ATT de olhos postos na formação
A ATT aproveitou a eleição dos órgãos sociais para apresentar o plano de acção. O grande desafio para o próximo mandato é transformar a associação numa estrutura nacional”Afirmar-se como uma instituição de âmbito nacional, não só no que respeita à constituição dos órgãos sociais, oriundos de diferentes partes do país, mas também através do plano… Continue reading ATT de olhos postos na formação
Carina Monteiro
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A ATT aproveitou a eleição dos órgãos sociais para apresentar o plano de acção. O grande desafio para o próximo mandato é transformar a associação numa estrutura nacional”Afirmar-se como uma instituição de âmbito nacional, não só no que respeita à constituição dos órgãos sociais, oriundos de diferentes partes do país, mas também através do plano de acção para o biénio 2007/2008, que contempla iniciativas a nível nacional”. É este o principal objectivo do próximo mandato dos órgãos dirigentes da Associação Nacional de Técnicos de Turismo (ATT) empossados, no passado dia 24, em Vila Nova de Gaia. No mesmo dia foi aprovado o plano de acção da associação para o biénio de 2007/2008.
Sobre a nova constituição dos seus órgãos sociais, a ATT fez saber, através de comunicado de imprensa, que “reflecte uma equipa dinâmica tendo por base elementos com formação turística em diferentes instituições de ensino superior, activos em vários sub-sectores do turismo, como também uma maior representatividade geográfica”. Com efeito, o presidente da Assembleia Geral da ATT, David Martins, tem como área de influência o Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa. Luís Coito, preside ao conselho fiscal e desempenha funções profissionais na Instituto de Turismo de Portugal e, por último, Paulo Carrança, presidente da direcção, é Técnico do Gabinete de Apoio ao Investidor da Região de Turismo do Alto Minho.
Plano Anual de Formação Profissional
A ATT pretende apresentar um plano de formação, tendo por base um estudo-diagnóstico a várias regiões do país. O objectivo é “oferecer acções de formação adequadas às necessidades manifestadas em cada região”. Sobre esta questão, Paulo Carrança disse ao Publituris: “temos vindo a trabalhar com duas empresas de formação num plano, que pretendemos nacional, mas também adaptado às lógicas regionais. Estamos nesta fase, a preparar o plano, prevendo-se que em Maio já possamos avançar com informações mais concretas”.
Questionado sobre o estado actual da formação turística em Portugal, o dirigente afirmou que “o nível de formação tem evoluído bastante e está mais adequado à realidade portuguesa e aos produtos que preconizamos. Julgo que a opção hoje em dia de quem opta por esta área já é mais pensada, não é uma área de formação nova, amadureceu, e as próprias instituições já foram criando metodologias de evolução dos seus planos de formação”.
Premiar os melhores trabalhos do Ensino Superior
A criação de dinâmicas e parcerias com as instituições de ensino superior do sector, são outras das propostas da ATT para este mandato.
Neste sentido, prevê-se a realização de iniciativas que estreitem os laços entre a Associação e o meio académico: o lançamento do “Prémio para o melhor trabalho de investigação na área do Turismo”. Esta distinção, visa premiar, anualmente, o melhor trabalho de investigação desenvolvido por estudantes em fase de conclusão do seu curso. A ATT espera contar com o patrocínio de algumas entidades públicas e privadas que se queiram associar a este evento. A realização de encontros técnicos e a concretização de um plano anual de conferências com a participação de associações empresariais e órgãos de promoção, constituem outra das apostas da ATT, a elaborar em conjunto como instituições do ensino superior.
Valorizar os quadros superiores de turismo
“Dinamizar um diálogo com a tutela, com os órgãos de promoção turística e com as associações empresariais de turismo, no sentido de potenciar o valor profissional dos quadros superiores formados em turismo”, é o objectivo que se segue no plano de acção da ATT.
Subjacente a este assunto está a necessidade de firmação da associação enquanto órgão que se “faz ouvir junto das entidades com tutela no sector e que se apresenta enquanto estrutura representativa dos interesses de todos os técnicos com formação superior em Turismo”.
Para isso, a ATT pretende elaborar um estudo sobre as competências dos quadros superiores em turismo e continuar o diálogo já estabelecido com a sub-comissão parlamentar de turismo de forma a reflectir e discutir sobre as grandes problemáticas do sector.
Por fim, trabalhar com associações e sindicados do sector na procura da valorização da carreira do técnico superior em turismo e dos demais quadros do sector público e privado do turismo. “Estamos a entrar numa fase decisiva, com as reformas no sector público e com uma maior aceitação dos profissionais qualificados pelas empresas Turismo, em que pensamos que a afirmação dos recursos humanos qualificados é determinante para a evolução do sector”, esclarece.
Divulgação de Informação
Com o objectivo de desenvolver e divulgar produtos e serviços que contribuam para a melhoria dos conhecimentos dos profissionais, a ATT pretende dinamizar o sítio de internet – www.atturismo.pt. Desta forma, colocará ao dispor dos profissionais, professores e alunos, informação técnica, bem como a possibilidade de discutir e reflectir sobre assuntos da actualidade turística.
Pretende, igualmente, desenvolver o boletim da Associação “numa dinâmica mais profissional, apresentando conteúdos actuais e de elevado interesse aos profissionais de turismo – legislação, livros técnicos, conferências temáticas e sites, entre outros – em formato de revista”.