contesta decisão no processo de privatização da Azores Airlines e diz que a razão apresentada “não tem fundamento”
Turismo Centro de Portugal recebe 3M€ de fundos comunitários para promover região
NAU São Rafael Suites reabre após renovação de 1M€
Plataforma Nacional de Turismo debate o futuro do turismo em Portugal
Governo dos Açores cancela concurso de privatização da Azores Airlines e vai lançar um novo
Transporte aéreo volta a crescer em março com forte impulso da procura internacional
Ryanair abre nova rota entre Lisboa e Tânger para o verão
Com um novo nome e numa nova casa, a Best of Britain and Ireland Travel Trade Forum (BoBI), realizou-se nos passados dias 26 e 27 de Março, no centro de exibições e conferências londrino ExCel. Promovida pelo VisitBritain, em conjunto com a Best of Britain Events (BOB Events), a edição de 2009 da feira que pretende dinamizar o mercado de turismo interno da Inglaterra, Irlanda, Escócia e do País de Gales teve um espaço de exibição, aparentemente, mais reduzido. A responsável do Turismo Britânico em Portugal, Ana Cláudia Matias, explicou que a mudança do local (nos anos anteriores a feira era realizada no NEC, em Birmingham), foi o principal motivo, isto porque os visitantes tiveram a sensação de um evento com menos expositores. No entanto, e apesar de ainda não existirem dados oficiais da feira, as previsões apontam para uma boa adesão. “Estiveram presentes mais de três mil travel trade buyers”, adiantou Ana Cláudia Matias. Quanto aos expositores, as previsões apontam para mais de 320 – o site oficial havia anunciado 344 antes da inauguração da feira.
A responsável do VisitBritain em Portugal salientou ainda o número de operadores internacionais e jornalistas que a entidade que representa levou ao evento: 238, oriundos de 31 mercados. De Portugal, foram três os operadores e agências (Abreu, Transalpino e terraEuropa) que aceitaram o convite do VisitBritain, na esperança de fazer bons negócios.
De malas aviadas
Ainda a feira deste ano não tinha aberto as portas no ExCel London, já a organização estava a anunciar a grande novidade para o próximo ano: a edição de 2010 da BoBI vai realizar-se em Olympia, na zona oeste de Londres.
“Assistimos a uma resposta fantástica à inauguração deste ano da Best of British and Ireland no ExCel London, que é um dos centros de exibições principais. No entanto, o feedback sugere que os nossos estimados expositores e visitantes beneficiariam de uma localização a Oeste de Londres e estamos confiantes que a mudança para Olympia, em 2010, vai ser bastante bem recebida”, afirmou o director geral da BOB Events, empresa organizadora da feira, Rob Mackenzie. Ana Cláudia Matias partilha da opinião: “Os visitantes profissionais dos mercados externos, conseguirão sem dúvida, optimizar melhor o tempo devido à localização mais central”, disse a responsável.
Sobre o assunto, o director do distribution services do VisitBritain, Kenny Boyle, salientou ainda a excelência do consumidor na zona Oeste, “entre os quais o conceito da Best of British and Ireland é especialmente bem recebido”, um aspecto que releva pelo facto de a feira ter dois dias de abertura ao público. No entanto, Kenny Boyle foi mais além nas explicações: “O ExCel, como principal centro internacional de exibições e sítio onde decorrerão actividades dos Jogos Olímpicos de 2012, foi um bom local para a realização da primeira Best of Britain and Ireland, mas estamos conscientes da necessidade de diferenciar este evento da World Travel Market, que também aqui tem lugar”, justificou.
Jo em destaque
Os Jogos Olímpicos de 2012 têm sido motivo de euforia no Reino Unido. Após o anúncio de que Londres será a próxima anfitriã do evento desportivo mais importante à escala mundial, o sector turístico ganhou um novo trunfo para promover o destino.
Isso foi visível na BoBI, com os expositores e a organização a mencionar o evento de 2012, com direito a destaque numa conferência: 2010 – Getting Involved.
Durante a apresentação, a gerente de patrocínio da British Airways, Luisa Fernandez, salientou que a organização de eventos do género tem a particularidade de “potenciar o orgulho dos habitantes na sua nacionalidade, algo que o Reino Unido precisa actualmente para melhorar a performance do turismo interno”, observando que “apenas 55% dos britânicos se sentem felizes em sê-lo”. Apesar das preparações antecipadas, o director geral da Sportsworld, Len Olender, refreou as expectativas de que as mudanças nas infraestruturas sejam visíveis de forma imediata: “Os hotéis vão e vêm e as redes de transportes mudam” exemplificou Len, justificando o facto de Londres só estar totalmente preparada “numa data muito próxima do início do evento”, concluiu. n
* A jornalista viajou a convite da VisitBritain
Movimento turístico
Previsões para 2009
No campo do turismo, a forte desvalorização da libra parece jogar a favor do Reino Unido. Segundo a responsável do VisitBritain em Portugal, “a situação económica da Grã-Bretanha transformou-se numa oportunidade de atrair visitantes ao destino”, uma vez que viajar para o país “está 25% mais económico do que há uns meses”. E, por isso, as expectativas quanto ao número de visitantes que irá receber em 2009 são boas.
Aproveitando este facto, o VisitBritain vai lançar uma campanha global, no início de Abril, no valor de 6,5 milhões de libras, com o objectivo de divulgar o destino.
Dados de 2007 colocam Portugal na 22ª posição entre os principais emissores de turistas, o que representa 280 mil visitantes (mais 15% do que o ano anterior). De acordo com Ana Cláudia Matias, os portugueses têm sido “um mercado muito fiel” para o Reino Unido. No topo, mantém-se os Estados Unidos, França, Alemanha, Irlanda e Espanha, ainda que haja um ligeiro decréscimo no número de visitantes oriundos destes países.