Escola de Hotelaria e Turismo do Porto promove formação executiva Geoturismo by Geoparques
Capacitar os formandos de conhecimentos técnicos que lhes permitam acolher, informar e guiar os visitantes e turistas nos territórios dos geoparques, é a nova formação executiva que vai ser ministrada pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, de 17 de março a 12 de abril.

Publituris
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Costa Deliziosa termina cruzeiro de Volta ao Mundo 2025 e regressa ao Mediterrâneo
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Os geoparques da UNESCO representam territórios de notável importância geológica, cujas paisagens e formações naturais são reconhecidas como património da humanidade. Estes locais combinam a preservação ambiental com o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, promovendo a educação, o turismo responsável e a investigação científica, lembra o Turismo de Portugal na sua página oficial.
Assim, dar a conhecer os aspetos mais relevantes dos geoparques, de forma a fazer da visita uma experiência; bem como interpretar o património natural, cultural e paisagístico destes territórios, descrevendo e explicando as suas inter-relações, de forma a desenvolver o interesse a compreensão e o desfrute dos visitantes e turistas, contribuindo para a sensibilização da preservação do património, é o objetivo desta formação destina a profissionais do setor turístico, empresas turísticas e outras entidades dinamizadoras dos territórios.
Os conteúdos passam por: Rede de Geoparques UNESCO Portugal; Geodiversidade e Turismo; Património Natural e Cultural em Territórios Geoparque; Turismo Sustentável e Responsável;
Geoturismo; Segurança e Gestão de Risco em Turismo; Estruturação do Produto Turístico; As Novas Tendências Turísticas; Técnicas de Marketing e Comunicação; Visitas de Campo, que serão da responsabilidade de cada um dos seis Geoparques, sendo que cada formando deverá optar por apenas uma das opções (Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros, Estrela e Oeste).
A obtenção do certificado fica sujeita à presença mínima em 90% da ação, sendo que a avaliação assume um caráter formativo e sumativo, assente em estudos de casos e metodologias ativas e apresentação de uma reflexão crítica, indica o Turismo de Portugal.
A duração da formação será de 43 horas, das 19h00 às 22h00 e de forma presencial. Inscrição e mais informação sobre o curso: Academia Digital do Turismo de Portugal.