ValetXpress: uma forma diferente de estacionar
A ANA lançou recentemente um novo e revolucionário serviço: o ValetXpress. Trata-se de um sistema de estacionamento personalizado para quem vai de viagem.O passageiro deixa o carro, o aeroporto trata […]

admin
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
A ANA lançou recentemente um novo e revolucionário serviço: o ValetXpress. Trata-se de um sistema de estacionamento personalizado para quem vai de viagem.O passageiro deixa o carro, o aeroporto trata do resto
O lançamento do serviço “ValetXpress” enquadra-se na estratégia de desenvolvimento da actividade de estacionamento automóvel nos aeroportos que estão sob gestão da ANA.
Esta área de negócio foi alvo de uma reformulação desde 2003, incluindo a contratação de um parceiro externo, líder nacional na gestão de parques de estacionamento automóvel, a Emparque.
Pretendendo antecipar as necessidades dos clientes, têm sido identificados e implementados potenciais serviços como, por exemplo, a introdução do sistema de Via Verde nos parques; parcerias com companhias aéreas; criação de um novo segmento de mercado relacionado com eventos específicos ligados aos aeroportos; bem como a implementação de um sistema de reservas online.
Este novo modelo de negócio visa alcançar as seguintes metas: superar os objectivos económicos estimados pela gestão directa da ANA e elevar significativamente o nível da qualidade de serviço prestado aos clientes dos aeroportos, contribuindo consequentemente para a valorização da imagem da própria ANA. Este serviço – ValetXpress – é uma iniciativa conjunta da ANA e da Emparque.
Executive Vs. Long Term
O ValetXpress surge associado a um serviço de permanência longa, que constituía um problema em quase todos os aeroportos do mundo até aqui; ou seja, não existir estacionamento de longa duração, para apoiar as viagens que duram vários dias.
Assim, foram criados dois níveis de serviço que passam também pela selecção da modalidade de recolha do veículo. No primeiro, denominado Executive, a viatura é entregue na área exclusiva ValetXpress, na zona das partidas do Aeroporto de Lisboa. Depois é parqueada e entregue no parque coberto P2 (chegadas) sem demoras. A recolha é feita no parque P2 (chegadas do aeroporto de Lisboa). Neste caso, a viatura só pode permanecer no parque três ou quatro dias, no máximo.
No segundo, designado LongTerm, a viatura é entregue na mesma área exclusiva ValetXpress, nas partidas do Aeroporto de Lisboa, parqueada no parque descoberto (P5), com a duração mínima de uma semana. A recolha da viatura pode, neste caso, ser feita de duas maneiras: on demand – que pressupõe que a recolha da viatura é feita no parque P2 nas chegadas do Aeroporto de Lisboa; ou na opção economy – em que a recolha da viatura é feita pelo cliente no parque P5, com ligação assegurada pelo serviço de navettes do Aeroporto.
Portela à experiência
Os preços variam conforme o serviço pretendido e o parque de estacionamento seleccionado. É cobrada uma tarifa acrescida ao valor do estacionamento, que vai desde os 2.50€ até aos 5€.
Os principais benefícios que se antevêem com este novo serviço são em primeiro lugar o tempo e em segundo lugar o conforto.
A ideia é deixar o passageiro descansado quando viaja, visto que o ponto de recepção é junto das partidas; entrega o seu carro e entra logo no aeroporto para efectuar o check-in. Para que a confiança dos clientes no serviço seja assegurada, criou-se um formulário (tipo rent-a-car), que o cliente preenche e no final é-lhe entregue um voucher que deverá guardar até ao levantamento da viatura.
Este serviço já está a funcionar, encontrando-se, no entanto, em fase de experimental e apenas no aeroporto de Lisboa, tendo em vista a sua aplicação mais tarde nos restantes aeroportos da ANA.