Transportes entre os setores com maior quebra na constituição de novas empresas até fevereiro
Segundo o relatório Informa Business by DATA, da consultora Informa D&B, no setor dos Transportes, a descida na constituição de novas empresas chegou aos -26%, até fevereiro.

Inês de Matos
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiências dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
WTTC saúda o comissário europeu do Turismo em reunião com a CE
O setor dos Transportes voltou a ser um dos que apresentaram maior quebra na constituição de novas empresas nos dois primeiros meses do ano, avança o relatório Informa Business by DATA, da consultora Informa D&B, que apurou que, neste setor, a descida na constituição de novas empresas chegou aos -26%.
“As quedas mais acentuadas ocorreram nos setores dos Transportes (-26%; -257 constituições de empresas), Serviços gerais (-14%; -222 constituições de empresas) e Tecnologias da informação e comunicação (-14%; – 100 constituições de empresas)”, lê-se num comunicado enviado à imprensa esta sexta-feira, 7 de março.
Já no setor do Alojamento e Restauração, que também apresentou uma quebra, a descida na constituição de novas empresas foi de 5,7%, com a criação de 940 empresas neste setor, em janeiro e fevereiro.
A Informa D&B diz que, nos dois primeiros meses do ano, foram criadas em Portugal 9.804 novas empresas, o que corresponde a uma descida de 6,4% (-668 constituições de empresas) face aos dois primeiros meses de 2024.
Entre os setores analisados no relatório, apenas três registaram crescimento na constituição de empresas, concretamente Atividades imobiliárias (+16%; +155 constituições de empresas), Agricultura e outros recursos naturais (+27%; +84 constituições de empresas), nomeadamente em atividades como a pecuária ou a olivicultura, e Construção (+0,1%; +1 constituição de empresa).
Transportes também se destaca nos encerramentos e insolvências
O relatório Informa Business by DATA aborda também os encerramentos e insolvências declaradas nos últimos 12 meses, até final de fevereiro, apurando que, no caso dos Transportes, o setor voltou a ficar entre os que mais assistiu ao encerramento de empresas.
“Analisando o acumulado dos últimos 12 meses, este indicador atinge os 13.419 encerramentos de empresas, o que corresponde a menos 14% de encerramentos face aos 12 meses anteriores, uma descida que é transversal a quase todos os setores de atividade. Neste período, os Transportes é o único setor a registar mais encerramentos face aos 12 meses anteriores (+7,4%; +59 encerramentos de empresas)”, explica a Informa D&B.
Já as insolvências têm vindo a cair e, até final de fevereiro, 367 empresas tinham iniciado um processo de insolvência, o que corresponde a uma descida de 1,9% (-7 empresas a iniciar processos de insolvência) face ao período homólogo.
“Para esta descida, que contraria a tendência de subida verificada nos últimos 2 anos, contribuem sobretudo os setores das Indústrias (-34%, – 41 empresas) e da Construção (-27%, – 14 empresas). No entanto, as Indústrias mantêm-se como o setor com mais empresas a iniciar um processo de insolvência (80 novos processos de insolvência)”, indica a consultora.
O setor dos Transportes volta, novamente, a figurar entre os setores que mais assistiram à insolvência de empresas, contabilizando-se um aumento de 131% neste indicador, o que revela que houve mais 17 empresas a declarar insolvência.