Workshops Internacionais de Turismo Religioso reforçam posição de Portugal e Fátima “no mapa global” do setor
A 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que arrancaram esta quinta-feira, 6 de março, em Fátima, volta a merecer um balanço positivo, com Purificação Reis, presidente da ACISO, a sublinhar que a iniciativa se tornou num “grande evento internacional”, que “reforça a posição” de Portugal e de Fátima no “mapa global” do setor.

Inês de Matos
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiências dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
WTTC saúda o comissário europeu do Turismo em reunião com a CE
A 12.ª edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que arrancaram esta quinta-feira, 6 de março, em Fátima, volta a merecer um balanço positivo, com Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, a sublinhar que a iniciativa se tornou num “grande evento internacional”, que “reforça a posição” de Portugal e de Fátima no “mapa global” do setor.
“Podemos dizer com orgulho que o workshop se tornou num grande evento internacional, de cariz profissional, dedicado ao turismo religioso, um evento que, promovendo Fátima e Portugal como destinos de referência, reforça a nossa posição no mapa global deste setor”, afirmou a responsável, durante a sessão de abertura da iniciativa.
Na edição deste ano, que incluiu com uma conferência dedicada ao tema “Turismo Religioso como caminho de paz e de fraternidade humana”, os Workshops Internacionais de Turismo Religioso contam com participantes oriundos de 48 países, incluindo 122 buyers e 130 suppliers que estiveram presentes na bolsa de contactos que decorreu na tarde desta quinta-feira e que deu origem a cerca de 4.500 reuniões.
Além do evento de Fátima, a iniciativa conta também com uma sessão dedicada ao Turismo de Herança Judaica, que vai acontecer na Guarda a 10 de março, e na qual está ainda prevista a participação de 42 buyers e 47 suppliers, permitindo mais de 500 reuniões.
“Ao longo destas 12 edições, o Workshop Internacional de Turismo Religioso tem sido muito mais do que um evento, tem sido um acelerador de oportunidades, um espaço onde se criam parcerias, se partilham boas práticas e se discutem os desafios e tendências do turismo religioso”, acrescentou Purificação Reis.
Antes de terminar, a presidente da ACISO, que é responsável pela organização do evento juntamente com a autarquia de Ourém e com o Santuário de Fátima, disse ainda acreditar que “o turismo religioso continuará a crescer, movimentando mais visitantes”.
“Estamos cada vez mais convictos do grande potencial do turismo religioso, não apenas como motor económico, mas também como ponte entre culturas, religiões e povos, permitindo uma oferta de experiências autênticas e transformadoras”, explicou.